Dúvidas respondidas de Geografia II - Vestibular1

Dúvidas respondidas de Geografia II

Dúvidas respondidas de Geografia II

 

Dúvidas respondidas de Geografia II – Pergunta: Gostaria que você respondesse o significado de algumas palavras. Já pesquisei em vários lugares e até agora nada. As palavras são: Planetesimais, Península escandinava, Dorsal meso Atlântica, Cânions, Tectonismo, Cárpatos, Epirogêneses e montanhas rochosas

Dúvidas respondidas de Geografia II – Resposta: Planetesimais: Planetesinal, Corpo sólido hipotético de pequenas dimensões que teria se formado quando a nebulosa proto-solar se colapsou com um disco e fragmentou.

Dúvidas respondidas de Geografia II – Península Escandinava: Escandinávia, nome que se aplica em conjunto à Noruega, Suécia (que formam a península Escandinava) e Dinamarca. Os três países se agrupam devido a um passado histórico, cultural e linguístico em comum.
Dorsal meso Atlântica: O oceano Atlântico começou a formar-se há 150 milhões de anos, quando se afastou do grande continente de Gondwana como resultado da separação da América do Sul e da África, que ainda continua, com uma progressão de vários centímetros por ano ao longo da dorsal submarina Meso-atlântica, cadeia montanhosa que se estende de norte a sul, com aproximadamente 1.500 km de largura, na qual ocorrem frequentes erupções vulcânicas e terremotos.
As cadeias submarinas se estendem de forma desigual de leste a oeste entre as plataformas continentais e a dorsal Meso-atlântica, dividindo os fundos oceânicos em uma série de bacias conhecidas como planícies abissais. As quatro bacias do lado americano têm uma profundidade de mais de 5.000 m e são: a bacia Norte-americana, a da Guiana, a do Brasil e a Argentina. O perfil euro-africano está marcado por várias bacias de menor profundidade: a bacia da Europa ocidental, Canárias, Cabo Verde, Serra Leoa, Guiné, Angola, Cabo e Cabo Agulhas. A grande bacia Atlântico-antártica se estende ao longo da área mais meridional da cordilheira Meso-atlântica e da Antártica.

Dúvidas respondidas de Geografia II – Cânions: erosão profunda e estreita, resultante da ação de um curso de água numa cadeia de montanhas. O canyon mais famoso do mundo é o Grand Canyon. Parque nacional do Grand Canyon, situado no norte do estado do Arizona (Estados Unidos), foi fundado como monumento nacional em 1908 e como parque nacional em 1919. Possui 4.930 km2, incluindo o famoso Grande Cânion do Colorado. A parte setentrional, mais fria, é coberta de matas virgens com álamos e abetos; a meridional apresenta pinheiros e zimbros. Na fauna, abundam os cervos, os antílopes, os pumas e os muflões.

Dúvidas respondidas de Geografia II – Tectonismo: Tectônica, ramo da geologia que estuda a movimentação das camadas da crosta, por efeito das forças do interior da terra (endógenas). Dedica-se, também, a estudar o dinamismo das forças que interferem na movimentação das camadas da crosta terrestre. Geralmente, como resultado dessas forças se dá o aparecimento das placas tectônicas, dobras, falhas, fraturas ou lençóis de arrastamento (Ver também Tectônica de placas).
A tectônica descreve geometricamente as deformações da crosta terrestre e analisa as diferentes teorias que procuram explicar os seus mecanismos formadores. Vulcanismo e sismologia são áreas do conhecimento intimamente relacionadas com a tectônica.

Dúvidas respondidas de Geografia II – Cárpatos: Cárpatos, principal sistema montanhoso da Europa centro-oriental, estende-se por 1.450 km, desde a Bratislava até o desfiladeiro Porta de Ferro (Romênia), em forma de arco cujos extremos descansam sobre o rio Danúbio. Atinge sua altitude máxima no pico Gerlachovka (2.654 m). É composto por numerosas serras, tais como os Pequenos Cárpatos, os Cárpatos Brancos, os montes Tatry, os Cárpatos Orientais e os Alpes da Transilvânia. É cabeceira dos rios Dniester e Vístula.

Dúvidas respondidas de Geografia II – Epirogêneses: processo diastrófico (movimentos orogênicos que produzem os relevos da crosta terrestre) de grande amplitude, graças a qual se formam os continentes.
Montanhas rochosas: cadeia montanhosa da América do Norte com uma extensão de 3.220 km, desde o Novo México (EUA) até o nordeste da província da Colúmbia Britânica (Canadá). Formada por levantamentos da cortiça terrestre em finais do cretáceo e princípios do terciário, e modelada pelas geleiras durante o pleistoceno. Divide-se em quatro unidades principais: sul, central, norte e canadense. As Montanhas Rochosas do Sul se estendem desde o Novo México até o sul de Wyoming; apresentam a maior altitude da cadeia, o monte Elbert (4.399 m), no Colorado. As centrais abrangem o nordeste de Utah, oeste de Wyoming, leste de Idaho e sul de Montana. As Rochosas do norte ocupam o norte de Idaho, leste de Montana e nordeste de Washington. As Rochosas canadenses se localizam a sudoeste de Alberta e leste da Colúmbia Britânica. As geleiras que descem dos montes da Colúmbia constituem o maior campo de gelo da cadeia e alimentam os rios Saskatchewan, Athabasca, Fraser e Columbia.
A cadeia é a divisa separadora dos rios que deságuam no Atlântico ou Ártico dos que deságuam no Pacífico, além de ser a cabeceira do Arkansas, Colorado, Columbia e Missouri, entre outros.

Apostilas de todas as matérias para download grátis. Resumos, revisão de matérias, trabalhos prontos, exercícios resolvidos, simulados e muito mais!

Bolsa de estudos no Vestibular1, O Vestibular1 ajuda você a encontrar bolsas de estudo que poderá mudar o seu futuro.

Dúvidas respondidas de Geografia II

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta