Menu fechado
Dúvida de Carreira Publicidade, publicitário

Dúvida de Carreira Publicidade

 

Dúvida de Carreira Publicidade – Pergunta: Queria informações sobre o curso de Publicidade, se possível com mais informações do que as que já encontrei no site.

Dúvida de Carreira Publicidade – Resposta de sua dúvida: Definição: Publicitários são profissionais que, usando os meios de comunicação, influenciam opiniões e sentimentos do público para estimular o desejo de consumir produtos e serviços e para vender a imagem de diversas instituições, políticos e governos.

Dúvida de Carreira Publicidade – Atividades: Profissionais de publicidade criam projetos publicitários, produzindo anúncios, redigindo textos, ilustrando, fotografando, analisando produtos e veículos. São diversas atividades, em diversas áreas.

Dúvida de Carreira Publicidade – Agência de publicidade e propaganda:
· atendimento, normalmente função do gerente de conta: ouvir o cliente que quer lançar um produto ou serviço, para entender o que ele deseja que seja transmitido ao público;
· pesquisa e planejamento: analisar a viabilidade de comunicação do produto, o público a que se destina e as formas de garantir resultados, criando projetos de campanhas publicitárias de acordo com o orçamento autorizado pelo cliente, elaborando ações e calculando custos de criação, produção, lançamento e exibição das campanhas na mídia;
· criação: escrever textos e slogans ou inventar as imagens que vão marcar a campanha;
· produção: executar ideias da criação e dar forma final à campanha, trabalhando no computador, nas ruas ou em estúdios, produzindo vídeos, filmes, anúncios para jornais e revistas, cartazes de todos os tamanhos (incluindo outdoors);
· mídia: colocar a campanha nos diversos meios de comunicação — TVs, jornais, revistas, outdoors, encartes, folhetos, mantendo-se sempre atento ao orçamento do cliente;

Dúvida de Carreira Publicidade – Veículos de comunicação:
· atuar como profissional de ligação entre sua empresa e as agências de propaganda;
· planejar e executar campanhas publicitárias.

Dúvida de Carreira Publicidade – Nos departamentos de publicidade de empresas públicas ou privadas:
· criar campanhas publicitárias de lançamento de produtos ou serviços;
· contratar especialistas em texto e arte para a execução de campanhas;
· na área de marketing, fazer a ligação entre empresa, produto e consumidor, adequando a capacidade de produção e comercialização da empresa às características do mercado.

Publicitários podem ainda ser autônomos, realizando serviços para terceiros, trabalhar no magistério, lecionando técnicas de publicidade e propaganda.

Dúvida de Carreira Publicidade – São atribuições dos gerentes de marketing, publicidade e relações públicas:
• analisar o mercado constantemente, através de pesquisas, estatísticas, contato direto e avaliação do resultado das vendas, para detectar novas tendências e buscar novas oportunidades de ampliação dos negócios;
• estabelecer estratégias de divulgação, através de anúncios em jornais e revistas, filmes de TV, cinema, outdoors, displays, folders, folhetos.
• estabelecer parcerias com departamentos da empresa (vendas, compras, pesquisa) e fornecedores e prestadores de serviços (agências de publicidade, distribuidores e empresas de promoções), com o objetivo de obter maior eficiência nas vendas e maior divulgação dos produtos;
• participar de eventos internos e externos onde haja oportunidade de divulgar os produtos da empresa;
• participar da definição de preços, colocação de produtos no mercado, fluxo de produção e aproveitamento das oportunidades de mercado;
• estar sempre em contato com clientes;
• visitar pontos de venda de sua empresa para observar o andamento do trabalho;
• visitar os pontos de venda da concorrência para assimilar novas técnicas e avaliar erros e acertos;
• pesquisar, através de cursos, livros e revistas especializados, seminários, palestras e encontros profissionais, novas estratégias de marketing.

Gerentes de marketing direto, também chamados de gerentes de database marketing, são profissionais responsáveis pelo levantamento pormenorizado e preciso do comportamento dos clientes de sua empresa — efetivos e potenciais — e seu relacionamento com outras empresas, produtos e serviços em geral. Peritos em estatística e com total domínio das ferramentas de bancos de dados informatizados, seu trabalho contribui para desenhar as estratégias de marketing direto da empresa, traçadas em conjunto com o gerente de produto. O objetivo é tornar o marketing o mais eficaz possível, oferecendo o produto ao cliente certo na hora certa e fazendo com que o cliente se sinta especial. Utilizam a informática associada à pesquisa estatística para estabelecer correlações entre produtos e consumidores, criar modelos que antecipem movimentos do mercado e avaliar os resultados dos esforços de comunicação e de marketing realizados.

Dúvida de Carreira Publicidade – Características Pessoais: Autoconfiança; capacidade de comunicação; capacidade de convencimento; capacidade de negociação; capacidade de observação; capacidade de ouvir sugestões e críticas; capacidade de pensar e agir sob pressão; criatividade; dinamismo; espírito competitivo; espírito inovador; flexibilidade; habilidade para trabalhar em equipe; interesse pela natureza humana; interesse por formas variadas de comunicação; interesse por temas da atualidade; ousadia; senso de oportunidade.

Dúvida de Carreira Publicidade – Qualificação Requerida: O curso universitário de comunicação com especialização em publicidade, com duração de quatro anos, é muito importante no currículo, mas muitos publicitários têm formação diferente. Outros requisitos importantes são: a fluência em outras línguas — não só no inglês — já que muitas agências nacionais estão se associando a grupos internacionais; a leitura constante de revistas especializadas, para manter-se informado sobre as tendências da publicidade; e o acompanhamento de eventos do mundo da propaganda, para saber o que faz sucesso no Brasil e no mundo.

Dúvida de Carreira Publicidade – Mercado de Trabalho e Perspectivas: O mercado de trabalho para publicitários é saturado. A promessa de uma carreira bem remunerada e cheia de charme tem exercido um forte apelo sobre jovens de todo país: a partir da segunda metade da década de 1990, publicidade vem apresentando uma das maiores relações candidato-vaga nos exames de vestibular — uma média de 80 candidatos por vaga. A Associação Brasileira de Agências de Propaganda (ABAP) estima que 75% dos profissionais que trabalham em propaganda estão em São Paulo. A globalização da economia vem acirrando a competição entre as empresas, forçando-as a investir mais em propaganda. Também contribui para a expansão deste mercado o crescimento do setor de serviços. A entrada de grandes grupos estrangeiros no país abre novas vagas para o publicitário, tanto nos setores de planejamento quanto em atendimento e criação. A internet tem gerado algumas oportunidades e a criação de novas especialidades na área. Apesar disso, o crescimento do número de empregos não é suficiente para absorver a mão-de-obra que sai das universidades todos os anos. Existe também, a concorrência de outros profissionais: um desenhista industrial pode trabalhar em arte, ou um administrador de empresas pode planejar campanhas.

O mercado de trabalho para gerentes de marketing é promissor, mas extremamente seletivo: profissionais com sólida formação têm preferência. Deve crescer em função da maior competição que resulta da abertura do mercado brasileiro à competição internacional. Marketing passa a ser uma poderosa ferramenta frente à concorrência. Afinal, há milhões de pessoas que necessitam dos mais variados produtos, especialmente em países menos desenvolvidos, prontas a serem conquistadas por eficientes estratégias de marketing. Cada vez mais empresas vêm se conscientizando da importância do marketing para seu desenvolvimento. Nos últimos anos, o mercado de trabalho para gerentes de marketing se ampliou para além das grandes empresas. Pequenas e médias empresas já investem significativamente no setor. Não há desemprego para gerentes de marketing competentes e conceituados. Estes são disputados no mercado e têm um futuro promissor, embora trabalhem sob constante pressão e tenham que atender ao alto nível de exigência das empresas.

Dúvida de Carreira Publicidade – Onde Estudar:

· Universidades federais (UF):
DF: Brasília – Universidade de Brasília (UNB)
ES: Vitória – UFES
GO Goiânia – UFG
MG: Belo Horizonte – UFMG
MT: Cuiabá – UFMT
PE: Recife – UFPE
RJ: Niterói – UF Fluminense (UFF)
RJ: Rio de Janeiro – UFRJ
RS: Santa Maria – UFSM
RS: Porto Alegre – UFRGS
RS: Santa Maria – UFSM

· Universidades estaduais e municipais:
SC: Blumenal – Universidade Regional de Blumenal (FURB)
SP: São Paulo – Universidade de São Paulo (USP)
· Pontifícias universidades (PUC) e universidades católicas (UC):
BA: Salvador – UCSAL
MG: Belo Horizonte – PUC-MG
MS: Campo Grande – UC Dom Bosco (UCDB)
RJ: Rio de Janeiro – PUC-RJ
RS: Pelotas – UCPEL
SP: Campinas – PUCCAMP
SP: Santos – UC de Santos
SP: São Paulo – PUC-SP

Dúvida de Carreira Publicidade – Outras Fontes de Informação
· Associação Brasileira de Agências de Propaganda (ABAP) – RJ, SP
· Associação Brasileira de Propaganda (ABP) – RJ
· Associação dos Profissionais de Propaganda (APP) – SP
· Conselho Nacional de Auto-Regulamentação (CONAR) – SP
· Sindicatos das Agências de Propaganda – SP, RJ, RS
· Sindicatos dos Publicitários, em diversos estados

Visite as seções de Vestibular e de Enem elas podem te ajudar a entrar na Faculdade!!

Publicado em:Dúvidas

Você pode gostar também