Menu fechado
Dúvidas respondidas de Biologia, vestibular

Dúvidas respondidas de Biologia IX

 

Dúvidas respondidas de Biologia IX – Pergunta: A síntese de proteínas, de acordo com a informação contidas nos genes, ocorre por intermédio de?

Dúvidas respondidas de Biologia IX – Resposta: A síntese de proteínas acontece pela captura de ribossomos inativos no nucléolo, os quais são transportados pelo RNAt até o citoplasma onde se tornam ativos e depois de capturados mais ribossomos e combinados com as proteínas são lançados no Retículo Endoplasmático rugoso local da síntese das proteínas. Compreenda o mecanismo da Síntese Proteica.

Dúvidas respondidas de Biologia IX – Papel biológico do DNA/ Autoduplicação
As espécies biológicas são muito estáveis quanto às suas características básicas: por exemplo, a espécie humana não mudou apreciavelmente nos últimos milhares de anos. Essa estabilização nas características fundamentais das espécies é conseguida pela transmissão de genes, de geração à geração. Os genes (segmentos da molécula de DNA) “ditam” as características dos organismos. Faz-se necessário então um mecanismo de duplicação dos genes, de tal forma que os destinados aos descendentes sejam idênticos aos dos pais. O DNA tem a capacidade de se autoduplicar (copiar o seu código genético).
Nas divisões celulares (mitoses) mesmo não relacionadas com a reprodução, as células filhas recebem um conjunto de genes idênticos aos da célula mãe; neste caso também, cada molécula de DNA produz uma cópia fiel, ou seja, se autoduplica.
Além de compor a cromatina (cromossomos) nuclear, o DNA aparece nos orgânulos celulares mitocôndrias, cloroplastos e centríolos codificando suas atividades, produção de proteínas e capacidade multiplicativa.

Dúvidas respondidas de Biologia IX – Síntese de RNA. 
Outro papel do DNA é sua capacidade de controlar toda e qualquer atividade química da célula. As reações químicas celulares dependem sempre de enzimas. Os genes controlam a produção de enzimas celulares da seguinte maneira: O DNA produz moléculas de RNA, que vão ao citoplasma. No citoplasma o RNA “comanda” a fabricação de uma certa proteína (que por muitas vezes, é uma enzima). A sequência de aminoácidos na proteína depende da sequência do RNA; a sequência do RNA depende da sequência de bases do DNA que o fabricou. Ao pedaço de DNA que contém a informação para a produção de uma proteína chamamos de cístron, que é uma das maneiras de conceituar o gene.

Dúvidas respondidas de Biologia IX – Duplicação do DNA.
Para o DNA se duplicar, há necessidade de uma enzima especial, DNA polimerase. A enzima estando presente ocorrem as seguintes etapas:
as pontes de hidrogênio que ligam as bases nitrogenadas se rompem, as duas fitas se afastam.
nucleotídeos livres de DNA, que já existem na célula, se encaixam nas duas fitas que se afastaram. O encaixe só ocorre se as bases forem complementares.
quando as duas fitas originais tiverem sido completadas por nucleotídeos novos, estaremos em presença de duas moléculas de DNA idênticas entre si. Em cada molécula, há um filamento antigo, que pertencia a molécula-mãe, e um novo, que se formou a partir do antigo (duplicação semi-conservativa).

Dúvidas respondidas de Biologia IX – Como o DNA fabrica RNA (Transcrição) 
Aqui também, é a sequência do DNA que condiciona a sequência na molécula de RNA. Uma diferença importante com a duplicação é que apenas uma fita de DNA funciona como molde. O RNA produzido será, portanto, fita simples e não fita dupla. Ocorrem as seguintes etapas:
é necessária a presença de uma enzima: a RNA polimerase.
as pontes de hidrogênio se desfazem; as duas fitas de DNA se afastam.
encaixam-se nucleotídeos livres de RNA apenas numa das fitas de DNA (fita ativa).
a molécula de RNA (fita única), se destaca de seu molde de DNA e migra ao citoplasma.
as duas fitas de DNA tornam a parear, reconstituindo a molécula original.

 

Apostilas de todas as matérias para download grátis. Resumos, revisão de matérias, trabalhos prontos, exercícios resolvidos, simulados e muito mais! Vestibular e Enem.

Dúvidas respondidas de Biologia IX

 

Publicado em:Dúvidas

Você pode gostar também