Menu fechado
Dúvidas respondidas de Física, questões física

Dúvidas respondidas de Física IV

 

Dúvidas respondidas de Física IV – Pergunta: Porque o céu é Azul?

Dúvidas respondidas de Física IV – Resposta: O Sol emite luz branca, composta de todas as cores visíveis em um arco-íris. A luz ao atravessar a atmosfera terrestre, colide com as moléculas de ar, podendo ser dispersada ou absorvida.

Embora as taxas de dispersão e absorção dependam de fatores como a umidade do ar, quantidade e tipo de partículas suspensas, entre outros (é por isso que o céu nem sempre é azul), podemos dizer que de modo geral o Céu é Azul porque:

A dispersão ocorre com muito mais intensidade para as ondas luminosas de frequências altas, como o azul e o violeta. Desta forma, quase toda a luz de cor azul é espalhada ao redor do céu em todas as direções.

As ondas luminosas de baixas frequências, como o vermelho e o laranja, quase não sofrem dispersão ao atravessar a atmosfera, portanto atingem em maior quantidade a superfície da Terra.

 

Dúvidas respondidas de Física IV – Pergunta:Você poderia me explicar mais sobre Potencial Elétrico? Não entendo aquele postulado que fala que, quando Q>0, as cargas vão para potenciais menores, … Gostaria de saber onde posso achar mais sobre isto.

Dúvidas respondidas de Física IV – Resposta: Energia potencial elétrica

Imagine dois objetos eletrizados, com cargas de mesmo sinal, inicialmente afastados. Para aproximá-los, é necessária a ação de uma força externa, capaz de vencer a repulsão elétrica entre eles. O trabalho realizado por esta força externa mede a energia transferida ao sistema, na forma de energia potencial de interação elétrica. Eliminada a força externa, os objetos afastam-se novamente, transformando a energia potencial de interação elétrica em energia cinética à medida que aumentam de velocidade. O aumento da energia cinética corresponde exatamente à diminuição da energia potencial de interação elétrica.

Dúvidas respondidas de Física IV – Potencial elétrico

Com relação a um campo elétrico, interessa-nos a capacidade de realizar trabalho, associada ao campo em si, independentemente do valor da carga q colocada num ponto desse campo. Para medir essa capacidade, utiliza-se a grandeza potencial elétrico.

Para obter o potencial elétrico de um ponto, coloca-se nele uma carga de prova q e mede-se a energia potencial adquirida por ela. Essa energia potencial é proporcional ao valor de q. Portanto, o quociente entre a energia potencial e a carga é constante. Esse quociente chama-se potencial elétrico do ponto.

 

Para se preparar para o Enem e vestibulares neste ano, o Vestibular1 é uma ferramenta essencial! Os canais de Revisão OnLine e de Vestibular vão fazer a diferença, saiba tudo de vestibulares e do Enem, as informações e dicas exclusivas só pra você. Outro canal imperdível é o de Redação, saiba fazer uma Redação Nota 10!

Publicado em:Dúvidas

Você pode gostar também