O dilema da escolha profissional - Vestibular1

O dilema da escolha profissional

O dilema da escolha profissional

Que caminho devo seguir profissionalmente? Que novas profissões estão surgindo? Estas perguntas vêm à cabeça dos jovens logo que se aproxima a concluso do ensino médio.

Escreva-nos: contribua com seu artigo

Veja mais este ótimo artigo de dicas!

É hora de fazer a escolha de um curso para prestar o vestibular. Não é rara a vez em que o jovem fica cheio de dúvidas, bate a incerteza e até um certo medo. Pensando nisso e buscando auxiliar a todos os que estão desorientados vocacionalmente, o curso de Psicologia da Universidade de Passo Fundo (UPF) oferece o Serviço de Orientação Profissional (SOP). Através de metodologia adequada, o setor tem a intenção de fazer com que a pessoa tenha informações sobre si mesma, sobre o mercado de trabalho, sobre as profissões existentes e, principalmente, que possa refletir sobre estes assuntos, considerados fundamentais em seu processo de escolha.

Idealizado e coordenado pelas professoras Carmem Lobato e Mirna Branco, do curso de Psicologia, o SOP iniciou em 1998, sendo pioneiro na UPF e, desde então, os acadêmicos do curso que estão realizando seus estágios curriculares a partir do 7º semestre, prestam atendimentos em orientação profissional, planejamento de carreira e métodos de estudo. São realizadas atividades em grupo ou individual, que visam fazer um diagnóstico da situação do orientando. São sete encontros semanais, com duas horas de duração cada. Após os encontros, faz-se mais uma entrevista individual para conclusão do trabalho.

Individualmente, com os interessados, os encontros acontecem também semanalmente, com uma hora de duração cada, em uma média de oito encontros. Posteriormente são efetuadas dinâmicas que levem primeiro a um auto-conhecimento. Depois são trabalhadas informações sobre o mundo do trabalho em relação ao mundo das profissões, com a finalidade de mostrar ao atendido a realidade da profissão, possibilitando uma tomada de decisão mais consciente e consistente.

Identidade profissional

De acordo com a coordenadora do setor e professora da UPF, Carmem Lobato, o SOP tem por objetivo facilitar o processo de descoberta da identidade profissional, e facilitar a escolha significa participar auxiliando a pensar, coordenando o processo para que as dificuldades de cada um possam ser formuladas e trabalhadas. “Com essa atividade, tem-se como proposta executar um trabalho de caráter preventivo, prestando atendimento a universitários, jovens do Ensino Médio e outras pessoas que se encontrem em processo de escolha (ou re-escolha) profissional”, explica.

Conforme a estagiária, Melina Korsack, muitas vezes as pessoas gostam de algumas coisas da profissão, mas não a avaliam por inteiro e depois acabam se frustrando. “Isso acontece porque a pessoa tem uma visão da profissão como hobbie e não como ela é realmente”, afirma Melina. A também estagiária, Karina Migliorini, lembra que o trabalho é recompensador. “Estamos ajudando as pessoas a se firmarem profissionalmente”, enfatiza.

A dúvida

É comum encontrar entre os grupos que procuram o Serviço, jovens com muitas dúvidas e com uma vaga noção de vários tipos de profissões. Para a aluna do 3º ano do Ensino Médio da Escola Fagundes dos Reis de Passo Fundo, Bruna Ramos, os encontros com o grupo estão ajudando na escolha. Ela está em dúvida entre três cursos: Direito, Jornalismo e Educação Física e acredita que já está chegando a uma decisão final.

Caminhada e desafios

No ano passado, o SOP prestou atendimento a 17 grupos, totalizando 124 pessoas, além de realizar 72 atendimentos individuais, visitas a 10 escolas, cinco palestras, atingindo um total de 350 pessoas. O Serviço participa ativamente da Mostra do Conhecimento, tendo atendido 460 jovens na última edição do evento. Segundo a também coordenadora do SOP e professora da UPF, Mirna Branco, o trabalho de divulgação do serviço é feito através de visitas às escolas, realização de palestras e também por indicações de pessoas que já procuraram a orientação.

Entre os serviços que estão sendo incorporados ao SOP, um exemplo é o Programa de Métodos de Estudo, que será oferecido inicialmente aos alunos do curso de Psicologia e vai trabalhar com o aluno que está com dificuldades para estudar. Outra iniciativa é o Programa de Planejamento de Carreira, voltado para aqueles profissionais que necessitam de orientação para planejar sua trajetória profissional, desde a conclusão de seu curso de graduação, até para aquele profissional que pretende crescer profissionalmente dentro de uma empresa.

O SOP funciona no Campus III da UPF, em três turnos. Para agendar atendimentos é necessário preencher uma ficha de inscrição no local, no turno da manhã, ou passar na secretaria do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone (54) 3316-8330. Serviço de Orientação Profissional da UPF presta serviços desde 1998

Assessoria de Imprensa UPF

UFP – Universidade de Passo Fundo 0800-701.8220

FAÇA NOSSO TESTE DE ANSIEDADE

Aprenda a enfrentar a ansiedade

Qual a saída do Labirinto? – Veja na seção!

Visite a página de Opção de Carreira Navegue também pelas carreiras

Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta