Menu fechado
Física - Eletrodinâmica Corrente e Tensão Elétrica exercícios específicos enem vestibular

Física – Eletrodinâmica Corrente e Tensão Elétrica

Instruções para realização do teste (Física – Eletrodinâmica Corrente e Tensão Elétrica)
Este Exercício específico de Física – Eletrodinâmica Corrente e Tensão Elétrica contém questões das provas de vestibular e exames do Enem, cada questão contém entre 2 e 5 alternativas. Para cada questão existe apenas uma alternativa correta e não existe nenhuma questão em branco.
O número de respostas certas e o gabarito do Exercício específico de Física – Eletrodinâmica Corrente e Tensão Elétrica estão no final. Procure fazer no tempo máximo de 40 minutos o Exercício específico.
Você pode deixar a sua colaboração ou sugestão nos comentários da página.

Boa Sorte !

Vamos ao Exercício específico com gabarito:

Física – Eletrodinâmica Corrente e Tensão Elétrica

Física – Eletrodinâmica Corrente e Tensão Elétrica

1. Uma corrente elétrica de intensidade 16 A percorre um condutor metálico. A carga elétrica elementar é e = 1,6 * 10-19 C. O número de elétrons que atravessam uma secção transversal desse condutor em 1,0 min é de:

 
 
 
 
 

2. (UFMG) Uma lâmpada fluorescente contém em seu interior um gás que se ioniza após a aplicação de alta tensão entre seus terminais. Após a ionização, uma corrente elétrica é estabelecida e os íons negativos deslocam-se com uma taxa de 1,0 x 1018 íons / segundo para o pólo A. Os íons positivos se deslocam-se, com a mesma taxa, para o pólo B.

Física - Eletrodinâmica Corrente e Tensão Elétrica a corrente elétrica na lâmpada

Sabendo-se que a carga de cada íon positivo é de 1,6 x 10-19 C, pode-se dizer que a corrente elétrica na lâmpada será:

 
 
 
 
 

3. (UNITAU) Numa secção transversal de um fio condutor passa uma carga de 10 C a cada 2,0 s. A intensidade da corrente elétrica neste fio será de:

 
 
 
 

4. Para uma corrente elétrica de intensidade constante e relativamente pequena (alguns ampères), qual o valor mais próximo do módulo da velocidade média dos elétrons que compõem a nuvem eletrônica móvel, em um condutor metálico?

 
 
 
 
 

5. (UNISA) A corrente elétrica nos condutores metálicos é constituída de:

 
 
 
 
 

6. Pela secção reta de um fio, passam 5,0 *1018 elétrons a cada 2,0 s. Sabendo-se que a carga elétrica elementar vale 1,6 * 10-19C, pode-se afirmar que a corrente elétrica que percorre o fio tem intensidade:

 
 
 
 
 

7. O filamento incandescente de uma válvula eletrônica, de comprimento igual a 5 cm, emite elétrons numa taxa constante de 2 * 1016 elétrons por segundo e por centímetro de comprimento. Sendo o módulo da carga do elétron igual a 1,6 * 10-19C, qual intensidade da corrente emitida?

 
 
 
 

8. (UNITAU) Numa secção reta de um condutor de eletricidade, passam 12 C a cada minuto.Nesse condutor, a intensidade da corrente elétrica, em ampares, é igual a:

 
 
 
 
 

9. (FATEC) Sejam as afirmações referentes a um condutor metálico com corrente elétrica de 1 A:

I.     Os elétrons deslocam-se com velocidade próxima à da luz.
II.   Os elétrons deslocam-se em trajetórias irregulares, de forma que sua velocidade média é muito menor que a da luz.
III. Os prótons deslocam-se no sentido da corrente e os elétrons em sentido contrário.

É(são) correta(s):

 
 
 
 
 

10. (AFA) Num fio de cobre passa uma corrente contínua de 20 A. Isso quer dizer que, em 5,0 s, passa por uma secção reta do fio um número de elétrons igual a: (e = 1,6 * 10-19 C)

 
 
 
 
 

Para passar no Vestibular! Além da vontade saiba o que fazer para conseguir passar no vestibular.

Faça e treine com nossos novos simulados

Visite a nossa seção do Enem e saiba tudo sobre este exame!

Confira as dicas e informações, tudo que precisa para fazer uma Redação Nota 10!

Faça o nosso Teste de Ansiedade. Aprenda a enfrentar a ansiedade, Conheça o Prouni, Informações sobre o Fies.

Tenha informações de carreiras, planejando o tempo e estudando no lugar certo! Exclusividade do Vestibular1. Não deixe de conhecer os Nossos Guias: de Como Escolher a Profissão, Planejamento do Tempo e Como Escolher onde Estudar.

Não perca tempo! Confira A melhor maneira de estudar!

Desafio de Einstein – faça o Teste, Aproveite e faça, também, nosso Teste Vocacional, Exercícios por Matérias – Não deixe para depois, Conheça a nossa seção de Macetes.

Bolsa de estudos no Vestibular1, O Vestibular1 ajuda você a encontrar bolsas de estudo que poderá mudar o seu futuro.

Saiba mais sobre Opção de carreira – Veja as Tendências de Carreiras – Saiba como escolher uma profissão com segurança – A hora da decisão, Oriente-se entre carreiras em alta! Veja as tendências de carreiras.

 

Publicado em:Física

Você pode gostar também