Dúvida na Carreira de Diplomacia - Vestibular1

Dúvida na Carreira de Diplomacia

Dúvida na Carreira de Diplomacia

 

Dúvida na Carreira de Diplomacia – Pergunta: GOSTARIA QUE ME INFORMASSEM ONDE POSSO CURSAR DIPLOMACIA. E SABER TAMBÉM SE EXISTE ALGUMA UNIVERSIDADE QUE FORNECE ESSE CURSO A DISTÂNCIA.

Dúvida na Carreira de Diplomacia – Resposta: Não conhecemos nenhum curso de Diplomacia à distância, mas podemos lhe informar o seguinte:

A arte de adaptar os interesses nacionais à realidade internacional, por meio do diálogo e da cooperação com os demais países, tornou-se mais complexa na era da globalização da economia, exigindo habilidades extras do diplomata.

Dúvida na Carreira de Diplomacia – Definição: Diplomatas são profissionais que, como funcionários do Ministério das Relações Exteriores — o Itamarati —, executam a política externa do Brasil em coordenação com outros funcionários do governo. Representam o país internamente, diante de representantes de outros países, ou no exterior; tomam parte de negociações políticas e econômicas em nome do país perante outros países e cuidam da imagem do país e de sua comunicação com outros países.

Dúvida na Carreira de Diplomacia – Atividades: A atividade diplomática desdobra-se em três funções básicas: representação, negociação e informação. O diplomata poderá exercer essas funções em sete grandes áreas:

  • administrativa: dirigindo órgãos do Ministério das Relações Exteriores no Brasil ou no exterior, controlando recursos financeiros, materiais e humanos;
  • estratégica: participando da definição das políticas externas e da administração das atividades do Itamarati;
  • de promoção comercial: incrementando as relações comerciais com outros países, acompanhando transações internacionais;
  • consular: dando assistência aos brasileiros em outros países, emitindo passaportes e vistos, reconhecendo firmas e documentos, cuidando da fiscalização e do despacho de navios brasileiros em cidades portuárias estrangeiras;
  • multilateral: representando o país em entidades internacionais e integrando ou chefiando delegações;
  • econômica: defendendo os interesses nacionais nas negociações com outros países; preparando agendas de encontros comerciais no exterior para grupos de empresários;
  • política: assessorando o governo nos entendimentos e negociações com o país no qual serve; coletando, analisando, interpretando e redigindo relatórios sobre política internacional; assessorando a Câmara e o Senado; em situações extremas, exercendo a chamada “diplomacia secreta”, em que a segurança de Estado exige sigilo.

Dúvida na Carreira de Diplomacia – Condições de Trabalho: Os diplomatas geralmente trabalham em ambientes de luxo, bem equipados e com boa infra-estrutura de apoio, no Brasil ou no exterior. Durante negociações longas ou em momentos de crise política e conflitos internacionais, há situações de estresse. O diplomata não tem residência fixa: é transferido de um país a outro, geralmente a cada dois ou quatro anos, segundo os interesses do governo. De modo geral, sua vida pessoal fica em segundo plano. Em início de carreira, faz serviços internos ou serve em países não desenvolvidos ou até mergulhados em guerra civil. Lugares atraentes como Nova Iorque, Paris e Londres são reservados para diplomatas experientes e renomados.

Dúvida na Carreira de Diplomacia – Características Pessoais: Autocontrole; capacidade de adaptação a novas situações; capacidade de comunicação; capacidade de lidar com situações adversas; liderança; capacidade de negociação; capacidade de pensar e agir sob pressão; discrição; facilidade de expressão; gosto pelo debate; habilidade para escrever; interesse em adquirir conhecimento em diversas áreas; interesse por línguas; interesse por temas da atualidade.

Dúvida na Carreira de Diplomacia – Qualificação Requerida: Para ser diplomata, é necessário o diploma do Instituto Rio Branco. O concurso é um dos mais severos e concorridos do país, com média de 80 candidatos por vaga. Só podem fazer as provas, brasileiros natos que estejam em dia com suas obrigações civis e possuam curso superior completo com conhecimento profundo de inglês. O conhecimento de uma terceira língua é um diferencial importante na carreira.

Dúvida na Carreira de Diplomacia – Recrutamento: O recrutamento é feito diretamente entre os formandos do Instituto Rio Branco, que têm contratação garantida. É o Itamarati que cede funcionários necessários ao cumprimento das normas do protocolo (necessário em solenidades e recepções) e ao bom andamento das relações internacionais em outros órgãos do governo, como Presidência, Vice-presidência e Ministérios.

Dúvida na Carreira de Diplomacia – Mercado de Trabalho: Com a globalização da economia e o crescimento das relações internacionais, a carreira é promissora, embora restrita às poucas vagas oferecidas pelo Ministério das Relações Exteriores. O Itamarati conta com cerca de 3.500 funcionários do quadro permanente, sendo diplomatas, oficiais e assistentes de chancelaria (auxiliares do trabalho do diplomata) em serviço no Brasil e nas missões no exterior. O primeiro posto da carreira é o de 3º secretário subindo para 2º e 1º secretário, conselheiro, ministro de 2ª classe, ministro de 1ª classe, que é o embaixador e chanceler (ministro das relações exteriores). As promoções são por tempo de serviço, de cinco em cinco anos, ou por merecimento.

Dúvida na Carreira de Diplomacia – Onde Estudar: Apenas no Instituto Rio Branco em Brasília, DF. O concurso é anual, com inscrição de janeiro a março, e provas de março a julho. Há cursos preparatórios para o vestibular em algumas capitais.

Dúvida na Carreira de Diplomacia – Carreiras Relacionadas:

  • Advogado
  • Cientista social
  • Economista
  • Especialista em comércio exterior
  • Especialista em relações internacionais
  • Historiador
  • Oficial e assistente de chancelaria

Dúvida na Carreira de Diplomacia – Outras Fontes de Informação: Página do Ministério das Relações Exteriores na Internet: www.mre.gov.br.

 

Visite as seções de Vestibular e de Enem elas podem te ajudar a entrar na Faculdade!!

Dúvida na Carreira de Diplomacia

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta