Menu fechado
Dúvida de Carreiras sobre Historiador, profissão, história

Dúvida de Carreiras sobre Historiador

 

Dúvida de Carreiras sobre Historiador – Sua dúvida: Eu sou um aluno do terceiro ano do ensino médio e queria que o senhor me desse alguns conselhos, pois pretendo que formar em História, mas ainda não sei bem como é o curso e qual é o mercado de trabalho. Gostaria que o senhor me desse algumas dicas. Queria saber qual é a função de quem o doutorado de História no mercado, também com relação a área de pesquisa, eu não sei exatamente a função de quem a faz no Brasil.

Dúvida de Carreiras sobre Historiador – Resposta de sua dúvida: O historiador é aquele que estuda e narra os fatos importantes e o cotidiano do passado dos povos e sua relação com o presente. Sua principal função é pesquisar, investigando e interpretando criticamente situações e acontecimentos passados e presentes. Seus estudos na área cultural, social, econômica e política de determinada época ou povo contribuem muito para resgatar a memória dos caminhos que segue a humanidade e para ampliar a compreensão da condição humana.

Dúvida de Carreiras sobre Historiador – Dica: Boa memória e capacidade de organização são muito importantes para exercer a profissão de historiador. É legal também ter gosto pela pesquisa e por ler e escrever.

Dúvida de Carreiras sobre Historiador – Funções a exercer: Além de atuarem como professores do ensino fundamental, médio e superior, os historiadores atuam na área de pesquisa e consultoria. Algumas das atividades desenvolvidas pelo profissional são: analisar e interpretar documentos originais como cartas, jornais e fotografias; fazer o levantamento e organização de acervos, bem como entrevistas, organização de informações e até mesmo atuar como produtor de arte, contratado por emissoras de televisão para ambientar personagens e orientar figurino.
Para exercer o magistério no ensino fundamental e médio, é preciso ter bacharelado e licenciatura em história. Para o ensino universitário, a licenciatura não é necessária, mas quase sempre é preciso ter o grau de mestre ou doutor. Programas de mestrado e doutorado em história da cultura, do Departamento de História da PUC do Rio, constituem excelente qualificação para prestadores de serviços de consultoria na área de produção cultural em geral

Dúvida de Carreiras sobre Historiador – Mercado de Trabalho: Periodicamente há concursos para a contratação de professores para a rede de ensino público fundamental e médio e para universidades públicas. A revista eletrônica História no Brasil (cpdoc@fgv.br), cuja assinatura é gratuita, informa sobre os concursos na área de história em todo o Brasil. Colégios e universidades particulares selecionam os professores através do currículo, e também por indicação. As instituições de pesquisa costumam selecionar estagiários que estejam cursando a faculdade, a partir do envio de currículos. Ao se formarem, alguns são contratados como assistentes de pesquisa, e mais tarde, já com o mestrado, como pesquisadores plenos.
O principal mercado de trabalho para esse profissional está no ensino, sendo que o maior mercado está no superior. Prefeituras e municípios têm feito concursos para o ensino fundamental e médio. O mercado para historiadores em universidades federais é restrito – abertura de vagas e concursos dependem da aposentadoria dos professores em exercício e de autorização do MEC. Há crescimento do mercado na área das atividades de pesquisa e consultoria para produções culturais.
Prefeituras e municípios têm feito concursos para o ensino fundamental e médio, mas os salários são bastante baixos. O mercado para historiadores em universidades federais é muito restrito — abertura de vagas e concursos dependem da aposentadoria dos professores em exercício e de autorização do MEC. O aumento do número de universidades particulares e cursinhos pré-vestibulares gerou um pequeno crescimento da demanda por professores de História. Há discreto crescimento do mercado também na área das atividades de pesquisa e consultoria para produções culturais. Nos centros de pesquisa histórica o mercado é estável.

Dúvida de Carreiras sobre Historiador – Duração: Quatro anos.
O currículo é focado nas disciplinas que abordam a história de períodos, regiões e temas específicos, como história geral, contemporânea, do Brasil e da ciência ou da arte. Para complementar, há matérias como sociologia, geografia, literatura brasileira, antropologia e arqueologia. Para dar aulas, você precisa complementar o bacharelado com as disciplinas pedagógicas da licenciatura plena. Salário médio inicial: R$ 1 600

Graduação
1. USP – SP
2. Unicamp (SP)
3. PUC-RJ
4. Unesp/Assis (SP)
5. UF Fluminense (RJ)
6. UF Minas Gerais (MG)
7. UF Rio de Janeiro (RJ)
8. UnB Brasília (DF)
9. UF R. G. do Sul (RS)
10. UF Uberlândia (MG)

Pós
1. USP São Paulo (SP)
2. Unicamp (SP)
3. UF Fluminense (RJ)

 

Visite as seções de Vestibular e de Enem elas podem te ajudar a entrar na Faculdade!!

Publicado em:Dúvidas

Você pode gostar também