Menu fechado
Dúvida Carreiras Química e Engenharia Química. Profissões

Dúvida Carreiras Química e Engenharia Química

 

Dúvida Carreiras Química e Engenharia Química – Pergunta: Queria saber qual a diferença Pergunta: entre os cursos de Química e Engenharia Química? Preciso saber mais para optar por uma delas.

Estou considerando a possibilidade de cursar a faculdade de Engenharia Química ou a de Química. Contudo tenho muitas dúvidas: qual é a diferença entre engenharia química e química? Quanto o engenheiro químico / químico ganha em média? O mercado é amplo?

Dúvida Carreiras Química e Engenharia Química – Resposta: Diferença entre Química e Engenharia Química.
Primeiramente vamos puxar a sua orelha, pois nos parece que você não navegou pelas nossas páginas de carreiras e poderia ver as diferenças sobre as carreiras, não deixe de visitá-las, (carreiras) mas aqui vai mais algumas informações exclusivas para você.

Química Sabões, embalagens plásticas, combustíveis para carro, refrigerantes, medicamentos: todos têm o trabalho do químico, cientistas que formulam novos produtos industriais e de consumo, controlam a qualidade da produção e detectam substâncias tóxicas.

Dúvida Carreiras Química e Engenharia Química –  Definição: Químicos estudam a composição, as propriedades e as transformações e reações da matéria — solo, água, ar e poluentes; tintas corantes, borracha, petróleo, têxteis; minerais e metais; metabolismo. Realizam ensaios e experimentos para investigar as reações e possibilidade de transformação das substâncias. Aprimoram e criam produtos, além de determinar novos usos para os já existentes. Buscam métodos de análise que possibilitem o controle de qualidade dos produtos e processos de produção.

Dúvida Carreiras Química e Engenharia Química  – Atividades: O campo de trabalho dos químicos é bastante vasto. Seus principais setores de atuação são:

• indústria: resolvem problemas como controle de qualidade da produção, análise de matérias-primas e dos produtos fabricados; comandam técnicos e assessoram engenheiros na linha de fabricação; elaboram novos processos de produção, com análise da viabilidade técnica e econômica; pesquisam a criação ou aperfeiçoamento de produtos (pesquisa aplicada);

• avaliação ambiental: atuam em projetos de preservação ambiental, como controle da poluição, para agências do governo ou empresas privadas cujas atividades podem acarretar danos ao meio ambiente;

• ensino e pesquisa: lecionam no ensino médio e superior; desenvolvem pesquisas básicas (que investigam os processos e propriedades da química) em universidades, institutos e centros de pesquisa;

• vendas e marketing: vendem produtos químicos dando aos clientes explicações técnicas sobre sua composição e aplicação; apuram as necessidades do cliente e criam produtos exclusivos.

Dúvida Carreiras Química e Engenharia Química – Condições de Trabalho: Químicos cumprem horário regular de trabalho em laboratórios, centros de pesquisa, salas de aula, linhas de fabricação ou escritórios. Algumas indústrias, como a petroquímica, exigem trabalho noturno. Profissionais dedicados à pesquisa costumam gastar mais tempo nos laboratórios. É comum as pesquisas serem feitas em equipe. Às vezes, o trabalho externo é necessário para coleta de dados (ex.: coleta de amostras de água para verificar o nível de poluentes). Algumas reações químicas causam odores fortes e podem ser tóxicas. Por isso, o químico deve estar sempre atento às normas de segurança, usar máscaras e luvas. Os vendedores técnicos trabalham em escritórios ou visitando clientes.

Dúvida Carreiras Química e Engenharia Química – Características Pessoais: Atenção a detalhes; capacidade de análise; capacidade de concentração; capacidade de observação; curiosidade; espírito de investigação; facilidade para matemática; gosto pela pesquisa e pelos estudos; habilidade para trabalhar em equipe; interesse pelas ciências; método.

Dúvida Carreiras Química e Engenharia Química – Qualificação Requerida: Para ser químico é exigido o diploma do curso superior em química, com duração de quatro anos. O diploma de licenciatura é exigido para aqueles que querem lecionar no ensino médio. Os professores universitários e pesquisadores podem optar pelo diploma de bacharelado e, assim, cursar apenas as matérias de formação especializada. Hoje, a maioria das instituições de ensino superior exige pós-graduação. O candidato ao cargo de docente deve ter no mínimo grau de mestre.

Dúvida Carreiras Química e Engenharia Química – Recrutamento: Os candidatos a pesquisadores ou professores em instituições públicas terão que passar por concurso. No setor privado, a melhor opção é enviar o currículo para os departamentos de recursos humanos. Alguns programas de estágios são anunciados nas faculdades. O estágio pode ser uma boa oportunidade para se ingressar no mercado. O processo de seleção, às vezes, é rigoroso: o candidato passa por prova de conhecimentos específicos, dinâmica de grupo e entrevistas.

Dúvida Carreiras Química e Engenharia Química – Mercado de Trabalho e Perspectivas: O mercado de trabalho para químicos é promissor. Existem cerca de 100 mil profissionais atuando na área de química, entre técnicos, químicos, engenheiros químicos e petroquímicos, 90% dos quais empregados na indústria. Formam-se cerca de 1.500 químicos por ano nas universidades do país. O setor de vendas técnicas é bastante promissor, principalmente em pequenas e médias empresas. As empresas precisam de profissionais qualificados, com experiência, domínio de inglês e preferencialmente especialização em vendas. Há oportunidades de trabalho também no setor de química fina: indústria petroquímica, de tintas, adesivos, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, bebidas, fármacos, polímeros condutores de energia elétrica (para serem usados nos circuitos de computadores) e as cerâmicas supercondutoras e super-resistentes, que poderão substituir o metal nos motores. Também crescem as chances na área de consultoria ambiental, já que hoje a legislação é mais rigorosa com relação à preservação do meio ambiente.

Dúvida Carreiras Química e Engenharia Química – Engenheiro Químico

A engenharia química se dedica ao desenvolvimento e aplicação de processos industriais que empregam reações químicas em laboratórios. O engenheiro químico aperfeiçoa as técnicas de extração, transformação e utilização de matérias-primas. Supervisiona o cumprimento de normas de segurança, estocagem e deslocamento de substâncias, e controla a qualidade na fabricação dos produtos. Pode ainda, projetar e dirigir a construção, funcionamento e montagem de instalações fabris ou estações de tratamento de resíduos.

– Currículo mínimo: Reatores Químicos, Introdução à Engenharia Química, Introdução à Energia Nuclear, Física, Cálculo, Mecânica, Compostos Químicos, Resistência dos Materiais, Equações Diferenciais, Introdução à Informática, Termodinâmica.

– Áreas de atuação: institutos de pesquisa e de meio ambiente, empresas públicas e privadas, lavouras, produção extrativa, indústria alimentícia, de plásticos, de papel e celulose, tintas e fertilizantes.

Veja também o nosso Teste de Capacidade Intelectual

Visite as seções de Vestibular e de Enem elas podem te ajudar a entrar na Faculdade!!

Publicado em:Dúvidas

Você pode gostar também