Menu fechado
Flagrantes de nosso ensino vestibular

Flagrantes de nosso ensino

Este texto que me chamou a atenção com relação ao que está sendo ensinado pelo nosso Brasil, e nos leva a uma reflexão: quando um trabalho pedagógico não é bem elaborado. Bem… acaba dando nisso aí… Vejamos:

(Professor Cesar Holanda)

Como era de se esperar, o ENEM apresentou um festival de pérolas. Veja algumas coletadas por mim durante a correção dos testes:

– “As pessoas deveriam agir assim: se uma árvore está prejudicando uma casa, não corte a árvore, mas sim derrube a casa.

– “Vamos todos juntos desintorcicar o Brasil”

– … aconselho que cada pessoa não fizessem muito desmatamento, não colocassem fogos para que nós transpiremos bem

– Uma composição trazia o título “Choversi Fasul u Testu”. Depois de muito esforço, descobriu-se que ele quis dizer “Deixe-me Ver Se Faço o Texto”.

– “Falta um pouco de amor próprio aos animais e vegetais.”

– “Para que preservar a natureza se já existe a clonagem?”

– “…regiões possuentes de florestas”

– “Com as queimadas feitas não há apenas perda de árvores, mas também a perda de animais que vivem acoplados sob o tronco das mesmas.”

– “E os agrotóxicos? Por que usar veneno? As frutas e verduras ficam uma maravilha por fora, más o seu cérebro está podre, é prejudicial à saúde.”

– “Desde a descoberta do Brasil por Cristóvão Colombo, o desenvolvimento foi frequente, mas também a devastação ambiental.”

– “Trecho do Hino Nacional, como ‘minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá”

– “…estamos caindo em um principicio que só Deus sabe onde podemos acabar.”

– “O homem é o único ser humano que tem a capacidade de raciocinar que pensa antes de agir.”

Infelizmente, esse é o retrato da educação brasileira. Nós achamos engraçado, divertido, mas deveríamos lembrar que esses alunos são fruto de nosso trabalho de professor. Como estará a consciência de cada profissional de educação, ao deparar-se com tais absurdos? Será que cada um de nós está realmente ajudando esse jovem a crescer, a fim de ajudar o país? Confesso que, depois desse trabalho, convenci-me ainda mais da importância que um professor tem na vida de um cidadão. Por mais que a tecnologia se desenvolva, ele nunca será substituído. Apenas está faltando mais responsabilidade por parte de muitos, que ainda não desempenham corretamente seu papel.

Texto da Professora Veranice Dalvesco (Dourados – MS) – Retirado de um artigo da revista Profissão Mestre.

Confira A Escolha que Conta- Veja na seção!

Visite faculdades e faça sua opção

Conheça os Tipos de Vestibulandos existentes! Em qual será que você vai se identificar?

Não deixe de conhecer os Nossos Guias: de Como Escolher a Profissão, Planejamento do Tempo e Como Escolher onde Estudar. Tenha informações de carreiras, planejando o tempo e estudando no lugar certo! Exclusividade do Vestibular1.

 

Publicado em:Artigos

Você pode gostar também