Menu fechado
Cotas Preconceito ou Igualdade? Vestibular1

Cotas Preconceito ou Igualdade?

Cotas Preconceito ou Igualdade?

Artigo sobre as Cotas (Cotas Preconceito ou Igualdade?) para universidades brasileiras por Jeova R R da Silva – Vestibulando de Biotecnologia

Foi aprovada a lei de cotas para nosso país, que assegura que 50% das vagas de instituições publicas, sendo que 25% é destinada a estudantes negros, pardos ou indignas e os outros 25% será para estudantes que tenham feito, todo o ensino médio em escola publica, e que possui renda de até um salário mínimo e meio.

A lei de cotas gerou muitas divergências, pelo fato de existir opiniões diferentes sobre o que, essa lei afetaria o nosso país. Muitos defendem que a cor da pele interfere não apenas na entrada na universidade, mas que é um fator que vem desde os tempos de escravatura no Brasil, no qual a classe de cor negra do país sempre foi desfavorecida pelo fato, de após a abolição essa classe estar entre os mais pobres da nossa nação, e consequentemente gerando menos oportunidades para os tais.

Já a outra linha de pensamento diverge, que os fatores raciais e culturais de um cidadão, não interfere de forma alguma na entrada em uma universidade, pois o Brasil tornou se um país livre e de “ direitos a todos “ dizem que e até mesmo uma injustiça, para com os mais favorecidos financeiramente, e com a outras classes raciais.Por outro lado os que condenam o sistema de cotas são os próprios negros. que se sentem descriminados com a tal lei, pois dizem que e como se o governo dissesse, que um negro não seria capaz de concorrer a mesma vaga que um estudante de outra classe racial.

Independente de opiniões, a lei já foi sancionada pela nossa então presidenta, o que vai acontecer com nosso país so saberemos daqui a algum tempo, quando de fato o regime de cotas funcionar como o esperado.Queremos que os resultados sejam bons, e que realmente tenha sido o melhor para o nosso país.

 

Veja mais Dicas exclusivas:

Interdisciplinaridade

Grifando as questões

Contas desnecessárias

Cotas Preconceito ou Igualdade?

Leia a questão com atenção

Vídeo aulas grátis no Vestibular1

Publicado em:Artigos

Você pode gostar também