Menu fechado
Química Geral - Cálculo Estequiométrico, exercícios específicos vestibular enem

Química Geral – Cálculo Estequiométrico 

Exercício específico de Química Geral – Cálculo Estequiométrico 

A melhor forma de se preparar para as provas de vestibular e Enem é testando seus conhecimentos!

Instruções para realização do teste (Química Geral – Cálculo Estequiométrico ):
Este Exercício específico de Química Geral – Cálculo Estequiométrico  contém questões das provas de vestibular e exames do Enem, cada questão contém entre 2 e 5 alternativas. Para cada questão existe apenas uma alternativa correta e não existe nenhuma questão em branco.
O número de respostas certas e o gabarito do Exercício específico estão no final. Procure fazer no tempo máximo de 40 minutos o Exercício de Química Geral – Cálculo Estequiométrico .

Boa Sorte !
Sinta-se a vontade para deixar a sua colaboração ou sugestão nos comentários da página.
Vamos ao Exercício específico com gabarito:

Exercícios específicos com gabarito de Química Geral – Cálculo Estequiométrico 

1. Sabendo-se que a massa molar do lítio é 7,0 g/mol, a massa de lítio contida em 250 ml de uma solução aquosa de concentração 0,160 mol/L de carbonato de lítio é:

 
 
 
 
 

2. Um carro pode emitir em cada minuto 600 litros de gases, dos quais 4% em volume correspondem a CO. A emissão de CO pode ser diminuída transformando-o em CO2, através da reação com excesso de ar, em presença de catalisador.
Dado: volume molar dos gases = 24 1/mol.
I) Qual a quantidade de CO, em moles, emitida pelo veículo em uma hora?
II) Por que é necessário o uso de catalisador.

 
 
 
 

3. São colocadas para reagir entre si, as massas de 1,00 g de sódio metálico e 1,00 g de cloro gasoso. Considere que o rendimento da reação é 100%. São dadas as massas molares, em g/mol: Na = 23,0 e Cl = 35,5. A afirmação correta é:

 
 
 
 
 

4. Rodando a 60 km/h, um automóvel faz cerca de 10 km por litro de etanol (C2H5OH). Calcule o volume de gás carbônico (CO2), em metros cúbicos, emitido pelo carro após cinco horas de viagem. Admita queima completa do combustível.  Dados: Densidade do etanol: 0,8 kg/l / Massa molar do etanol: 46 g/mol / Volume molar do CO2: 25 1/mol

 
 
 
 
 

5. O nitrogênio pode ser obtido pela decomposição térmica do nitrito de amônio.
I)  Escreva a equação de decomposição do nitrito de amônio.
II) Calcule o volume de nitrogênio obtido, nas condições normais de pressão e de temperatura, pela decomposição de 12,8g de nitrito de amônio, supondo que o rendimento da reação seja de 80% (em massa).
Dados: (massas atômicas: H = 1,0; N = 14,0; O = 16,0)

 
 
 
 

6. Fazendo-se reagir 3,4 g de NH3 com quantidade suficiente de O2, segundo a reação 4NH3 + 3O2 → 2N2 + 6H2O, obteve-se 2,1 g de N2. O rendimento dessa reação foi aproximadamente:
Dados: massas molares em g/mol: H = 1,0; N = 14,0; O = 16.

 
 
 
 
 

7. O inseticida DDT (massa molar = 354,5 g/mol) é fabricado a partir de clorobenzeno (massa molar = 112,5 g/mol) e cloral, de acordo com equação:
2 C6H5Cl + C2HCl3O → C14H9Cl5 + H2O
clorobenzeno cloral             DDT
Partindo-se de uma tonelada (1 t) de clorobenzeno e admitindo-se rendimento de 80%, a massa de DDT produzida é igual a:

 
 
 
 
 

8. A combustão completa de um mol de um alcano gastou 179,2 litros de oxigênio nas condições normais de temperatura e pressão. Esse alcano é o:
Dados: C (12u); H (1u); O(16u)

 
 
 
 
 

9. Quantos moles de clorato de potássio são necessários para a produção de 33,6 litros de oxigênio (CNTP) na decomposição térmica do clorato de potássio? A reação é:  2 KClO3 → 2 KCl + 3 O2:

 
 
 
 
 

10. O acetileno, substância de grande aplicação, é um gás menos denso do que o ar, empregado especialmente como combustível, uma vez que, quando queima em atmosfera de oxigênio puro, fornece uma chama azul de elevada temperatura. O processo industrial de obtenção de acetileno pode ser demonstrado pela equação: CaC2 + 2H2O → C2H2 + Ca(OH)2
Sabendo-se que 100g de carbeto de cálcio reagem com quantidade suficiente de água para a obtenção de 24,6g de acetileno, qual o rendimento porcentual dessa reação?
Dados: H = 1 u, C = 12 u, O = 16 u e Ca = 40 u

 
 
 
 
 

Tenha informações de carreiras, planejando o tempo e estudando no lugar certo! Exclusividade do Vestibular1. Não deixe de conhecer os Nossos Guias: de Como Escolher a Profissão, Planejamento do Tempo e Como Escolher onde Estudar.

Veja as Tendências de Carreiras – Saiba mais sobre Opção de carreira

A hora da decisão – Saiba como escolher com segurança

Confira A melhor maneira de estudar!

Tudo que é necessário saber sobre o Enem está no Vestibular1. Confira as Matérias que mais caem no EnemComo se preparar para o Enem e Vestibular, Fique por dentro das principais notícias e informações sobre o Enem! Inscrições, simulados, e muito mais. Se você que ter uma boa nota no Enem, faça uma revisão aqui no site. Veja as provas de anos anteriores e os gabaritos completos: Prova e gabarito de anos anteriores.

Contribua com o nosso conteúdo, Contribua com seu artigo, Quer falar o que pensa? Dividir experiências? Dar sugestões? Quer enviar uma colaboração? Ajude-nos entrando em contato, clique aqui!

Para passar no Vestibular! Além da vontade saiba o que fazer para conseguir passar no vestibular.

Confira as dicas e informações, tudo que precisa para fazer uma Redação Nota 10!

Conheça os Tipos de Vestibulandos existentes! Em qual será que você vai se identificar?

Capacidade de leitura, Seja capaz de entender o que lê! Progrida sua capacidade de leitura

 

Publicado em:Química

Você pode gostar também