Menu fechado
Quem você vai ser no futuro, saiba para enem

Quem você vai ser no futuro?

Não deixe de acessar o nosso Guia de Como Escolher a Profissão. Depois de ler este artigo, Veja na seção!

Escolher uma profissão é fazer projeto de vida, é definir como construir o futuro, enfim, é escolher a forma como você quer participar na sociedade. Não é somente decidir o que fazer, entre uma série de opções, mas é, fundamentalmente, definir quem ser e, ao mesmo tempo, definir quem não ser.

E como saber quem ser no futuro?

É! Definir quem ser no futuro, não é algo tão simples assim.

A escolha profissional não se dá de forma isolada, de uma hora para outra, num ato único, num passo de mágica. A escolha é um processo, que existe desde quando nascemos e vai até a vida adulta. Para saber o quer vir a ser é essencial que esteja claro quem eu fui, quem eu sou e quem pretendo ser, considerando todo contexto da sua historia de vida.

São múltiplos fatores que interagem entre si e que influenciam no momento de realizar uma escolha profissional. Fatores como: conhecimento de si mesmo, de seus reais valores, gostos, interesses, habilidades, etc; conhecimento das profissões, do mercado de trabalho, das pressões familiares, sociais, etc.

O modelo moderno do mundo do trabalho, à medida que tem por metas o aumento da produção e o lucro, introduz o homem em um sistema de produção que se caracteriza pela divisão do trabalho e pela crescente especialização. Com o número cada vez maior de ocupações/profissões torna-se a escolha por uma profissão um ato muito mais complexo.

A sociedade atribui grande valor à ?escolha acertada? de uma profissão, que promova status e relevância social.

Essa realidade social nos mostra o tanto que as inclinações profissionais se apresentam repletas de preconceitos, fantasias e falsas elaborações das perspectivas futuras, sendo muito influenciadas pela demanda da família, dos meios de comunicação, das condições sócio-econômicas, dentre outras.

E muitas vezes, torna-se difícil separar os aspectos de ordem subjetiva da realidade puramente objetiva. Situação que constantemente dispara conflitos que conduzem àqueles que necessitam fazer uma escolha a certa impotência frente ao futuro, sem saber qual caminho seguir.

Uma orientação vocacional/profissional, com um profissional especializado, no momento de escolha pela profissão, tem a proposta de facilitar a decisão, no sentido de levar o vestibulando a conscientizar-se e a compreender a respeito de sua situação especifica de vida, na qual estão incluídos aspectos pessoais, familiares e sociais.

E partir dessa auto-compreensão terá mais condições de definir qual a melhor escolha, o seu projeto de vida futura, considerando seus reais valores, interesses, características pessoais e habilidades; conhecimentos das profissões e do mundo do trabalho.

Este modelo orientação, parte da premissa de que só você mesmo pode ter percepção efetiva do que lhe ocorre, cabe a orientadora desencadear um processo de reflexão que o leve a desenvolver a auto percepção e fazer contato com fatores tanto internos como externos que interferem no momento da escolha por profissão. De modo que o objetivo da orientação é promover condições para que o vestibulando possa fazer escolhas sobre a futura profissão ou para lidar com qualquer contexto conflitivo de escolha.

É importante ressaltar que esse modelo de orientação é bastante diferenciado dos moldes de testes vocacionais, até mesmo por que os testes por si só são insuficientes e até ultrapassados diante das demandas do mercado de trabalho moderno, que exige do profissional uma postura ativa, participante e seja capaz de se posicionar e assumir a responsabilidade de seu projeto de vida.

Portanto, a proposta é de facilitação para que a pessoa descubra o seu caminho a seguir com mais autonomia e consciência, e que se responsabilize por sua escolha. Percebendo que essa foi a melhor escolha e a que poderia fazer neste momento, diante da sua situação especifica de vida.

Lembre-se que a escolha é sua, o futuro é seu. Que você é livre para fazer sua opção considerando a sua história de vida. Acredite na sua intuição, você tem potencial para elaborar e realizar seu projeto futuro.

Exercício para reflexão:

1) Qual a imagem interna que você tem a seu respeito?

2) Quem sou eu? (quem fui, quem sou, quem serei)

3) Qual é meu projeto de vida?

4) Já imaginou como, profissionalmente, você quer estar daqui a cinco anos? E a dez?

Cada escolha feita faz parte do seu projeto de vida. Nossa vida se define pelo o futuro que almejamos alcançar. E é sempre um desafio!

Fonte: Marlene Soares de Souza

Confira A melhor maneira de estudar!

Não deixe de conhecer os Nossos Guias: de Como Escolher a Profissão, Planejamento do Tempo e Como Escolher onde Estudar. Tenha informações de carreiras, planejando o tempo e estudando no lugar certo! Exclusividade do Vestibular1.

Veja as tendências de carreirasProfissões Verdes – Saiba mais sobre Opção de carreira – Tirando dúvidas de última hora. Conheça os Tipos de Vestibulandos existentes! Em qual será que você vai se identificar?

Visite a nossa seção do Enem e saiba tudo sobre este exame!

 

Publicado em:Artigos

Você pode gostar também