Desafio de Diofanto - Vestibular1

Desafio de Diofanto

Desafio de Diofanto

 

Desafio de Diofanto
Desafiamos sua inteligência. Você é capaz de vencer esta?

Desafio de Diofanto

“Diofanto de Alexandria foi um matemático grego do século 3 a.C. Ficou famoso pelas suas coleções de problemas envolvendo equações não determinadas com solução engenhosa. Como geralmente envolvem números inteiros, tais problemas costumam ser denominados «Diofantinos».

Diofanto é considerado por muitos, sem exagero ou injustiça, o pai da Álgebra. Ele trabalhou com equações algébricas e sobre o que hoje se conhece como teoria dos números, inspirando séculos de devoção aos mistérios mais profundos da Matemática.”

Desafio de Diofanto. Você será capaz de resolver?

Para resolver este Desafio de Diofanto, você deve prestar atenção na frase do epitáfio de Diofanto, em seguida anote todas as dicas que são dadas para a solução do Desafio de Diofanto. Após encontrar a solução do Desafio de Diofanto verifique se a sua resposta esta correta.
Boa Sorte!

 

1. Frase e questão do Desafio de Diofanto:
Inscrição de seu sepulcro:
“Caminhante! Aqui foram sepultados os restos de Diofanto. E os números podem, ó milagre!, revelar quão dilatada foi sua vida, cuja sexta parte constituiu sua linda infância. Transcorreu uma duodécima parte de sua vida, quando seu queixo se cobriu de penugem. A sétima parte de sua existência, transcorreu num matrimônio estéril. Passado um quinquênio, fê-lo feliz o nascimento de seu precioso primogênito, o qual entregou seu corpo, sua formosa existência, que durou a metade da de seu pai, à Terra. E com dor profunda desceu à sepultura, tendo sobrevivido quatro anos ao falecimento de seu filho.
Diz-me quantos anos vivera Diofanto quando lhe sobreveio a morte.”

Pergunta-se: Quantos anos tinha Diofanto e seu filho quando morreram?
Dica para a solução do Desafio de Diofanto – Analise a frase como:
Aqui jaz o matemático que passou um sexto da sua vida como menino. Um doze avos da sua vida passou como rapaz. Depois viveu um sétimo da sua vida antes de se casar. Cinco anos após nasceu seu filho, com quem conviveu metade da sua vida. Depois da morte de seu filho, sofreu mais 4 anos antes de morrer”.

 

 


Question 1 of 1

Veja aqui as soluções do Desafio de Diofanto

Quer melhorar seu raciocínio! Treine fazendo nossos testes e recheie seu cérebro, aqui conosco: Testes de Raciocínio

Seções e benefícios imperdíveis para estudantes, alunos, professores e interessados em educação. Revise e estude em uma plataforma de ensino inovadora, inicie as suas revisões de aulas ou treino em simulados, ainda esse mês e garanta uma preparação para Vestibular e Enem que só usuários do Vestibular1 têm!

Dicas para o Vestibular, Resumo do Livro, carreiras, Bolsas de Estudos.

Nós do Vestibular1 disponibilizamos uma das melhores oportunidades para você, entre no canal de Revisão OnLine

Para obter uma boa nota no Enem, visite nosso canal exclusivo do Enem e saiba tudo que precisa sobre este exame! Inicie sua preparação e revisão com as provas de anos anteriores com os gabaritos completos: Prova e gabarito de anos anteriores.

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta