Dúvidas respondidas de Geografia III - Vestibular1

Dúvidas respondidas de Geografia III

Dúvidas respondidas de Geografia III

 

Dúvidas respondidas de Geografia III – Pergunta: É muito comum que se fala referência a uma enorme porção de terras genericamente chamada de “Planalto Brasileiro”. Analisando-a constata-se que essa denominação é:
A) correta, pois apesar das diferentes estruturas geológicas a unidade deste planalto está na homogeneidade das formas de relevo encontradas.
B) Discutível, pois a unidade desse planalto reside no predomínio das baixas altitudes e não nas semelhanças geológicas.
C) Cientificamente correta, pois sua unidade está relacionada com os processos de formação semelhantes, destacando-se a acentuada atividade tectônica recente.
D) Correta, pois sua localização em área de clima tropical tornou semelhante os processos erosivos responsáveis pelas formas de relevo encontradas.
E) Discutível, pois neste conjunto encontram-se tanto estruturas geológicas como formas do relevo muito distinto.

Dúvidas respondidas de Geografia III – Resposta: B) Discutível, pois a unidade desse planalto reside no predomínio das baixas altitudes e não nas semelhanças geológicas.
D) Correta, pois sua localização em área de clima tropical tornou semelhante os processos erosivos responsáveis pelas formas de relevo encontradas.

Dúvidas respondidas de Geografia III: Planalto Brasileiro: É um vasto planalto que se estende por toda a porção central do Brasil, prolongando-se até o nordeste, leste, sudeste e sul do território. É constituído principalmente por terrenos cristalinos, muito desgastados, mas abriga bolsões sedimentares significativos. Por ser tão extenso, é dividido em planalto Central, planalto Meridional, planalto Nordestino, serras e planaltos do Leste e Sudeste, planaltos do Maranhão-Piauí e planalto Uruguaio-Rio Grandense.

Dúvidas respondidas de Geografia III: O planalto Central, na porção central do país, caracteriza-se pela presença de terrenos cristalinos (do pré-cambriano) que alternam com terrenos sedimentares do Paleozoico e do Mesozoico. Nessa região aparecem diversos planaltos, mas as feições mais marcantes são as chapadas, principalmente as dos Parecis, dos Guimarães, dos Pacaás Novos, dos Veadeiros e o Espigão Mestre, que serve como divisa de águas dos rios São Francisco e Tocantins.

Dúvidas respondidas de Geografia III: O planalto Meridional, situado nas terras banhadas pelos rios Paraná e Uruguai, na região sul, estende-se parcialmente, pelas regiões Sudeste e Centro- Oeste. É dominado por terrenos sedimentares recobertos parcialmente por lavas vulcânicas (basalto). Nessa porção do relevo brasileiro, existem extensas cuestas emoldurando a bacia do Paraná. Apresenta duas subdivisões: o planalto Arenito-Basáltico, formado por terrenos do Mesozoico (areníticos e basálticos) fortemente erodidos, e a depressão periférica, faixa alongada e deprimida entre o planalto arenito basáltico, a oeste e o planalto Atlântico, a leste.

O planalto Nordestino é uma região de altitudes modestas (de 200m a 600m) em que se alternam serras cristalinas, como as do Borborema e de Baturité, com extensas chapadas sedimentares, como as do Araripe, do Ibiapaba, do Apodi e outras.

Dúvidas respondidas de Geografia III: As serras e os planaltos do Leste e do Sudeste, estão localizados próximos ao litoral, formando o maior conjunto de terras altas do país, que se estende do Nordeste até Santa Catarina. Os terrenos são muito antigos, datando do período Pré-Cambriano, e integram as terras do escudo Atlântico. Merecem destaque, nessa região, as serras do mar, da Mantiqueira e do Espinhaço, de Caparaó ou da Chibata, onde se encontra o pico da Bandeira, com 2.890 metros, um dos mais elevados do nosso relevo. Em muitos trechos, essas serras desgastadas aparecem como verdadeiros “mares de morros” ou “pães de açúcar”.

O planalto do Maranhão-Piauí (ou do Meio-Norte) situa-se na parte sul e sudeste da bacia sedimentar do Meio-Norte. Aparecem, nessa área, vários planaltos sedimentares de pequena altitude, além de algumas cuestas.

Dúvidas respondidas de Geografia III: O planalto Uruguaio-Sul-Rio-grandense – aparecem no extremo sul do Rio Grande do Sul e é constituído por terrenos cristalinos com altitudes de 200 a 400 metros, caracterizando uma sucessão de colinas pouco salientes, conhecidas localmente por coxilhas, ou ainda acidentes mais íngremes e elevados, conhecidos como cerros.

 

Dúvidas respondidas de Geografia III – Pergunta: A agricultura orgânica caracterizada pelo uso intensivo de adubos preparados a partir de dejetos animais tem sido preconizada como alternativa ao emprego de agrotóxicos. No entanto, quando praticada em larga escala, sem os devidos cuidados, pode causar danos ao meio ambiente, com a ocorrência de?
a) contaminação do solo por metais pesados.
b) desenvolvimento de micro-organismos autotróficos
c) diminuição de nutrientes de origem inorgânica no solo
d) acúmulo de matéria orgânica em cursos de água próximos
A resposta certa é a D, gostaria de saber por que não seria a letra A ou B.

Dúvidas respondidas de Geografia III – Resposta: A) Não ha contaminação do solo por metais pesados, pois a agricultura orgânica não os utiliza.
B) Já existem micro-organismos autotróficos no solo.

 

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta