Menu fechado
Provas de Habilidade Específica por Vestibular1

Provas de Habilidade Específica

Saiba como sobre as Provas de Habilidade Específica nos vestibulares

As Provas de Habilidade Específica são geralmente destinadas exclusivamente aos candidatos de Artes. No Manual do Candidato do vestibular constam data, local e horário de todas as provas de Habilidade Específica, bem como outras exigências e informações indispensáveis à realização dessas provas. O candidato poderá obter da Internet a parte que lhe convier, ou solicitar um exemplar em qualquer Posto de Atendimento ou na sede da universidade, mediante a apresentação do documento de identidade, do comprovante de pagamento da taxa de inscrição e de cópia do Requerimento de Inscrição.

Os candidatos ao curso, por exemplo, de Artes Cênicas – Interpretação Teatral devem acessar ou consultar o Manual do Candidato, onde está geralmente disponibilizado o monólogo a ser apresentado na prova de Audição, ou então comparecer à Escola de Teatro ou à sede da faculdade para consulta.

Nas provas de Habilidade Específica do Vestibular, as questões e atividades serão diversificadas e adequadas à natureza dessas provas, a critério dos correspondentes Colegiados de Curso. Serão avaliadas por professores dos respectivos cursos ou especialistas convidados. Os critérios de avaliação bem como os conteúdos programáticos exigidos nessas provas constam do Manual do candidato.

As provas de Habilidade Específica terão tempo próprio de duração, conforme programação dos correspondentes Colegiados de Curso, constante no Manual do Candidato.

Nos dias de realização das provas de Habilidade Específica, o candidato deverá comparecer ao estabelecimento ou local determinado, com, pelo menos, trinta minutos de antecedência ao horário estabelecido. Em caso de atraso, não será permitido o ingresso do candidato, independentemente do motivo ou da alegação apresentada, sendo ele considerado ausente.

Após o fechamento dos portões, nenhum candidato terá acesso ao estabelecimento, ficando impedido de realizar as provas do dia, independentemente do motivo ou da alegação para justificar o atraso. O acesso aos estabelecimentos é exclusivo para os candidatos. Eventuais acompanhantes deverão permanecer do lado de fora dos portões.

As provas de Habilidade Específica, juntamente com a prova de Redação, constituem a 2ª fase do Vestibular dos cursos da área de Artes. As provas de Habilidade Específica são elaboradas e aplicadas sob a responsabilidade dos correspondentes Colegiados de Curso, com apoio material e organizacional da universidade. A essas provas aplicam-se, no que couber, as mesmas normas e procedimentos das demais provas do Vestibular.

Para o local de prova, o candidato deverá levar o material solicitado, bem como cumprir as demais exigências constantes no Manual. A apresentação do documento de identidade (original) – o mesmo utilizado para solicitar a inscrição, é condição indispensável para o ingresso do candidato na sala de provas.

Para responder à Prova de Redação e às Provas Específicas, o candidato deverá utilizar exclusivamente o espaço destinado a esse fim, usando caneta esferográfica de TINTA AZUL ou PRETA. Em casos de erro, o candidato poderá riscar e continuar escrevendo normalmente; deverá evitar, porém, apresentar uma prova demasiado riscada, confusa ou de difícil leitura.

 

Veja mais Dicas exclusivas:

Redação para vestibulares

Novos Tipos de Cursos

Dicas de quem já passou

Provas de Habilidade Específica

Compromisso do Vestibular1

Vestibular via Enem

Cotas no Vestibular

Provas de 1ª e 2ª fase

Como são as Provas do vestibular

Programas do Vestibular

Critérios de Avaliação e Tipos de Questão

Preparação do Enem e Vestibular

Desempenho no vestibular

Provas de Habilidade Específica

Interdisciplinaridade

Grifando as questões

Contas desnecessárias

Provas de Habilidade Específica

Leia a questão com atenção

Vídeo aulas grátis no Vestibular1

Publicado em:Artigos

Você pode gostar também