Dúvida Carreira Design de Interiores - Vestibular1

Dúvida Carreira Design de Interiores

Dúvida Carreira Design de Interiores

 

Dúvida Carreira Design de Interiores – Pergunta: Dizem que a carreira de Designers de Interiores está em alta por falta de profissionais. Vocês têm essas informações, ou onde consigo mais informação?

Dúvida Carreira Design de Interiores – Resposta de sua dúvida: Designers de interiores são profissionais que identificam, pesquisam e buscam resolver com criatividade problemas relacionados à função, à qualidade e à estética do ambiente. Criam, planejam e executam projetos que envolvem elementos artísticos e funcionais. Sugerem a ordenação do espaço, as cores a serem usadas, o tipo e a localização de móveis, aparelhos, equipamentos e objetos de adorno, levando em conta o tipo de ambiente e os desejos do contratante — seja para residências, escritórios, lojas, estabelecimentos comerciais, eventos, festas.

Além do aperfeiçoamento estético, buscam criar estilos próprios, possibilitando às pessoas maior conforto e aproveitamento do espaço. Alguns se especializam em determinado tipo de ambiente; outros se dedicam ao desenho de móveis e outras peças de decoração. O trabalho de decoração é complementar ao da arquitetura, razão pela qual muitos arquitetos acabam enveredando pelo campo do design de interiores.

Dúvida Carreira Design de Interiores
As atividades do designer de interiores incluem:

  • conversar com o cliente para conhecer suas preferências, necessidades e possibilidades de gastos;
  • estudar o ambiente;
  • elaborar o projeto de decoração e transformá-lo em desenhos;
  • pesquisar materiais e preços;
  • submeter programação, projeto e materiais à aprovação do cliente;
  • providenciar e supervisionar a compra de materiais e a execução dos serviços;
  • comparecer a feiras e exposições de fornecedores de móveis e materiais de decoração para manter-se atualizado em relação aos lançamentos.

Dúvida Carreira Design de Interiores – Condições de Trabalho: Designers de interiores trabalham como autônomos ou como empregados de um escritório ou loja, em ambientes confortáveis, sobretudo durante as etapas de criação e elaboração de projeto. Podem também participar de projetos que envolvam múltiplos profissionais como recuperação de áreas degradadas, construção de shoppings centers, hotéis, hospitais, centros comerciais e turísticos.

Dependendo da complexidade do projeto, trabalham em conjunto com engenheiros, artistas plásticos, arquitetos, técnicos de construção civil, entre outros. A pesquisa de materiais em lojas e fábricas pode ser cansativa e o acompanhamento das obras significa contato com pó, tintas e outros produtos químicos. Quem trabalha como empregado cumpre o horário comercial, que pode ser estendido quando há prazos apertados. Os autônomos administram seu próprio horário.

Dúvida Carreira Design de Interiores – Características Pessoais: Capacidade de comunicação; capacidade de liderança; capacidade de negociação; capacidade de ouvir sugestões e críticas; capacidade de pensar e agir sob pressão; criatividade; flexibilidade; habilidade para o desenho; interesse pelas artes; ousadia; paciência; sensibilidade artística; senso estético; sociabilidade.

Dúvida Carreira Design de Interiores – Qualificação Requerida: Há designers de interiores de nível superior e de nível técnico. Para ser reconhecido como designer de interiores pelo mercado é preciso ter pelo menos o curso técnico de designer de interiores. É recomendável fazer cursos complementares como técnicas de iluminação, pinturas especiais, perspectiva, cor, paisagismo, gerenciamento de projetos, uso de programas de desenho no computador ou planejamento de restaurantes de fast food.

Dúvida Carreira Design de Interiores – Recrutamento: Autônomos conseguem trabalho por indicação de clientes ou através da publicação de suas criações em revistas de decoração. As empresas de design, tanto lojas quanto escritórios de projetos, também contratam profissionais por indicação e, em menor proporção, por meio de anúncios em jornais e revistas especializadas. Há eventos voltados à promoção de designers, como o Casa Cor e exposições em shoppings centers, onde o candidato pode entrar em contato com profissionais da área e com potenciais clientes.

Dúvida Carreira Design de Interiores – Mercado de Trabalho e Perspectivas: O mercado de trabalho para designers de interiores está em crescimento, embora seja muito seletivo. Em busca de maior produtividade, cada vez mais as empresas estão modernizando suas instalações e contratando os serviços dos designers, entretanto, costumam ser bastante exigentes quanto à qualidade e os custos dos projetos.

Um sinal desse crescimento é o fato de uma boa parte da classe média brasileira poder ter acesso ao mundo do design, de estar aumentando o número de lojas de decoração, a variedade de materiais nacionais e importados e a oferta de cursos de formação de designers de interiores de níveis superior e técnico. Um bom mercado para os designers de interiores é o setor hoteleiro, em que há grande demanda e poucos profissionais especializados.

Dúvida Carreira Design de Interiores – Remuneração: É praticamente impossível determinar a faixa de ganhos dos designers de interiores, porque a remuneração varia de acordo com a dimensão do projeto e do nível de envolvimento do profissional na execução da obra. Quem trabalha em loja de decoração ganha entre R$2.000 e R$2.500 por mês.

Dúvida Carreira Design de Interiores – Onde Estudar: Há cursos técnicos e de nível superior. O candidato deve procurar informar-se sobre a qualidade dos cursos. Algumas das instituições que oferecem cursos estão listadas a seguir:

Escolas estaduais (SP):
SP: São Paulo – EE Albert Einstein
SP: São Paulo – Escola Técnica Carlos de Campos
SP: São Paulo – Escola Panamericana de Arte
SP: São Paulo – Faculdade de Belas-Artes de São Paulo (FEBASP)
SP: São Paulo – Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)
SP: São Paulo – SENAC

Outras Fontes de Informação:
Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD) – SP
Núcleo Paulista de Decoração – SP

Visite as seções de Vestibular e de Enem elas podem te ajudar a entrar na Faculdade!!

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta