Menu fechado
Aprovação no vestibular depende de um projeto de estudo

Aprovação no vestibular depende de projeto de estudo

Planejar…
um grande passo para a conquista!

Aprovação no vestibular depende de projeto de estudo

Toda grande conquista necessita de um projeto. A invenção do avião e da pólvora, passando pela ida do homem à Lua ou a organização de uma Copa do Mundo, necessitaram de um grande projeto e muita disciplina no seu cumprimento. Conseguir uma vaga nos principais vestibulares brasileiros não é diferente. Assim, a dica é: faça um projeto para o vestibular .

De hoje até o dia do grande vestibular, seja ele Fuvest, Unicamp, ITA ou Unesp, crie um cronograma diário com os objetivos a alcançar. Isso envolve literatura obrigatória, conteúdos das matérias, técnicas de redação, atualidades, enfim, tudo aquilo que os professores estão dizendo desde o início do ano para alguns ou desde o primeiro ano do ensino médio para outros.

Liste todas as matérias que deverão ser repassadas ou compreendidas. Distribua todo o conteúdo a ser estudado em uma linha do tempo. A meta a ser alcançada é estudar cada item no período de tempo programado.
Além disso, inclua estratégias para conseguir atingir tais objetivos. Por exemplo: suponha que você tenha programado ler um livro em um determinado final de semana.

Defina com sua família que no período vocês poderão até viajar, porém essa viagem terá que ser para um lugar onde você possa se dedicar ao livro enquanto os outros se divertirão com outras atividades. Outro exemplo: existe um conteúdo de Física que você não conseguiu assimilar, mas o seu amigo domina essa matéria e está disposto a ajudá-lo.

Programe-se para que em uma determinada tarde você possa oferecer-lhe um delicioso lanche e ele possa ir até sua casa para ajudá-lo. Esses dois fatores (viajar para um lugar tranquilo e programar um lanche da tarde em casa), são estratégias para que você consiga atingir os objetivos, que no caso são ler um determinado livro e compreender o conteúdo de Física.

Um fator importante que existe em todos os grandes projetos é o marco da conquista. Crie, em sua linha do tempo, marcos de conquista, ou seja, sempre comemore depois de um conteúdo complicado mas compreendido, ou depois de um grande livro lido e entendido. Isso irá estimulá-lo a continuar. Crie premiações para você mesmo.

Você pode se recompensar com uma ida ao cinema com os amigos, depois de conseguir revisar e assimilar todo o conteúdo de química. Que tal ir a um passeio com a família se conseguir tirar uma nota alta no simulado do final de semana? Toda grande conquista depende de conquistas menores e estimulá-las irá levá-lo à grande conquista.

Veja o exemplo abaixo:

Agosto
Dias 4 – Sexta 5 – Sábado 6 – Domingo
Objetivos Repassar o conceito de equação do 2º grau Repassar o conceito de equação do 2º grau Repassar o conceito de equação do 2º grau
Estratégias Praticar os exercícios da apostila Praticar os exercícios da apostila Praticar os exercícios da apostila
Marco de conquista Ir ao cinema no final da tarde

Não se esqueça de colocar tarefas simples no seu cronograma, mas de suma importância para que você possa atingir o seu grande objetivo: prazo para aquisição dos manuais, data para inscrição no vestibular, entre outras.

Você pode desenvolver o seu projeto em folhas grandes, mensais, e deixar sempre a do mês corrente no seu campo de visão diário, isto é, em um local que você possa visualizar – logo ao acordar – os objetivos e estratégias do dia e, assim, mentalizar tudo aquilo que deverá acontecer nesse dia.

Dentro do seu projeto, não pode ser deixada de lado a palavra disciplina. Ela será fundamental para a sua conquista. É obvio que haverá dias em que você estará indisposto ou terá contratempos. Porém, esses dias deverão ser raros e você deverá recuperar o tempo perdido.

Assim, respire fundo, peça ajuda aos seus pais e amigos e monte o seu projeto para os vestibulares. Este poderá ser o projeto fundamental para o resto de sua vida. Reflita! Você estará planejando a carreira de sua vida.

Diretor acadêmico do Colégio Módulo, de São Paulo.

Fonte: Nota 10

 

Publicado em:Artigos

Você pode gostar também