Menu fechado
Dúvida de Carreiras em Letras, profissão

Dúvida de Carreiras em Letras

 

Dúvida de Carreiras em Letras: Quero saber o que o curso de Letras pode oferecer para trabalho e quais as melhores faculdades no setor.

Dúvida de Carreiras em Letras – Resposta de sua dúvida:

Letras
Formar-se em Letras significa ter amor pela profissão, pois todos sabem das dificuldades que os professores passam. Preparar aulas, corrigir provas e salários baixos fazem parte da vida desse profissional.

Porém, cada vez mais aumenta a importância do professor de línguas. Atualmente, conhecer muito bem o português e saber um idioma estrangeiro é importantíssimo para o mercado atual.
O profissional nessa área precisa estudar, pesquisar e ensinar todo o universo de uma língua, e dessa forma ele começa a entender a forma de pensamento de um povo, sua história e cultura.

Normalmente, a formação nessa área acontece com uma língua moderna, como inglês, francês, espanhol, alemão, árabe e japonês. Alguns preferem se especializar em línguas mortas como o latim e o grego.
Fazendo o curso você pode optar pelo bacharelado ou pela licenciatura. Só fazendo esta última que você pode ser professor de português ou algum outro idioma. No bacharelado a área de atuação abrange desde projetos de pesquisa até trabalhar como tradutor e intérprete. Ah, e prepare-se para ler muito durante o curso. Literatura brasileira e, principalmente, da língua escolhida estarão no decorrer de todo o curso.

Dúvida de Carreiras em Letras – Dica: É muito importante o candidato ter o hábito de ler e se sentir bem fazendo isso, pois o curso inteiro se baseia na leitura. Dedicação também é importante para ser um bom profissional.

Dúvida de Carreiras em Letras – Quais funções posso exercer?
O profissional de Letras pode trabalhar como tradutor e intérprete, professor, revisor de texto, fazer pesquisas, projetos de ensino escrever verbetes em dicionários, fazer crítica literária e trabalhar em áreas como centros culturais, planejando eventos, feiras de livros e palestras.

Dúvida de Carreiras em Letras- E o mercado?
Quem oferece o maior número de vagas são as escolas de nível médio e fundamental, porém o desenvolvimento das escolas de idiomas vêm trazendo novas vagas nesse setor. Há ainda a possibilidade de ser professor particular. As áreas de crítica literária, assessoria e consultoria, tradução e interpretação e até jornalística utilizam esses profissionais.

Dúvida de Carreiras em Letras – Duração: 4 anos.
Currículo mínimo: Língua e literatura brasileira, literatura brasileira, cultura brasileira, língua estrangeira moderna ou morta, literatura correspondente à língua escolhida e linguística. Remuneração Inicial: R$ 1.900

Graduação:
Unesp/Assis (SP)
USP/São Paulo (SP)
Unicamp (SP)
UF Minas Gerais (MG)
Unesp/Araraquara (SP)
Unesp/Rio Preto (SP)
UF R. G. do Sul (RS)
UF Rio de Janeiro (RJ)
PUC – RS (RS)
PUC – SP (SP)

Pós-Graduação:
Unesp/Assis (SP)
USP/São Paulo (SP)
Unicamp (SP)
USP/São Paulo (SP)
UF Minas Gerais (MG)
UF Rio de Janeiro (RJ)

Visite as seções de Vestibular e de Enem elas podem te ajudar a entrar na Faculdade!!

Saiba mais sobre Opção de carreira – Veja as Tendências de Carreiras – Saiba como escolher uma profissão com segurança – A hora da decisão, Oriente-se entre carreiras em alta! Veja as tendências de carreiras.

Publicado em:Dúvidas

Você pode gostar também