Menu fechado
Física - Ondas - Noções Gerais exercícios específicos vestibular enem

Exercício específico de Física – Ondas – Noções Gerais

Desafie seus conhecimentos e prepare-se bem para as provas de Vestibular e exame do Enem com o Vestibular1

Instruções para realização do teste (Exercício específico de Física – Ondas – Noções Gerais)
Este Exercício de Física – Ondas – Noções Gerais contém questões das provas de vestibular e exames do Enem, cada questão contém entre 2 e 5 alternativas. Para cada questão existe apenas uma alternativa correta e não existe nenhuma questão em branco.
O número de respostas certas e o gabarito do Exercício de Física – Ondas – Noções Gerais estão no final. Procure fazer no tempo máximo de 40 minutos o Exercício de Física – Ondas – Noções Gerais. Se preferir pode fazer este teste com seu navegador em off-line.

Boa Sorte !

Exercícios específicos de Física – Ondas – Noções Gerais

1. Quando uma onda sonora se propaga no ar, numa certa direção:

 
 
 
 
 

2. Para pesquisar a profundidade do oceano numa certa região, usa-se um sonar instalado num barco em repouso. O intervalo de tempo decorrido entre a emissão do sinal ultra-som de frequência 75.000 Hz e a resposta ao barco (eco) é de 1 segundo. Supondo que o módulo da velocidade de propagação do som na água é igual a 1.500m/s, a profundidade do oceano na região considerada é de:

 
 
 
 
 

3. Analise as afirmativas e aponte a correta:

 
 
 
 

4. O som não se propaga no vácuo porque:

 
 
 
 
 

5. Um jato supersônico voa paralelamente ao solo plano e horizontal com velocidade constante de módulo 425 m.s-1. Um observador, em repouso em relação ao solo, ouve o ruído produzido pelo avião 12 s depois de este ter passado pela vertical daquele. Adotando-se para a velocidade do som o valor 340 m.s-1, pode-se afirmar que a altitude do jato é:

 
 
 
 
 

6. (UNITAU) Independentemente da natureza de uma onda, sua propagação envolve, necessariamente:

 
 
 
 
 

7. Todas as ondas abaixo podem se propagar no vácuo, exceto:

 
 
 
 

8. (ITA) Um avião, voando horizontalmente a 4.000 m de altura numa trajetória retilínea com velocidade constante, passou por um ponto A e depois por um ponto B situado a 3.000 m do primeiro. Um observador no solo, parado no ponto verticalmente abaixo de B, começou a ouvir o som do avião emitido em A 4,00 s segundos antes de ouvir o som proveniente de B. Se o módulo da velocidade do som no ar era de 320 m/s, o módulo da velocidade do avião era de:

 
 
 
 
 

9. (FUVEST) Um avião, voando paralelamente ao solo plano e horizontal, com velocidade de intensidade igual a 468 km/h, a uma altitude de 500 m, larga uma bomba no exato instante em que passa pela vertical de um observador parado em relação à Terra. O observador ouve o estrondo da explosão da bomba ao atingir o solo 14 s depois de a mesma ter sido abandonada do avião. Se g = 10 m/s2 e a influência do ar no movimento da bomba é desprezível, pode-se concluir que a velocidade de propagação do som no local tem módulo igual a:

 
 
 
 
 

10. Um caçador ouve o eco de um tiro 6,o s após ter disparado a arma. Sabendo-se que o som se propaga no ar com velocidade de módulo igual a 340 m/s, o anteparo refletor encontra-se a uma distância igual a:

 
 
 
 
 

Bolsas de estudos no Vestibular1, O Vestibular1 ajuda você a encontrar uma bolsa de estudo que poderá mudar o seu futuro, Confira A melhor maneira de estudar!

Para passar no Vestibular! Além da vontade saiba o que fazer para conseguir passar no vestibular.

Faça e treine com nossos novos simulados

Matérias que mais caem no EnemComo se preparar para o Enem e Vestibular, Fique por dentro de todas notícias e informações sobre o enem! Inscrições, simulados, e muito mais. Ajudamos você a obter uma boa nota do Enem com nossa revisão. Acesse as provas de anos anteriores e os gabaritos para sua revisão: Prova e gabarito de anos anteriores.

Se você vai participar do Enem este ano, o Vestibular1 é uma ferramenta essencial! Visite as seções de Revisão OnLine e de Vestibular saiba mais do Enem e vestibulares, veja as dicas e informações, tudo que precisa para fazer uma Redação Nota 10!

Contribua com o nosso conteúdo, Contribua com seu artigo, Quer falar o que pensa? Dividir experiências? Dar sugestões? Quer enviar uma colaboração? Ajude-nos entrando em contato, clique aqui!

 

Publicado em:Física

Você pode gostar também