Como lidar com a frustração de não passar no vestibular

Como lidar com a frustração de não passar no vestibular

Como lidar com a frustração de não passar no vestibular

Como lidar com a frustração de não passar no Enem também

Confira abaixo!

Transforme a frustração em aprendizado e reforce o estudo para o próximo!

Após inúmeras horas de estudo, uma maratona de provas e muita expectativa, não ver o nome na lista de aprovados pode ser motivo suficiente para muitos candidatos desistirem da faculdade ou tentarem uma carreira menos concorrida. No entanto, especialistas avaliam que o momento deve ser aproveitado para refletir sobre os erros e acertos cometidos e se organizar melhor.

“Não passar no vestibular é a primeira grande frustração dos jovens’’, afirma a psicóloga Mariana Schwartzmann, especialista em adolescentes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). “Os estudantes devem ter em mente que o fato de não terem sido aprovados não significa que sejam incapazes”, completa.

Alberto Francisco, coordenador do curso Anglo, reforça o coro. “A pessoa tem de acreditar na sua capacidade. E, para ser bem-sucedida no próximo processo seletivo, deve traçar um plano de estudo, de forma planejada’’, recomenda.

Tensão e relaxamento no vestibular e no Enem
Tensão e relaxamento no vestibular e no Enem

É importante avaliar em quais matérias o desempenho não foi bom e distribuir o tempo sempre alternando matérias difíceis com fáceis e, de preferência, de áreas diferentes, segundo a coordenadora do curso Objetivo, Vera Lúcia da Costa. “E, na hora de estudar, a pessoa deve parar quando se sentir cansada e fazer alguma coisa diferente para que o rendimento não caia’’, ressalta.

O papel da família nessa hora também é determinante na auto-estima do jovem. Frases como “Não era para ser’’, “Eu sabia que você não entraria porque não estudou direito’’ ou “O filho da vizinha passou e você não’’ não ajudam em nada neste momento para o vestibulando, afirma Sandra Leal, doutora em psicologia e chefe do departamento de psicologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru. “Os pais devem incentivá-lo para que ele não desista do seu objetivo’’, ressalta.

Esse é o caso de Daniel Kuchida, 20 anos, aluno do segundo ano de engenharia civil na Unicamp, aprovado no vestibular após dois anos de cursinho. “Quando vi que não tinha passado da primeira vez, levei numa boa, afinal, a vida não é só vestibular’. A pessoa que não passa não pode entregar os pontos nem entrar em desespero. Vestibular tem todo ano’’, pondera.

Sobre o segundo ano de cursinho, ele não o vê como tempo perdido. “Amadureci muito. É nesse momento que você aprende a dar valor e a lutar por um objetivo. É a primeira experiência que tem de vir de você’’, afirma Daniel.

Fonte: Fernanda Calgaro/Folhapress

Confira as dicas de relaxamento – Veja na seção!

Conheça os Tipos de Vestibulandos existentes! Em qual será que você vai se identificar?

Não deixe de conhecer os Nossos Guias: de Como Escolher a Profissão, Planejamento do Tempo e Como Escolher onde Estudar. Tenha informações de carreiras, planejando o tempo e estudando no lugar certo! Exclusividade do Vestibular1.

 

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta