Menu fechado
artigo Planejar É Essencial vestibular enem

Artigo Planejar É Essencial

Dica de vestibulando para você planejar também o seu objetivo!

Veja mais essas dicas !

Planejar É Essencial

Tudo o que é feito sem o amparo de um planejamento tem razões e perspectivas fortes de que não dará certo. No vestibular acontece a mesma coisa. Se não houver um planejamento básico, todo o esforço de horas de estudo mal planejadas pode se tornar inócuo. Estabelecerei algumas formas elementares de um planejamento para o exame vestibular.

Primeiramente, faz-se necessário afirmar que estudar todas as matérias de cada disciplina é impossível e, mas ainda, algo que foge à realidade. Praticamente todas as provas dos vestibulares são mais ou menos padronizadas, ou seja, na prova de história da UFRGS sempre cairá uma ou duas questões de História Antiga, por exemplo.

Se não cai nada a respeito da pré-história, torna-se pragmaticamente nulo o estudo desse tema. Mas como conseguir analisar essa padronização? A internet possui muitos sites que contêm para download provas antigas da universidades brasileiras.

Quando prestei vestibular, consegui na rede as provas dos últimos cinco vestibulares anuais da UFRGS. Respondendo às questões de uma ou duas provas já é possibilitado ao vestibulando atento a constatação de que as provas são planejadas respeitando toda uma lógica de temas e assuntos.

Mais que estudar as provas da Instituição onde se quer prestar vestibular, é recomendado uma especialização vestibular. Em outras palavras, diria que é bobagem a pessoa fazer vestibular em quatro, cinco universidades diferentes.
Com cinco vestibulares, a pessoa não se anima a empreender a análise já mencionada das provas de cada universidade e isso acarreta um total descaso com os conteúdos das provas.

Determinado conteúdo que cai numa prova pode não ser cobrado em outra e acaba-se estudando todos os conteúdos, ou melhor, tentando estudar. Desse quadro emerge o conhecimento superficial, por parte dos vestibulandos, das provas que eles irão resolver.

Portanto, o ideal seria prestar vestibular em uma única, ou, no máximo, duas universidades diferentes.
Quanto mais vestibulares de diferentes Instituições se fizer no mesmo semestre, fica mais distante um planejamento que possibilite reais condições propícias para a aprovação.

Portanto, planejar é essencial! Tudo começa com a escolha da universidade e depois da especialização de suas provas. Esse é o passo inicial para se efetivar um caminho para um ordenamento de estudo que englobará um outro planejamento, o de intensidade de esforço para a aprovação no curso de interesse.

CLÁUDIO JÚNIOR DAMIN

Faça o nosso Teste de Ansiedade

Aprenda a enfrentar a ansiedade

Visite a seção de Carreiras

Não deixe de conhecer os Nossos Guias: de Como Escolher a Profissão, Planejamento do Tempo e Como Escolher onde Estudar. Tenha informações de carreiras, planejando o tempo e estudando no lugar certo! Exclusividade do Vestibular1.

Não deixe para depois: Simulados

Visite também a seção de provas resolvidas

Relaxe um pouco, conheça a nossa seção Hora do Recreio

Faça o nosso Curso de Redação, é grátis!

Revisão de matérias, tire suas dúvidas e prepare-se para o vestibular

Resumos de livros – conheça a seção

Visite a seção do Enem e tire suas dúvidas

O Código de Ética para Vestibulando

Publicado em:Artigos

Você pode gostar também