Menu fechado
Exercícios de Matemática - Análise Dimensional. exercícios específicos com gabarito enem vestibular

Exercícios de Matemática – Análise Dimensional

A melhor forma de se preparar para as provas de vestibular e Enem é testando seus conhecimentos!

Instruções para realização do teste (Exercícios de Matemática – Análise Dimensional)
Este Exercícios de Matemática – Análise Dimensional contém questões das provas de vestibular e exames do Enem, cada questão contém entre 2 e 5 alternativas. Para cada questão existe apenas uma alternativa correta e não existe nenhuma questão em branco.
O número de respostas certas e o gabarito do Exercícios de Matemática – Análise Dimensional estão no final. Procure fazer no tempo máximo de 40 minutos o Exercícios de Matemática – Análise Dimensional.

Boa Sorte !

Sinta-se a vontade para deixar a sua colaboração ou sugestão nos comentários da página.
Vamos ao Exercício específico com gabarito:

Exercícios com gabarito de Matemática – Análise Dimensional

1. Num movimento oscilatório, a abscissa (x) da partícula é dada em função do tempo (t) por x = A + B cos (CT), onde A, B e C são parâmetros constantes não nulos. Adotando como fundamentais as dimensões M (massa), L (comprimento) e T (tempo), obtenha as fórmulas dimensionais de A, B e C.
Levando em conta o princípio da homogeneidade dimensional, deve-se ter:

 
 
 
 

2. (CESGRANRIO) Na análise de determinados movimentos, é bastante razoável supor que a força de atrito seja proporcional ao quadrado da velocidade da partícula que se move. Analiticamente f = Kv2. A unidade da constante de proporcionalidade K no S. I. é:

 
 
 
 
 

3. A intensidade (F) da força que age em uma partícula é dada em função do tempo (t) conforme a expressão F = A + Bt onde A e B são parâmetros constantes e nulos. Adotando como fundamentais as grandezas massa (M), comprimento (L) e tempo (T), obtenha as equações dimensionais dos parâmetros A e B. Levando em conta o princípio de homogeneidade dimensional, deve-se ter:

 
 
 
 
 

4. (FUND. CARLOS CHAGAS) O quociente da unidade de força dividida pela unidade de velocidade pode ser utilizado para medir:

 
 
 
 
 

5. (FEI) A variação da massa M com o tempo t, de uma esfera de naftalina que sublima, é dada por , válida no Sistema Internacional de Unidades. Quais as unidades de M0 e K? Sabe-se que e é a base dos logaritmos neperianos.

 
 
 
 
 

6. (PUCC) Na expressão F = Ax2, F representa força e x um comprimento. Se MLT-2 é a fórmula dimensional da força onde M é o símbolo da dimensão massa, L da dimensão comprimento e T da dimensão tempo, a   fórmula dimensional de A é:

 
 
 
 
 

7. (FEEPA) Se na equação P = V2K, V é velocidade, então para que P seja pressão é necessário que K seja:

 
 
 
 
 

8. (CESGRANRIO) Na expressão seguinte, x representa uma distância, v uma velocidade, a uma aceleração, e k representa uma constante adimensional .  Qual deve ser o valor do expoente n para que a expressão seja fisicamente correta?

 
 
 
 

9. Um físico apresentou uma teoria reformulando alguns conceitos nas leis de Mecânica Newtoniana. Um jornal, pretendendo reproduzir essa teoria, apresentou como expressão da intensidade da força gravitacional (F) entre duas partículas de massas m1 e m2, separadas por uma distância r, a relação:

 onde V é a intensidade da velocidade relativa e a é a intensidade da aceleração relativa entre os corpos. A respeito desta expressão assinale a opção correta:

 
 
 
 
 

10. (VUNESP) Um estudante de física resolvendo certo problema chegou à expressão final: F = 2(m1 + m2) vt2  onde F representa uma força, m1 e m2 representam massas, v é uma velocidade linear, t é tempo. Outro estudante resolvendo o mesmo problema chegou à expressão: F = 2(m1 + m2) vt-1.  Mesmo sem conhecer os detalhes do problema você deve ser capaz de verificar qual das respostas acima obviamente deve estar errada.
Explique qual delas é certamente errada.

 
 
 
 
 

Visite nossas seções de Vestibular e de Enem!

Bolsas de estudos no Vestibular1, O Vestibular1 ajuda você a encontrar uma bolsa de estudo que poderá mudar o seu futuro.

Para passar no Vestibular! Além da vontade saiba o que fazer para conseguir passar no vestibular.

Revise com nossas Vídeo Aulas, Visite a seção de faculdades e faça sua escolha, Revisão de matérias, tire suas dúvidas e prepare-se para o vestibular, Resumos de livros – conheça a seção.

Confira as dicas e informações, tudo que precisa para fazer uma Redação Nota 10!

Capacidade de leitura, Seja capaz de entender o que lê! Progrida sua capacidade de leitura

Tenha informações de carreiras, planejando o tempo e estudando no lugar certo! Exclusividade do Vestibular1. Não deixe de conhecer os Nossos Guias: de Como Escolher a Profissão, Planejamento do Tempo e Como Escolher onde Estudar.

Veja as Tendências de Carreiras – Saiba mais sobre Opção de carreira – Conheça os Tipos de Vestibulandos existentes! Em qual será que você vai se identificar?

Contribua com o nosso conteúdo, Contribua com seu artigo, Quer falar o que pensa? Dividir experiências? Dar sugestões? Quer enviar uma colaboração? Ajude-nos entrando em contato, clique aqui!

Publicado em:Matemática

Você pode gostar também