É hora de concentrar esforços para o vestibular vest1

É hora de concentrar esforços para o vestibular

É hora de concentrar esforços para o vestibular

É hora de concentrar esforços para o Enem

É hora de concentrar esforços revisar os conteúdos exigidos nos testes. Professores dão dicas de como se preparar neste tempo que resta.

Depois de muito estudo está chegando a hora da verdade. Como se preparar neste tempo que resta? Segundo reportagem publicada no Caderno Vestibular da Gazeta do Povo, professores de colégios e cursos preparatórios dizem que é o momento de concentrar esforços e revisar os conteúdos exigidos nos testes.

“É como o período intenso de treinamento de um atleta antes de uma competição”, diz o professor de Biologia Ivo Lessa, assessor pedagógico da 3.ª série do Ensino Médio do Colégio Bom Jesus, em entrevista ao jornal. Segundo ele, “é importante não dar chance para o azar”. É a mesma opinião do diretor do curso Dom Bosco, Ari Herculano de Souza. Ele afirma que o aluno que pára de estudar perde o estímulo para ler, escrever e pensar. “Relaxar só é permitido nas vésperas do exame”.

No entanto, a sobrecarga deve ser evitada. Nada de noites mal dormidas por estudar muito. O segredo, segundo Lessa Filho, é manter a disciplina, mantendo horários bem definidos para estudo, diversão e descanso. Ainda de acordo com o professor, o aluno precisa descobrir qual é o máximo que pode fazer, mas sem comprometer a saúde.

Direto ao ponto / Outras dicas

* Vestibulandos devem estudar disciplinas específicas, dizem professores

* Especialistas dão dicas de como fazer uma boa redação para o vestibular

* Estudo diário é a principal arma para se sair bem no vestibular

Outra dica, dada pela professora de Biologia Elvira Sampaio, do curso Decisivo, é priorizar o estudo de temas que não ficaram claros ao longo do ano. Ficam para o final do dia de estudo as matérias preferidas, que o vestibulando já domina. Também é importante reservar um tempo para se atualizar. Ler jornais e revistas é entrar em contato com os últimos acontecimentos.

Um ponto importante é a resolução de provas dos concursos anteriores. Segundo o professor Lessa Filho, a atividade permite ao candidato conhecer o estilo do exame e medir o próprio conhecimento. Devem ser resolvidas, pelo menos, provas dos últimos cinco anos. De acordo com a professora Elvira, por exemplo, a prova da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR) é mais teórica que a da UFPR, que costuma fazer questões aplicadas.

Estresse

Já os estudantes Anderson M., de 17 anos, e Micheli F., 19 anos, dizem que manter o ritmo e buscas equilíbrio emocional e a receita para o sucesso. Eles irão tentar uma vaga no curso de Medicina, o mais concorrido do processo seletivo da UFPR com 29,44 candidatos por vaga. Micheli, por exemplo, reservou mais tempo para o descanso, para repor as energias. “Os conteúdos mais pesados que eu tinha que aprender já aprendi. […] Eu estou trabalhando com tranquilidade”, afirma.

Segundo o professor Herculano de Souza, o temido estresse pode ser um fator positivo na preparação para as provas, mas não deve se elevar a ponto de causar mal-estar físico e queda de produtividade.

Fonte: Gazeta do Povo por Marcelo Campos

Confira Vestibulandos sofrem com a crise no ensino- Veja na seção!

Simulados de matérias específicas

Como fazer uma Redação Nota 10!!!

Estude com nossas Vídeo Aulas

Não deixe de conhecer os Nossos Guias: de Como Escolher a Profissão, Planejamento do Tempo e Como Escolher onde Estudar. Tenha informações de carreiras, planejando o tempo e estudando no lugar certo! Exclusividade do Vestibular1.

Veja as tendências de carreirasProfissões Verdes – Saiba mais sobre Opção de carreira – Tirando dúvidas de última hora. Conheça os Tipos de Vestibulandos existentes! Em qual será que você vai se identificar?

Visite a nossa seção do Enem e saiba tudo sobre este exame!

 

 

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta