Menu fechado
Dúvida da Carreira Direito, advogado, profissão

Dúvida da Carreira Direito

Dúvida da Carreira Direito: Alguns dizem que Direito sempre é uma boa carreira, mas a gente sempre vê muito advogado em outra profissão, afinal como está mesmo esta profissão?

Dúvida da Carreira Direito – Resposta:

Direito

Dúvida da Carreira Direito – Descrição: A ideia de criação de um curso jurídico no Brasil surgiu em 1822, logo após a Independência. Através da Lei de 11 de Agosto de 1827, o Imperador D.Pedro I criou os dois primeiros cursos de Ciências Jurídicas e Sociais, um na cidade de São Paulo e outro na de Olinda, em Pernambuco. Os estudantes que desejavam cursar uma escola de Direito, até então, tinham de ir a Coimbra, Portugal.

A Faculdade de Direito de São Paulo instalou-se inicialmente no Convento de São Francisco que, com a concordância dos frades franciscanos e pelo Decreto Imperial de 11 de Agosto de 1827, foi escolhido para abrigar os cursos jurídicos, sendo inaugurada em 1o de março de 1828, pouco tempo antes de sua irmã de Olinda. O prédio antigo foi demolido na década de 1930, para dar lugar ao prédio atual, inaugurado em 1934. A incorporação da Faculdade de Direito à Universidade de São Paulo antecipou-se um pouco ao Decreto que formalizou a transferência, assinado por Getúlio Vargas somente em 10 de Agosto de 1934 (Decreto Federal n. 24102). Por esta Faculdade passaram estudantes que, posteriormente, tornaram-se personalidades destacadas na vida brasileira, sendo um dos mais notáveis Ruy Barbosa.

Em busca da justiça, da moral e da cidadania. Este é o grande objetivo dos profissionais do Direito, a profissão que sempre está em alta. Mas você sabe porque esta profissão é tão indispensável à sociedade? E se te perguntassem sobre a história do Direito, você saberia responder?

O nosso direito está baseado nas leis greco-romanas, e existe desde a era que antecede o nascimento de Cristo.

Em Maceió, três faculdades oferecem o curso de Direito: UFAL, CESMAC e FAL. A duração do curso é de 5 anos. O Direito está dividido em dois ramos: o Direito público e o privado. As áreas que podem ser exercidas pelos advogados são das mais variadas: cível, tributária, penal, trabalhista, ambiental, entre outras. Formando-se em Direito, o profissional pode ser, além de advogado, um promotor, um procurador e até um juiz.

 

Publicado em:Dúvidas

Você pode gostar também