Dúvidas respondidas de Química V - Vestibular1

Dúvidas respondidas de Química V

Dúvidas respondidas de Química V

 

Dúvidas respondidas de Química V – Pergunta: Água: Vapor, condensação e calor.

Dúvidas respondidas de Química V – Resposta: Vapor, substância em estado gasoso. Emprega-se a palavra vapor para referir-se ao estado gasoso de uma substância que normalmente é líquida ou sólida.
Quando confinado, o vapor de uma substância a qualquer temperatura exerce uma pressão conhecida como pressão de vapor. Ao aumentar-se a temperatura da substância, a pressão de vapor eleva-se, como resultado de uma maior evaporação.
Evaporação, conversão gradual de um líquido em gás, sem que ocorra ebulição. Em temperaturas abaixo do ponto de ebulição, é possível que moléculas individuais tenham energia suficiente para escapar da superfície e passar para o espaço acima, na forma gasosa. O processo oposto é a condensação. A passagem de sólido a gás chama-se sublimação.

Dúvidas respondidas de Química V: O ponto de ebulição da água no nível do mar é de 100 °C. A esta temperatura, a adição de 226 joules de calor por quilograma de água converte-a em vapor na mesma temperatura. Quando a água está submetida a uma pressão maior, o ponto de ebulição cresce progressivamente.
Dúvidas respondidas de Química V: Condensação, em física, processo em que a matéria passa a uma forma mais densa, como ocorre na liquefação do vapor. É importante no processo de destilação e no funcionamento das máquinas a vapor. Em química, a condensação é uma reação que implica na união de átomos de moléculas diferentes para formar um composto novo e mais complexo.

Dúvidas respondidas de Química V – Calor: A mudança de temperatura de uma substância é acompanhada por uma série de modificações físicas. Denomina-se fase de uma substância o seu estado, que pode ser sólido, líquido ou gasoso. As mudanças de fase em substâncias puras têm lugar a pressões e temperaturas definidas. A quantidade de calor necessária para produzir uma mudança de fase chama-se calor latente; existem calores latentes de sublimação, fusão e vaporização (Destilação; Evaporação). Se a água é fervida em um recipiente aberto, à pressão de 1 atmosfera, a temperatura não ultrapassa os 100 °C, por mais calor que seja aplicado. O calor absorvido sem mudar a temperatura da água é o calor latente. Quando o vapor se condensa para formar água, esta energia é de novo liberada (Condensação). Para fundir 1 kg de gelo, precisa-se de 19.000 joules e, para converter 1 kg de água em vapor a 100 °C, gastam-se 129.000 joules. A quantidade de calor necessária para aumentar em um grau a temperatura de uma unidade de massa de uma substância é denominada calor específico.

A redação é um dos grandes desafios para quem vai fazer vestibular ou ENEM. O apoio dado pela seção Redação Nota 10 do Vestibular1 tem informações e dicas exclusivas em que você pode enviar textos para correção e ainda consultar outras redações corrigidas seguindo os critérios do MEC.

Apostilas de todas as matérias para download grátis. Resumos, trabalhos prontos, exercícios resolvidos, simulados e muito mais!

Faça o nosso Teste de Ansiedade. Aprenda a enfrentar a ansiedade, Conheça o Prouni, Informações sobre o Fies.

Dúvidas respondidas de Química V

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta