Mais um ano de cursinho pré-vestibular - Vestibular1

Mais um ano de cursinho pré-vestibular

Mais um ano de cursinho pré-vestibular

Mais um ano de cursinho pré-Enem

Confira abaixo!

Passada a trégua de fim de ano, hora de voltar à trincheira e recomeçar o combate.

Os principais cursinhos começaram o ano letivo. E quando o assunto é a preparação para o vestibular, ninguém quer perder um dia sequer.

Felipe Leão, 19, vai para o seu segundo ano de cursinho. Mais uma vez, ele vai se preparar no Oficina, no Caminho das Árvores. Já tentou medicina duas vezes na Ufba e quatro na Bahiana. Acho que é cedo para parar de tentar, conta Felipe, animado para mais um ano de estudos. A pouca idade é, na opinião dele, um estímulo a seguir perseguindo o sonho de ser médico.

Muita gente fala que quem escolhe medicina só quer dinheiro, mas eu escolhi porque gosto de ajudar as pessoas. Não acho que esteja perdendo tempo, as oportunidades surgem, mais cedo ou mais tarde. Ele não se sente atrasado em relação aos amigos que já estão na universidade e não vê problemas em se formar um pouco mais velho, aos 25 ou 26 anos.

No entanto, a estratégia de estudos para este ano é mais agressiva. Ele diz que já cortou os bate-papos na internet e no [site de relacionamentos] Orkut. Perdia horas no computador, nos games. Agora vou me concentrar mais. Este ano é guerra.

Sobrevivente – O ano passado da estudante Mayana Barreto, 17, foi marcado por sensações contraditórias. De um lado, a alegria de terminar o terceiro ano junto com os colegas. Do outro, a pressão pela escolha precoce do curso. Aos 16 anos, a pessoa ainda é muito imatura para escolher uma profissão para a vida toda.

A tensão foi o grande motivo do fracasso no vestibular. Ela tentou educação física na Ufba e urbanismo na Uneb. Me pressionei muito a passar de primeira. Aí tive uma gastrite nervosa e cheguei a perder 10 quilos. Resultado: não passou em nenhum dos dois vestibulares.

Mas Mayana parece já ter se recuperado da baixa e está de volta ao campo de batalha para mais um ano de estudos. Ela agora é colega de Felipe no mesmo cursinho. Desta vez, vai tentar história na Uneb e educação física na Ufba outra vez. Faculdade particular nem pensar. Meu pai já pagou mensalidades caríssimas para mim a vida toda. Sinto que é hora de retribuir o investimento.

Campo minado – Nem sempre o caminho mais curto é o melhor para atingir a vitória. Para a estudante Paula Seara, 19, a precocidade da escolha acabou resultando num passo equivocado. Ela chegou a fazer um ano de fisioterapia na Universidade Católica do Salvador (Ucsal), mas largou no ano passado. Vi que não tinha vocação. No fim do ano vou tentar para arquitetura.

Mesmo tendo que enfrentar de novo a chatice de rever os assuntos do segundo grau, Paula acredita que vale a pena investir em mais um ano de cursinho para fazer a faculdade que gosta. É chato porque já estava caminhando e tive que voltar atrás. Mas vou me dedicar mais neste ano. Começou bem: acordou cedo e fez questão de não perder o primeiro dia de aula no cursinho Módulo, no Itaigara. Vida de soldado é assim mesmo…

Confira as dicas de como lidar com a frustração de não passar – Veja na seção!

Procurando informações sobre o Enem?

Como fazer uma Redação Nota 10!!!

Estude com nossas Vídeo Aulas

Conheça o Exclusivo Guia de Planejamento do Tempo

Visite Faculdades e faça sua opção!

Conheça os Tipos de Vestibulandos existentes! Em qual será que você vai se identificar?

Não deixe de conhecer os Nossos Guias: de Como Escolher a Profissão, Planejamento do Tempo e Como Escolher onde Estudar. Tenha informações de carreiras, planejando o tempo e estudando no lugar certo! Exclusividade do Vestibular1.

 

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta