Menu fechado
Física - Dinâmica Componentes da Força Resultante exercícios específicos vestibular enem

Física – Dinâmica Componentes da Força Resultante

Instruções para realização do teste de Física – Dinâmica Componentes da Força Resultante:
Este teste contém questões específicas, cada uma contendo de 4 a 5 alternativas. Para cada questão existe apenas uma alternativa correta e não existe nenhuma questão em branco.
O número de respostas certas e o gabarito do Exercício específico estão no final. Procure fazer no tempo máximo de 40 minutos o exercício de Física – Dinâmica Componentes da Força Resultante.

 

Vamos ao exercício específico com gabarito:

Física – Dinâmica Componentes da Força Resultante

1. (JUIZ DE FORA – MG) Faltava apenas uma curva para terminar o Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1. Na primeira posição estava Schumacker, a 200 km/h; logo atrás, estava Montoya, a 178 km/h; aproximando-se de Montoya, vinha Rubens Barrichello, a 190 km/h, atrás de Barrichello, aparecia Half Schumacker, a 182 km/h. Todos esses quatro pilotos entraram com as velocidades citadas nessa última curva, que era horizontal, tinha raio de curvatura de 625 m e coeficiente de atrito estático igual a 0,40.

Podemos concluir que:

 
 
 
 

2. (UFN) A intensidade da força centrípeta necessária para um corpo descrever movimento circular uniforme com velocidade escalar v é F. Se a velocidade escalar passar a ser 2 * v, a intensidade da força centrípeta necessária deverá ser:

 
 
 
 

3. (ITA) Uma mosca em movimento uniforme descreve a trajetória curva indicada abaixo:

Física - Dinâmica Componentes da Força Resultante mosca em movimento uniforme descreve a trajetória curva indicada

Quanto à intensidade da força resultante na mosca, podemos afirmar:

 
 
 
 

4. (FATEC) Um corpo em movimento, num plano horizontal, descreve uma trajetória curva. É correto afirmar que:

 
 
 
 
 

5. (UNIFICADO – RJ) Um soldado em treinamento utiliza uma corda de 5,0 m para “voar” de um ponto a outro como um pêndulo simples. Se a massa do soldado é de 80 kg, a corda sendo ideal, e a sua velocidade escalar no ponto mais baixo de 10 m/s, desprezando todas as forças de resistência, a razão entre a força que o soldado exerce no fio e o seu peso é: (g = 10 m/s2)

 
 
 
 
 

6. (FEEPA) Um satélite artificial movimenta-se em torno de um planeta descrevendo uma órbita circular exatamente acima da superfície deste (satélite rasante). Então, se R é o raio do planeta e g a ação gravitacional sobre o satélite, a sua velocidade linear tem módulo igual a:

 
 
 
 
 

7. Um corpo de 1,0 kg de massa, preso a uma mola ideal, pode deslizar sem atrito sobre a haste AC, solidária à haste AB. A mola tem constante elástica igual a 500 N/m e o seu comprimento sem deformação é de 40 cm. A velocidade angular da haste AB quando o comprimento da mola é 50 cm, vale:

Física - Dinâmica Componentes da Força Resultante enem vestibular

 
 
 
 
 

8. (FAAP) Um corpo preso à extremidade de uma corda gira numa circunferência vertical de raio 40 cm, onde g = 10 m/s2. A menor velocidade escalar que ele deverá ter no ponto mais alto será de:

 
 
 
 
 

9. (FATEC) Uma esfera de massa 2,0 kg oscila num plano vertical, suspensa por um fio leve e inextensível de 1,0 m de comprimento. Ao passar pela parte mais baixa da trajetória, sua velocidade escalar é de 2,0 m/s. Sendo g = 10 m/s2, a intensidade da força de tração no fio quando a esfera passa pela posição inferior é, em newtons:

 
 
 
 
 

10. (FUVEST) Um carro percorre uma pista curva super elevada tg = 0,20) de 200 m de raio. Desprezando o atrito, qual a velocidade máxima sem risco de derrapagem? Adote g = 10 m/s2

Física - Dinâmica Componentes da Força Resultante enem vestibular

 
 
 
 
 

Para passar no Vestibular! Além da vontade saiba o que fazer para conseguir passar no vestibular.

Faça e treine com nossos novos simulados

Confira A melhor maneira de estudar!

Visite a nossa seção do Enem e saiba tudo sobre este exame!

Confira as dicas e informações, tudo que precisa para fazer uma Redação Nota 10!

Tenha informações de carreiras, planejando o tempo e estudando no lugar certo! Exclusividade do Vestibular1. Não deixe de conhecer os Nossos Guias: de Como Escolher a Profissão, Planejamento do Tempo e Como Escolher onde Estudar.

Veja as Tendências de Carreiras – Saiba mais sobre Opção de carreira – Conheça os Tipos de Vestibulandos existentes! Em qual será que você vai se identificar?

Veja Preparação Eficaz para o EnemPreparação do Enem e Vestibular e Como se preparar para o Enem e Vestibular, não deixe de visitar a página: Matérias que mais caem no Enem, Fique por dentro! Ajudamos você a melhorar suas notas do Enem. Fique por dentro! Confira as provas de anos anteriores e os gabaritos para sua revisão: Prova e gabarito de anos anteriores.

Bolsas de estudos no Vestibular1, O Vestibular1 ajuda você a encontrar uma bolsa de estudo que poderá mudar o seu futuro, Confira A melhor maneira de estudar!

Contribua com o nosso conteúdo, Contribua com seu artigo, Quer falar o que pensa? Dividir experiências? Dar sugestões? Quer enviar uma colaboração? Ajude-nos entrando em contato, clique aqui!

Publicado em:Física

Você pode gostar também