Menu fechado
Exercícios de Português - Redação Carta, enem vestibular

Exercícios de Português – Redação Carta

A melhor forma de se preparar para as provas de vestibular e Enem é testando seus conhecimentos!

Instruções para realização do teste (Exercícios de Português – Redação Carta):
Este Exercícios de Português – Redação Carta contém questões das provas de vestibular e exames do Enem, cada questão contém entre 2 e 5 alternativas. Para cada questão existe apenas uma alternativa correta e não existe nenhuma questão em branco.
O número de respostas certas e o gabarito do Exercícios de Português – Redação Carta estão no final. Procure fazer no tempo máximo de 40 minutos o Exercícios de Português – Redação Carta.

Boa Sorte !
Sinta-se a vontade para deixar a sua colaboração ou sugestão nos comentários da página.
Vamos ao Exercício específico com gabarito:

Exercícios de Português – Redação Carta

Texto para as questões 02 a 08

(UNIDOESTE) Uma carta inédita a Drummond

Querido Carlos, afetuoso abraço.

Leio nos jornais que você pediu demissão. Sem dúvida é uma pena para o Brasil, mas você está correto. E outros dias virão.

Pessoalmente, não posso deixar de lhe agradecer tantas finezas que você me prestou, sempre tão solicitamente, quando no exercício do cargo.
Confirmo meu telegrama de hoje, pedindo-lhe o favor de me representar no almoço de sábado próximo, e de transmitir minha solidariedade à declaração de princípios do 1° Congresso de Escritores.

Abandonei a colaboração n´A Manhã, se bem que estivesse gostando, pois me deva um certo treino de escrever prosa, e além disso os 800 cruzeiros me eram necessários, nas circunstâncias atuais de minha vida. Mas o governo excedeu-se, perdeu todo o controle, divorciou-se por completo das aspirações populares, e esgotou o seu já fraco conteúdo. De qualquer forma, continuar os artigos seria uma espécie de colaboracionismo.

Como você sabe, continuo em regime de saúde, por isso não posso tomar parte pessoalmente na campanha que se desenrola. Entretanto, estou bastante atento à mesma; por isso – caso você julgue oportuno – poderá divulgar que eu estou solidarizado com a campanha democrática, e absolutamente contra os métodos do governo. Se acharem interessante, poderei escrever, mesmo sobre assunto político, pequenas crônicas e notas – desde que minha saúde o permita.

Que coisa a morte do Mário, hein? Fiquei muito sentido, e, sabendo que vocês eram muito amigos, é o caso de se apresentar pêsames a você.

Em que pé está o nosso livro? E o seu?
Então, querido Carlos, lembranças a Dolores e Maria Julieta.

O abraço amigo do

Murilo

P. S. Lembranças também ao João Cabral.

1. Correspondência amorosa da época do Barroco em Portugal:

 
 
 
 

2. Com relação aos elementos linguísticos utilizados no texto, é correto afirmar que:

 
 
 
 
 

3. O parágrafo pode ser considerado um microtexto; dessa forma, deve conter introdução (tópico frasal), desenvolvimento e conclusão. Com base nesta afirmativa, releia o 4° parágrafo do texto e identifique a alternativa correta em relação à sua estrutura:

 
 
 
 
 

4. Identifique as justificativas incorretas com relação ao uso das conjunções e das locuções conjuntivas no 4° parágrafo:

 
 
 
 
 

5. No 5° parágrafo, Murilo Mendes usa muitas condições e concessões para falar de sua doença e do seu desejo de trabalhar. Com base nisto, identifique a alternativa cujo trecho contém, pelo menos, uma condição ou concessão:

 
 
 
 

6. Com relação ao texto, é correto afirmar que:

 
 
 
 
 

7. Com relação aos assuntos abordados pelo remetente, é correto afirmar que:

 
 
 
 

8. Com relação ao que está explícito no texto, é incorreto afirmar que:

 
 
 
 

9. “Florzinha Singela, esses seus cabelos loiros enfeitiçaram vorazmente um coração sedento e puro e sentimentos anteriores…”
O texto é um exemplo de carta:

 
 
 
 
 

10. Assinale a alternativa que contenha cartas doutrinárias de cunho político:

 
 
 
 
 

Está pronto para fazer os simulados express? São 24 questões, não perca a oportunidade de testar seus conhecimentos.

Aqui você começa sabendo: Como estudar com o Tablet ou Notebook, Como estudar com o Celular, Como estudar com o computador, Como estudar, Como estudar pela Internet e muito mais, navegue no Vestibular1 e tire o melhor de seus estudos.

Bolsas de estudos no Vestibular1, O Vestibular1 ajuda você a encontrar uma bolsa de estudo que poderá mudar o seu futuro.

Visite a nossa seção do Enem e saiba tudo sobre este exame!

Confira as dicas e informações, tudo que precisa para fazer uma Redação Nota 10!

Capacidade de leitura, Seja capaz de entender o que lê! Progrida sua capacidade de leitura

Conheça os Tipos de Vestibulandos existentes! Em qual será que você vai se identificar?

Tenha informações de carreiras, planejando o tempo e estudando no lugar certo! Exclusividade do Vestibular1. Não deixe de conhecer os Nossos Guias: de Como Escolher a Profissão, Planejamento do Tempo e Como Escolher onde Estudar.

Veja as Tendências de Carreiras – Saiba mais sobre Opção de carreira –

A hora da decisão – Saiba como escolher com segurança

Publicado em:Português

Você pode gostar também