Dúvidas respondidas de História V - Vestibular1

Dúvidas respondidas de História V

Dúvidas respondidas de História V

 

Dúvidas respondidas de História V – Pergunta: Qual seria a DIFERENÇA ENTRE MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO?

Dúvidas respondidas de História V – Resposta: No materialismo destacam-se duas vertentes: o materialismo anti-religioso, representado por Denis Diderot, Paul Henri Holbach e Julien Offroy de la Mettrie e o materialismo histórico, formulado por Karl Marx, Friedrich Engels e Vladímir Ilitch Lenin.

Em 1847 Mark escreveu com Engels o Manifesto Comunista, cujas teses constituem a base do materialismo histórico. Nesse texto explica-se que o sistema econômico dominante em cada época histórica determina a estrutura social e a superestrutura política e intelectual de cada período. Desse modo, a história da sociedade é a história das lutas entre os exploradores e os explorados. A conclusão é que a classe capitalista será derrotada e suprimida por uma revolução mundial da classe operária que conduzirá ao estabelecimento de uma sociedade sem classes.

O materialismo histórico não constituem ciências do ponto de vista empírico, pois elas não podem ser submetidas à falsificabilidade. A partir do fim da década de 1920, o materialismo histórico adquiriu popularidade entre alguns filósofos não comunistas.

Com a elaboração da filosofia do materialismo dialético, Marx e Engels, se baseando nas ideias de Hegel, introduziram um conceito do tempo onde o filosófico se une ao sociológico e ao histórico. A preocupação não é estritamente definir o tempo, mas chegar a uma compreensão rigorosa das leis que governam as mudanças sociais e, portanto, conhecendo essas leis, procurar os meios para transformar o mundo. A filosofia recupera, assim, sua conexão com a ciência e com a poesia.

O materialismo dialético como instrumento de investigação do texto, priorizou o estudo de autores engajados na reforma social e procurou ver a literatura como uma projeção dos movimentos sociais.

Os trotskistas afirmam serem os herdeiros do autêntico marxismo-leninismo e rechaçam o stalinismo, que consideram uma traição à filosofia do materialismo dialético. A questão teórica fundamental do trotskismo é a doutrina da revolução permanente, que sustenta que o imperialismo, ao introduzir relações capitalistas em países atrasados, impede o surgimento de uma burguesia suficientemente forte para eliminar os restos do feudalismo e desenvolver o capitalismo.

Dúvidas respondidas de História V – Pergunta: QUAL AS PRINCIPAIS CRÍTICAS FEITAS À CONCEPÇÃO DO VALOR-TRABALHO?

Dúvidas respondidas de História V – Resposta: Mais Valia. Portanto Marx afirmava que a força de trabalho era transformada em mercadoria, o valor de força de trabalho corresponde ao Socialmente necessário. Tudo estaria bem, contudo o valor deste Socialmente Necessário é um problema. Na realidade o que o trabalhador recebe é o salário de Subsistência, que é o mínimo que assegura a manutenção e reprodução do trabalho.

Mas apesar de receber um salário, o trabalhador acaba por criar um valor acrescentado durante o processo de produção, ou seja, fornece mais do que aquilo que custo, é esta diferença que Marx chama de Mais Valia.

A Mais Valia não pode ser considerado um roubo, pois é apenas fruto da propriedade privada dos meios de produção. Mas, os Capitalistas e os proprietários, procuram aumentar os seus rendimentos diminuindo o rendimento dos trabalhadores, é, pois esta situação de exploração da Força de Trabalho pelo Capital que Marx mais critica.

Marx critica a essência do Capitalismo, que reside precisamente na exploração da força de trabalho pelo Produtor Capitalista, e que segundo Marx, um dia haverá de levar à revolução social.

 

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta