Menu fechado
Dúvidas de Estudo em Redação, como fazer redação

Dúvidas de Estudo em Redação I

 

Dúvidas de Estudo em Redação I – Veja abaixo algumas dúvidas e respostas selecionadas pelo V1 da matéria de Redação.

Dúvidas de Estudo em Redação I – Pergunta: Atualmente curso o 3º ano de ciências econômicas, porém pretendo fazer um vestibular para direito, já tentei algumas vezes e não consegui devido as minhas redações, gostaria de contar com a ajuda de você. Nesta área mais especifica, desde já agradeço no aguardo de vossa resposta.

Dúvidas de Estudo em Redação I – Resposta: Vamos procurar mantê-la bem informada e atualizada sobre tudo que rola sobre vestibular. Aguarde novas mensagens e confira!

  1. Leia com atenção o tema proposto. Não corra o risco de receber uma nota baixa por ter se afastado do tema.
  2. Faça o tópico frasal. Isso o ajudará a não se afastar do tema.
  3. Exponha suas ideias de forma clara, e não comece sua dissertação com períodos longos.
  4. Não use expressões como eu acho, eu penso, quem sabe, pois demonstram dúvidas em seu argumento, e você deve persuadir o leitor com argumentos convincentes.
  5. Seja claro no modo de expor suas ideias. Evite usar palavras difíceis que possam prejudicar a compreensão de seu texto. Caso queira utilizá-las certifique-se que não alterarão o significado do texto.
  6. Não use gírias ou palavras de cuja grafia você não tenha certeza.
  7. Evite usar letra de forma, que dificulta a distinção entre maiúsculas e minúsculas.
  8. Faça uma grafia legível, e uma redação limpa. Evite rasurar.
  9. Pingos nos is são apenas pingos. Não vale usar bolinhas no lugar deles.
  10. Coloque título em sua redação.

A primeira etapa de uma redação consiste em compreender plenamente o tema. Em linguagem simples, você deve perceber o conteúdo do tema.

Dúvidas de Estudo em Redação I : Uma dissertação consiste numa redação analítica sobre o tema proposto pela banca examinadora que elabora a prova. Dessa maneira, o vestibulando deve defender uma opinião sobre o assunto exigido pela faculdade. Portanto, ao contrário da opinião tradicional, o aluno não pode ser neutro quanto ao tema em questão. O Ministério da Educação determina que as opiniões não devam ser julgadas, mas sim avaliadas se estão explicadas e defendidas com coerência e lógica.

Dúvidas de Estudo em Redação I – A nota que vai receber julgará:
– adequação ao tema. A banca examinadora avalia se o vestibulando entendeu o tema proposto e redigiu um texto adequado a ele. Fugir do assunto, como se diz na gíria estudantil, implica nota zero;
– coerência no desenvolvimento do tema. As ideias contidas no texto devem estar interligadas de maneira lógica. O vestibulando não pode propor uma opinião no início do texto e desmenti-la no final;
– norma culta. O candidato a uma vaga nas faculdades e universidades precisa usar a língua portuguesa de maneira adequada, estruturas sintáticas (regência verbal e concordância) corretas e termos semanticamente precisos; portanto, não se deve usar uma palavra cujo sentido real você não conhece. Norma culta não quer dizer termos sofisticados, mas palavras simples e precisas no contexto da dissertação. Não pense que preciosismos (palavras complicadas) valorizam sua redação; pelo contrário, são ridículos. Em síntese, o vestibulando deve usar termos correntes com significados adequados;
– criatividade. É claro que uma abordagem original do tema valoriza seu texto. Mas, o vestibulando deve ter cuidado em não confundir criatividade com ideias esdrúxulas. Na gíria estudantil, não viaje.

Dúvidas de Estudo em Redação I – Lembre-se: Ninguém pode exigir que você escreva bem, pois isto pressupõe talento; as faculdades querem que se escreva certo.

Dúvidas de Estudo em Redação  – Os passos:
1) interrogar o tema;
2) responder, com a opinião
3) apresentar argumento básico e auxiliar
4) apresentar fato- exemplo
5) concluir

Vamos supor que o tema proposto seja: Nenhum homem é uma ilha.
Primeiro, precisamos entender o tema. Ilha, naturalmente, está em sentido figurado, significando solidão, isolamento.
Dúvidas de Estudo em Redação I: Vamos sugerir alguns passos para a elaboração do rascunho de sua redação:
– Transforme o tema em uma pergunta: Nenhum homem é uma ilha?
– Procure responder essa pergunta, de um modo simples e claro, concordando ou discordando (ou, ainda, concordando em parte e discordando em parte): essa resposta é o seu ponto de vista.
– Pergunte a você mesmo, o porquê de sua resposta, uma causa, um motivo, uma razão para justificar sua posição: aí estará o seu argumento principal.
– Agora, procure descobrir outros motivos que ajudem a defender o seu ponto de vista, a fundamentar sua posição. Estes serão argumentos auxiliares.
– Em seguida, procure algum fato que sirva de exemplo para reforçar a sua posição. Este fato-exemplo pode vir de sua memória visual, das coisas que você ouviu, do que você leu. Pode ser um fato da vida política, econômica, social. Pode ser um fato histórico. Ele precisa ser bastante expressivo e coerente com o seu ponto de vista. O fato-exemplo, geralmente, dá força e clareza à nossa argumentação. Esclarece a nossa opinião, fortalece os nossos argumentos. Além disso, pessoaliza o nosso texto, diferencia o nosso texto: como ele nasce da experiência de vida, ele dá uma marca pessoal à dissertação.
– A partir desses elementos, procure juntá-los num texto, que é o rascunho de sua redação. Por enquanto, você pode agrupá-los na sequência que foi sugerida.

O apoio dado pela seção Redação Nota 10 do Vestibular1 tem informações e dicas exclusivas em que você pode enviar textos para correção e ainda consultar outras redações corrigidas seguindo os critérios do MEC.

Dúvidas de Estudo em Redação I

Publicado em:Dúvidas

Você pode gostar também