Menu fechado
Dúvidas respondidas de História IX, vestibular

Dúvidas respondidas de História X

 

Dúvidas respondidas de História X  – Pergunta: Queria saber se os Astecas, Maias e Incas já usavam a roda. E quem construiu as pirâmides do Sol e da Lua em Tenochtitlán.

Dúvidas respondidas de História X – Resposta: Bem quanto à primeira parte de sua pergunta, vou indicar a nossa página de Revisão de História. Parece-me que você ainda não visitou a página onde falamos sobre os incas, maias e astecas. Dê uma olhadinha e verá a resposta.

A construção se deu pelos Teotihuacán, supostamente a primeira grande civilização do México Central (200 a.C.-700 d.C.). Sua capital, Teotihuacán, localizada a 45 km da cidade do México, tornou-se a cidade mais importante da América Central. As melhorias nas técnicas agrícolas, baseadas fundamentalmente na canalização das águas, possibilitaram uma grande concentração da população, que serviria de sustentação econômica para a cidade e de mão-de-obra para as grandes obras públicas. A arte Teotihuacana expressou pela primeira vez de forma grandiosa a concepção estatal centro-americana, que encontraria eco em lugares tão distantes quanto o Monte Albán, El Tajín, Kaminaljuyú e Tikal. A maior contribuição de Teotihuacán foi estabelecer as características definitivas da cidade sagrada. Toda ela constitui um grande teatro propagandístico, onde a cenografia era espetacular e comovedora. A grande Avenida dos Mortos (Micaotli), com as pirâmides do Sol e da Lua, constituíam um eixo grandioso em torno do qual foram erguidos palácios e templos, enquanto as áreas residenciais localizavam-se nos bairros periféricos (Atetelco, Tetitla, Tepantitla). Sua grandiosidade é tal que, quando vários séculos depois os astecas tiveram que eleger um lugar para situar a criação do mundo, escolheram Teotihuacán. Um crescente comércio levou sua influência para os lugares mais distantes da América Central pelo norte até os desertos de Sonora e Sinaloa e, pelo sul, até Uaxactún e Tikal nas terras baixas dos maias. O resultado foi um enorme crescimento do artesanato e um aperfeiçoamento técnico de todas as artes como nunca antes se havia conhecido.

A pirâmide do Sol de Teotihuacán, no México, foi erguida entre os anos 50 e 200 da Era Cristã, com 61 m de altura e adobes recobertos de pedra. É composta de cinco partes, construídas com o sistema de talude e entablamento, que circundam uma escada cerimonial, conduzindo a seu topo, onde existia um templo. Está virada para o leste, de modo que o Sol se põe exatamente a sua frente no solstício de verão.

A Avenida dos Mortos ou Miccaotli, nome dado pelos aztecas, é um dos dois eixos principais da rede urbana da antiga cidade de Teotihuacán, atravessando-a de norte a sul. Apresenta diversas edificações ao longo de seus 2.000 m de comprimento. Em um de seus extremos encontra-se a Pirâmide da Lua que, juntamente com a do Sol, é um dos mais representativos monumentos deste centro, localizado a poucos quilômetros da Cidade do México.

A redação é um dos grandes desafios para quem vai fazer vestibular ou ENEM. O apoio dado pela seção Redação Nota 10 do Vestibular1 tem informações e dicas exclusivas em que você pode enviar textos para correção e ainda consultar outras redações corrigidas seguindo os critérios do MEC.

Dúvidas respondidas de História X

 

 

Publicado em:Dúvidas

Você pode gostar também