Menu fechado
Dúvida de Estudo Passei e Agora? Passei no vestibular

Dúvida de Estudo Passei e Agora

 

Dúvida de Estudo Passei e Agora – Pergunta: Passei no vestibular, mas começou as minhas dúvidas. Será que vai dar certo? Tenho que sair do interior do Estado para a Capital. Será que vou me dar bem morando em república?

Dúvida de Estudo Passei e Agora – Resposta: Passei, e agora?
Imagine quantos estudantes como você, no período da adolescência para fase adulta, sonham ou até planejam cursar uma universidade fora de sua cidade? Motivos não faltam: desde a busca de novas experiências, da sensação de liberdade, de ser “ser dono do próprio nariz”, ou até mesmo pela necessidade de cursar uma universidade que tenha um curso que mais lhe atraia.

Nesse momento, todos os motivos são maiores do que pensar que essa nova situação poderá distanciá-lo de sua família e de seu conforto… mas, se não tem outra alternativa, vamos lá, com algumas dicas do que pode ser a sua vida futura…
Antes de preencher a primeira ficha de inscrição que aparecer em suas mãos, procure buscar mais informações que realmente lhe serão necessárias, para já começar economizando um dinheirinho. Por exemplo: verifique a localização da universidade; as condições que a cidade, o bairro e o campus lhe oferecem; quando for aprovado, visite com antecedência a sua futura moradia; e conheça se for possível, o perfil dos seus/suas colegas de casa.

Pois é, você passou no vestibular e vai morar fora de casa…. é normal, nessa “altura do campeonato”, principalmente para os mais gozadores, querer “tirar sarro” da pobre da mamãe, da vovó, do irmãozinho, já que “a partir de agora vai ser a pessoa mais feliz do mundo” e “não precisa de mais ninguém neste mundo”. Mas cuidado, a vida fora de casa é uma aula prática, mas não é tão fácil quanto se imagina, pois morar fora de casa implica em muitas obrigações.
O passo mais difícil é abrir mão de estar ao lado de sua família e dos amigos. Se essa é a sua preocupação, pense que você irá fazer novas amizades e que isso será importante para você amadurecer.

Depois que você optou mesmo por morar fora de casa, o resto é mais fácil, mas depende muito de você. Se for morar em uma república, cuidado, ao chegar, com o clima de entusiasmo de achar que pode estudar, arrumar a casa, lavar roupa, em fim, cuidar das tarefas do dia-a-dia.
Para isso é importante que fique bem claro quais são as responsabilidades de cada um… o melhor, caso todos tenham condições financeiras, é contratar uma empregada. Lembre-se que existem alguns costumes que para você possam parecer bobos, mas que para o seu colega seja o fim do mundo.

Dúvida de Estudo Passei e Agora: Algumas dicas importantes para você que vai morar em república:
– Mantenha a união
– Lembre-se que cada um tem seu jeito e sua personalidade e às vezes surgem divergências dentro de um grupo. Quando isso acontecer, reúna a moçada ao redor da mesa, mande as visitas embora e converse abertamente sobre os problemas que estão acontecendo. Lembre-se: a união é fundamental!

Dúvida de Estudo Passei e Agora – Organização: A república é sua casa e o ideal é que seja um lugar organizado, limpo e que você e seus amigos se sintam bem. Se você é uma pessoa organizada, pode acontecer de seu companheiro de república não ter a mesma vontade de deixar tudo arrumadinho.
Caso seu amigo costuma deixar tudo jogado na sala (coberta, travesseiro, pantufa, tênis, boné, livros, chaves), lembre-o que não se deve deixar objetos particulares em lugares de convívio geral como a sala e a copa.

Dúvida de Estudo Passei e Agora – Limpeza: Antes você tinha alguém que cuidava da cozinha e deixava a casa toda limpinha, mas agora é você quem tem que tomar esses cuidados. Você terá que estar atento à limpeza da casa toda! Já pensou em arrumar o quarto, a sala, cozinha, banheiro, quintal???? Pois é….
Na hora da limpeza, detalhes mínimos fazem muita diferença. Por exemplo: encha de água os pratos e copos sujos na pia, em vez de simplesmente abandoná-los lá, sendo que isso já evitaria um provável ataque das formigas e ajudaria quem for lavá-los mais tarde. Como foi dito antes, se você e seus amigos tiverem condições, contratem uma empregada, pois irá ajudar muito.

Dúvida de Estudo Passei e Agora – Finanças: Pois é, esse é outro ponto importante, lembre-se que tudo o que é gasto na república deve ser dividido entre seus moradores. Somando tudo, você terá gastos com alimentação, aluguel, contas (luz, telefone, etc..), transporte, diversão, mensalidade…. Já pensou em quanto dinheiro será gasto durante a faculdade?
Então, a dica é se controlar e não se comprometer em gastar mais do que pode. Lembre-se que o seu pai não é um cofrinho e que pelo fato dele não estar do seu lado, é você que tem que administrar suas finanças.

Dúvida de Estudo Passei e Agora – Tempo de Estudos: Não se esqueça de que além de se preocupar com tudo que foi dito acima, você está morando fora de casa justamente para estudar. Procure conciliar o estudo com os compromissos da casa para evitar problemas. Procure também separar um lugar dentro da casa para ser seu “canto de estudos”.

Dúvida de Estudo Passei e Agora – Depois da Faculdade: Para quem mora fora de casa durante a faculdade, essa passa a ser uma experiência que é levada para toda a vida, pois geralmente é nesse período que as pessoas mais amadurecem, aprendem a assumir responsabilidades e sabem como enfrentar problemas.
Saudade é um sentimento comum de todos os ex-moradores de república e um conselho que praticamente todos costumam dar para os “bixos” é: “Aproveitem! pois esse tempo não volta… Mas tenham responsabilidade”!

Aproveite e descanse sua mente com nossa Hora do Recreio

Publicado em:Dúvidas

Você pode gostar também