Menu fechado
Dúvidas respondidas de Biologia, vestibular

Dúvidas respondidas de Biologia X

 

Dúvidas respondidas de Biologia X – Pergunta: Tipos de RNA

Dúvidas respondidas de Biologia X – Resposta: TIPOS DE RNA
RNA-m (RNA mensageiro). Leva ao citoplasma a “mensagem” genética do DNA, orientando a síntese de proteínas. É a sequência dos códons do RNA-m que determina a sequência dos aminoácidos na proteína. Para poder produzir proteínas, o RNA-m se associa aos ribossomos existentes no citoplasma.
RNA-t (RNA transportador). São moléculas pequenas, de aproximadamente 80 nucleotídeos. O RNA transportador possui numa certa região uma sequência de 3 bases livres (anticódon).
Existem vários tipos de RNA transportadores, que variam quanto à sequência das 3 bases. O papel dos RNA-t é de capturar aminoácidos que se encontram dissolvidos no citoplasma e carregá-los ao local da síntese proteica. Cada transportador é específico em relação ao aminoácido que ele transporta. Esta especificidade é condicionada pela sequência de 3 bases (chamada anticódon); assim o transportador com anticódon CAA transporta o aminoácido valina, o RNA-t UGU carrega o aminoácido treonina, etc..

Dúvidas respondidas de Biologia X: RNA-r (RNA ribossômico). É o RNA de fita mais comprida. O papel do RNA-r, pelo que se conhece até hoje, é estrutural: serve como matéria-prima para a construção dos ribossomos. Os ribossomos são indispensáveis para a tradução: ou seja, sem ribossomos, aparentemente nunca ocorre síntese proteica.

Dúvidas respondidas de Biologia X: Os esquemas abaixo são indispensáveis para a compreensão do mecanismo da síntese proteica.
1) Um ribossomo se associa a uma molécula de RNA-m, abrangendo 2 códons. No códon UUU se liga um RNA-t com anti-códon AAA, trazendo o aminoácido fenilalanina. No 2º códon GAG, entra um transportador com anti-códon CUC, trazendo o aminoácido ácido glutâmico. Entre a fenilalanina e o ácido glutâmico se forma uma ligação peptídica.

2) A 1ª molécula de RNA-t se destaca do RNA-m, desligando-se também do aminoácido que havia trazido; o RNA-t sai do ribossomo, podendo ir em busca de nova molécula de fenilalanina.
A correspondência entre DNA, RNA e aminoácidos.
– Código Genético –

3) O ribossomo se desloca ao longo do RNA-m, abrangendo agora um terceiro códon (GUA). Entra o RNA-t (CAU) trazendo o aminoácido valina. Forma-se uma ligação peptídica entre os dois aminoacidos, e simultaneamente,o 2º RNA-t se desliga do ribossomo.

4) Após percorrer a molécula, o ribossomo sairá finalmente do RNA-m, ficando o polipeptídeo livre no citoplasma ou encaminhado para o retículo endoplasmático, afim de ser transportado no interior da célula. É claro que a mesma molécula de RNA-m pode ser “lida” (traduzida) por outro ribossomo, que seguirá passo a passo o caminho percorrido pelo primeiro: o polipeptídeo formado será, evidentemente, idêntico ao primeiro.

Dúvidas respondidas de Biologia X – Observação: Modificações (mutações) no código genético podem levar à síntese de proteínas modificadas, resultando em anomalia ou doenças, como por exemplo, a anemia falciforme (siclemia).
Dúvidas respondidas de Biologia X – Pergunta: No aparelho mitótico de onde são originadas as fibras cromossômicas? São dos centríolos ou dos cinetócoros?

Dúvidas respondidas de Biologia X – Resposta: No final da prófase formam-se, na região do centrômero, dois outros centros organizadores de microtúbulos: os cinetócoros. Estes irão organizar novas fibras: as fibras cromossômicas ou cinetocórias, que só se formarão na prometáfase. São os cinetócoros.

Publicado em:Dúvidas

Você pode gostar também