Menu fechado
É hora de estudar disciplinas específicas, dizem professores para vestibular

É hora de estudar disciplinas específicas, dizem professores

A cerca de um mês dos grandes exames, candidatos sofrem com a ansiedade. Professores recomendam manter a calma e organizar o estudo.

A pouco mais de um mês do início dos vestibulares em algumas das maiores universidades do país, a ansiedade dos candidatos é cada vez maior. Os professores recomendam manter a calma, não perder a confiança e estudar disciplinas específicas.

A única meta agora é essa: passar no vestibular, diz a estudante Bruna Vieira. Dá uma ansiedade, um nervosismo, mas não nego a segurança que eu tenho. Eu sei que eu vou passar, sabe?, afirma ela.

O sentimento de Bruna é o mesmo de muitos jovens que vão fazer vestibular. Ela se preparou durante o ano todo para esse desafio. Agora, há dois meses da prova, a estudante dá prioridade às matérias em que tem mais dificuldades. Eu vou fazer direito. Então, português eu tenho tranquilidade. História eu já tenho mais coisas a entender melhor, conta Bruna.

Segundo os professores, é hora mesmo de dar atenção às disciplinas das áreas específicas. Nada de estudar na véspera da prova. E o mais importante: o aluno não deve perder a confiança.

O que você aprende, você não esquece. Então não tem que estar tenso, tem que estar tranquilo. Esta é uma outra arma para o vestibular: a tranquilidade, aponta a professora Ana Maria do Carmo.

Quando o objetivo é passar para uma universidade em outro estado, a ansiedade é um pouco maior. Além de se preparar bem para as provas, o aluno tem que viajar para fazer o vestibular e pensar em começar uma nova fase da vida em uma cidade diferente.

Liene Sant’Anna, que mora no Rio de Janeiro, quer conquistar uma vaga na Universidade de São Paulo (USP). Eu tenho vontade de morar com o meu pai e ele mora em São Paulo há muito tempo. Fora o mercado de trabalho. Ele me falou: ‘quando você sair da USP, já vai sair empregada’, acredita Liene.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), são 53 universidades federais em todo o país: oito no Norte, 14 no Nordeste, cinco no Centro-Oeste, 19 no Sudeste e sete no Sul. O Rio de Janeiro tem quatro universidades federais e duas estaduais.

Para diminuir a tensão e fazer uma boa prova, algumas dicas são importantes: Ter horário para estudar e uma rotina. Sentar e organizar o estudo é o mais difícil. Traduzir a intenção na ação, aconselha o coordenador de ensino André Menezes.

Fonte: O GloboOnline

Confira Vestibulandos sofrem com a crise no ensino- Veja na seção!

Não deixe de conhecer os Nossos Guias: de Como Escolher a Profissão, Planejamento do Tempo e Como Escolher onde Estudar. Tenha informações de carreiras, planejando o tempo e estudando no lugar certo! Exclusividade do Vestibular1.

Veja as tendências de carreirasProfissões Verdes – Saiba mais sobre Opção de carreira – Tirando dúvidas de última hora. Conheça os Tipos de Vestibulandos existentes! Em qual será que você vai se identificar?

Visite a nossa seção do Enem e saiba tudo sobre este exame!

 

 

Publicado em:Artigos

Você pode gostar também