Menu fechado
História Antiga A Igreja e o Sacro Império enem vestibulares

Exercícios de História Antiga A Igreja e o Sacro Império

Instruções para realização do teste (Antiga A Igreja e o Sacro Império)
Este Exercício de História Antiga A Igreja e o Sacro Império contém questões das provas de vestibular e exames do Enem, cada questão contém entre 2 e 5 alternativas. Para cada questão existe apenas uma alternativa correta e não existe nenhuma questão em branco.
O número de respostas certas e o gabarito do Exercício de História Antiga A Igreja e o Sacro Império estão no final. Procure fazer no tempo máximo de 40 minutos o Exercícios de História Antiga A Igreja e o Sacro Império. Se preferir pode fazer este teste com seu navegador em off-line.

Boa Sorte !

Vamos ao Exercício específico com gabarito:

Sinta-se a vontade para deixar seus comentários ou sugestões nos comentários da página.

Exercícios específicos de História Antiga A Igreja e o Sacro Império

1. A filosofia  escolástica, cujo representante maior foi Santo Tomás de Aquino, autor da Suma Teológica, foi uma tentativa de:

 
 
 
 
 

2. A livre interpretação da Bíblia permitiu:

 
 
 
 
 

3. (OSEC) Sobre a Igreja Católica na Idade Moderna, não podemos afirmar que:

 
 
 
 
 

4. (PUCC) Os mais importantes teólogos da Igreja, respectivamente na Alta e na Baixa Idade Média, foram:

 
 
 
 
 

5. Não fazem parte do contexto ideológico do período conhecido como “Alta Idade Média”:

 
 
 
 

6. A Igreja Católica Apostólica Romana e a Igreja Católica Ortodoxa originaram-se de uma cisão denominada:

 
 
 
 

7. (GV) Alguns séculos antes da grande Reforma do século XVI, o catolicismo medieval sofreu uma série de reformas que visavam à recuperação das instituições da Igreja, a fim de fazê-las retornar ao anterior estado  de pureza. O primeiro desses movimentos reformadores foi desencadeado pelos religiosos do Mosteiro de Cluny, fundado em 910, e pretendia, originalmente:

 
 
 
 
 

8. No início da Idade Moderna, percebia-se a grande distância entre o que a Igreja propunha e o que seus ministros – sobretudo os membros do alto clero – realizavam. Por isso ela sofria crítica a diversos aspectos, exceto:

 
 
 
 
 

9. Dispondo de grande poder econômico, a Igreja Católica possuía imensa riqueza, representada por bens móveis e imóveis. Em uma sociedade em que a terra se firmava como a base da riqueza, o fato de a Igreja converter-se na maior proprietária de terras ajuda a entender melhor a preponderância que assumiu na sociedade medieval, da qual se tornou dirigente, não só nos assuntos materiais mas como também nas questões temporais. Foram mecanismos usados pela Igreja para manter sua riqueza e poder:

 
 
 
 
 

10. (FEI) Durante a Idade Média, uma das formas que caracterizavam as relações entre o poder espiritual e o poder temporal era o cesaropapismo. Em que consistia o cesaropapismo?

 
 
 
 

Confira as dicas e informações, tudo que precisa para fazer uma Redação Nota 10!

Visite a nossa seção do Enem e saiba tudo sobre este exame!

Capacidade de leitura, Seja capaz de entender o que lê! Progrida sua capacidade de leitura

Relaxe um pouco, conheça a nossa seção Hora do Recreio

Não deixe para depois, faça o Teste de Raciocínio

Revise com nossas Vídeo Aulas

Visite a seção de faculdades e faça sua escolha

Revisão de matérias, tire suas dúvidas e prepare-se para o vestibular

Resumos de livros – conheça a seção

Tenha informações de carreiras, planejando o tempo e estudando no lugar certo! Exclusividade do Vestibular1. Não deixe de conhecer os Nossos Guias: de Como Escolher a Profissão, Planejamento do Tempo e Como Escolher onde Estudar.

Veja as Tendências de Carreiras – Saiba mais sobre Opção de carreira – Conheça os Tipos de Vestibulandos existentes! Em qual será que você vai se identificar?

Bolsas de estudos no Vestibular1, O Vestibular1 ajuda você a encontrar uma bolsa de estudo que poderá mudar o seu futuro, Confira A melhor maneira de estudar!

Contribua com o nosso conteúdo, Contribua com seu artigo, Quer falar o que pensa? Dividir experiências? Dar sugestões? Quer enviar uma colaboração? Ajude-nos entrando em contato, clique aqui!

Publicado em:História

Você pode gostar também