Menu fechado
Dúvidas respondidas de Biologia, vestibular

Dúvidas respondidas de Biologia III

 

Dúvidas respondidas de Biologia III – Pergunta: Quais as doenças causadas pela hipovitaminas?
Dúvidas respondidas de Biologia III – Resposta: A Hipovitaminose A é a deficiência de Vitamina A em nível dietético, bioquímico ou clínico, com repercussões sistêmicas que afetam as estruturas epiteliais de diferentes órgãos, sendo os olhos o mais evidente. O termo mais atual, usado em substituição a Hipovitaminose A, é Deficiência de Vitamina A.

Dúvidas respondidas de Biologia III – Funções: A Vitamina A é essencial ao crescimento e desenvolvimento do ser humano. Atua também na manutenção da visão, no funcionamento adequado do sistema imunológico (defesa do organismo contra doenças, em especial as infecciosas), mantém saudáveis as mucosas (cobertura interna do corpo que recobre alguns órgãos como nariz, garganta, boca, olhos, estômago) que também atuam como barreiras de proteção contra infecções. Estudos mais recentes vêm mostrando que a Vitamina A atua como antioxidante (combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento e estão associados a algumas doenças). Porém, recomenda-se cautela no uso de vitamina A, mediante o uso de suplementos medicamentosos, por exemplo, uma vez que, em excesso, ela também é prejudicial ao organismo.

Dúvidas respondidas de Biologia III – Consequências da deficiência de Vitamina A: A deficiência de Vitamina A (Hipovitaminose A) é uma doença nutricional grave e é a causa mais frequente de cegueira previsível entre crianças. Além das alterações oculares que podem levar a cegueira, a deficiência contribui para o aumento das mortes e doenças infecciosas na infância.
Sinais da carência: O diagnóstico da Deficiência de Vitamina A só pode ser confirmado por profissionais de saúde, pois muitos dos sinais são comuns a outras doenças como pele seca e fadiga, embora outros sejam mais característicos da Hipovitaminose A:
– a nictalopia (cegueira noturna), que é a dificuldade do indivíduo em enxergar à noite ou em ambientes de pouca luminosidade, é um sinal mais característico e precoce da deficiência de Vitamina A. Outras alterações oculares características da deficiência são a xeroftalmia (condutivas secas, sem brilho) e a Mancha de Bitot.
– Infecções frequentes podem indicar carência, pois a falta de Vitamina A reduz a capacidade do organismo de se defender das doenças.

Dúvidas respondidas de Biologia III – Causas da Deficiência: A deficiência de Vitamina A pode ser causada por:
– falta de amamentação ou desmame precoce: o leite materno é rico em vitamina A e é o alimento ideal para crianças até seis meses de idade. Se a criança não é amamentada ao peito ou deixa de receber o leite materno antes dos quatro meses de vida pode apresentar deficiência de Vitamina A;
– ingestão insuficiente de alimentos ricos em vitamina A: os indivíduos podem ingerir alimentos em quantidades insuficientes, levando a uma ingestão também insuficiente de Vitamina A. Isso ocorre porque as pessoas/famílias não dispõem de recursos financeiros para adquirirem os alimentos necessários à sua sobrevivência e também porque podem desconhecer os alimentos que são as fontes mais ricas de Vitamina A;
– ingestão insuficiente de alimentos que contêm gordura: gorduras em excesso devem ser evitadas porque podem ocasionar diversos problemas de saúde. Porém, o organismo humano necessita de uma quantidade de gordura proveniente dos alimentos para manter diversas funções essenciais ao seu bom funcionamento. Uma delas é permitir a absorção de algumas vitaminas, chamadas lipossolúveis (Vitaminas A, D, E e K). Se a alimentação é isenta de gordura, pode vir a ocorrer uma deficiência de vitamina A.
– infecções frequentes: as infecções que acometem as crianças principalmente levam a uma diminuição do apetite: a criança passa a ingerir menos alimentos quando está doente podendo levar a duma deficiência de Vitamina A. Além disso, a infecção faz com que as necessidades orgânicas de Vitamina A sejam mais altas, levando a redução dos estoques da vitamina no organismo e desencadeando ou agravando a deficiência.

Dúvidas respondidas de Biologia III – Principais fontes alimentares de Vitamina A: A vitamina A pré-formada (retinol) (“pronta para ser usada pelo organismo”) é encontrada em alimentos de origem animal: carnes (principalmente fígado), peixes, ovos e leite integral e derivados. Vegetais também são fontes de Vitamina A, que se apresenta na forma de precursores da Vitamina, os carotenoides, os quais, no organismo, se converterão em vitamina A. Em geral, frutas e legumes amarelos e alaranjados e vegetais verdes-escuros são ricos em carotenoides: manga, mamão, cajá, caju maduro, goiaba vermelha, abóbora/moranga/jerimum, cenoura, acelga espinafre, chicória, couve, salsa etc. Alguns frutos de palmeira e seus óleos são muito ricos em vitamina A: dendê, buriti, pequi, pupunha, tucumã.

Apostilas de todas as matérias para download grátis. Resumos, revisão de matérias, trabalhos prontos, exercícios resolvidos, simulados e muito mais! Para Vestibular e Enem.

Publicado em:Dúvidas

Você pode gostar também