Menu fechado
Dúvidas respondidas de Química. Tirando dúvidas de Química

Dúvidas respondidas de Química VIII

 

Dúvidas respondidas de Química VIII – Pergunta: Qual sugestão vcs possuem pra liberação do hidrogênio através da água sem ser a famosa eletrólise? Ago com mais eficiência! Eu sei que é complexo mas se vcs puderem me dar algumas dicas agradeceria.

Dúvidas respondidas de Química VIII – Resposta: Um dos processos existentes para obtenção é o processo Siemens, que utiliza gases naturais, principalmente o metano. Dá-se pela mistura do vapor de água e metano que aquecida a alta temperatura forma CO,CO2 e H2 os quais podem ser separados ou utilizados simultaneamente.
Pode-se obter hidrogênio reagindo sódio metálico com água, obtendo H2 e NaO. O problema passa a ser onde encontrar sódio metálico, pois o sódio é muito reativo e não é encontrado puro na natureza.
Outro método de liberação do hidrogênio: O 2 é ganha pela atmosfera quando o vapor d’água é quebrada pelos raios solares (fotólise), com liberação de hidrogênio para o espaço.

 

Dúvidas respondidas de Química VIII – Pergunta: Estou com uma séria dúvida sobre química orgânica. Gostaria de saber do que se trata uma Oxazina, e o que isso tem a ver com metil-morfolina. A grande dúvida é: metil – morfolina é um ciclo oxazina? Se não, o que é uma oxazina?

Dúvidas respondidas de Química VIII – Resposta: A N-metil morfolina é um composto heterocíclico, em cujo núcleo existe um átomo de oxigênio e um de nitrogênio.
Suas propriedades são as seguintes:
Líquido, parecido com água, odor forte de amônia.
Forma uma mistura de ponto de ebulição constante com água, na proporção de 25% e ferve a 97 C.
Solúvel em benzeno.
d= 0,921 g/mL, Peb= 115,4C

Inflamável
Risco de incêndio ALTO
Irritante para pele.

Usos:
Catalisador para fabricar espumas de poliuretano.
Como solvente para extração.
Agente estabilizador para compostos clorados.
Ceras de polimento industrial.
Inibidores de corrosão.

Por conter átomo de oxigênio no núcleo, podemos afirmar se tratar possivelmente de uma oxazina, apesar de não ter sido encontrado na literatura especificamente o termo oxazina relacionado a este composto.

 

Dúvidas respondidas de Química VIII – Pergunta: Porque o céu é Azul?

Dúvidas respondidas de Química VIII – Resposta: O Sol emite luz branca, composta de todas as cores visíveis em um arco-íris. A luz ao atravessar a atmosfera terrestre, colide com as moléculas de ar, podendo ser dispersada ou absorvida.
Embora as taxas de dispersão e absorção dependam de fatores como a umidade do ar, quantidade e tipo de partículas suspensas, entre outros (é por isso que o céu nem sempre é azul), podemos dizer que de modo geral o Céu é Azul por que:
A dispersão ocorre com muito mais intensidade para as ondas luminosas de frequências altas, como o azul e o violeta. Desta forma, quase toda a luz de cor azul é espalhada ao redor do céu em todas as direções.
As ondas luminosas de baixas frequências, como o vermelho e o laranja, quase não sofrem dispersão ao atravessar a atmosfera, portanto atingem em maior quantidade a superfície da Terra.

 

Visite as seções de Vestibular e de Enem elas podem te ajudar a entrar na Faculdade!!

Revise com nossas Vídeo Aulas

Apostilas de todas as matérias para download grátis. Resumos, revisão de matérias, trabalhos prontos, exercícios resolvidos, simulados e muito mais!

Publicado em:Dúvidas

Você pode gostar também