A Arte de Estudar - Vestibular1

A Arte de Estudar

Artigo – A Arte de Estudar

Há muito, profissionais da área da Educação, vem discutindo sobre as possíveis origens do “fracasso” escolar. Alunos que teriam acesso às melhores informações, mas que na “hora H’, não alcançam os resultados esperados.

Escreva-nos: contribua com seu artigo

Veja mais esse !

Uma das causas observadas diz respeito à interação Aluno x Escola. É a dificuldade de relacionamento aluno/professor, professor/aluno, método e organização para o estudo, relacionamento com colegas… dentre outras.

Entendemos que um melhor rendimento neste segmento, depende diretamente de uma dedicação e empenho maior para alcançar os melhores resultados. Só, que ao longo de sua vida escolar, na maior parte das escolas, não lhe é ensinado a estudar. Não lhe é ensinado a pensar produtivamente. Não lhe é ensinado a criar estratégias para realizar suas metas.

Muitas escolas priorizam a quantidade de informações fornecidas ao aluno, sem considerar a eficiência na absorção de todo, ou a maior parte, do conteúdo fornecido. É preciso estar atento para avaliar todo o dinamismo da vida escolar. O aluno pode vir a se tornar um agente de mudança ao questionar uma metodologia pouco eficiente.

O Ser Humano foi privilegiado com a habilidade de pensar, mas, muitas vezes coloca sua vida no automático, executando tarefas e tendo atitudes pouco refletidas.
Pensar implica em, eventualmente, reconhecer erros e se reposicionar, buscando sempre e cada vez mais, ser melhor. Viabilizar projetos implica em pensar sobre eles, cabe ao aluno ter esta percepção e agir a tempo para não perder seu precioso tempo. É possível melhorar o nosso desempenho se repensarmos o processo como um todo. Seguem abaixo algumas dicas que podem melhorar a sua habilidade em estudar:

1. Procure adaptar-se ao sistema escolar: é muito importante a sua sintonia e harmonia com o ambiente ao qual está inserido. Busque estreitar ligações com os professores. Uma relação saudável com os mesmos tornará o aprendizado mais fácil. Se, tiver problema com algum, evite responsabilizar a matéria pelo ocorrido, um bom caminho é, ao invés de abandonar a matéria, se empenhe mais ainda, para provar para você mesmo, que você pode mais.

2. Saiba Escutar: Dentro da sala de aula o elemento mais importante é o saber escutar. É preciso escutar o que está sendo dito e não apenas fazermos uso do ato mecânico de ouvir. É refletir sobre o que se está sendo falado, pensar, analisar.
Sabemos que o escutar está muito ligado ao interesse que se tem no que está sendo dito, portanto, cabe a você interessar-se pelo conteúdo de sala de aula, entendendo que os seus resultados como Ser Humano, dependem, em muito, do aprendizado que ali ocorrerá.

3.: Dentro e fora da sala de aula. O conhecimento que adquirimos ao lermos diversos autores e estilos, nos permite uma vivência de mundos e realidades diferentes sem que, obrigatoriamente, tenhamos passado pela situação de fato. Leia tudo, estimule em você o gosto por ler, lendo cada vez mais.
Estabeleça metas de leitura: um por semana, mês, a cada dois meses… . Aos poucos você terá criado o hábito. Mas, leia de forma criteriosa, refletida, sabendo triar o que pode ser aproveitado e o que deve ser deixado de lado. Nem tudo o que está escrito é certo…

4. Método e Ordem: A organização é a base de qualquer tarefa. Estudar é uma delas. Tenha horário, local, material necessário para apoio. Reconheça em você como render melhor e crie um ambiente físico favorável a isto.

5. Escreva: As anotações em sala de aula o ajudarão a rever e relembrar a matéria do dia, mas, especialmente, a matéria do mês anterior. Quando anotamos reforçamos a ideia apreendida em nosso cérebro, fazendo com que ela venha de forma mais espontânea quando for necessário.

Imagine que seu cérebro é um grande arquivo com várias gavetas, tudo o que você aprende é guardado em uma destas gavetas. Quando você necessita da informação é nelas que você deve buscar. Se houver uma organização aí, mais fácil a informação virá.

Maria Martha Zouain Fontes

A importância da leitura – Veja na seção!

Conheça a seção de Revisão de Matérias e prepare-se para o vestibular

Faça um Tour Virtual

Visite a seção de cursinhos

Não deixe para depois: Simulados

Faça o nosso Curso de Redação, é grátis!

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta