Menu fechado
Artigo Vestibular tradicional pode ser extinto enem

Artigo – Vestibular tradicional pode ser extinto

Educadores apontam falhas no atual processo seletivo e debatem alternativas; UFBA, por exemplo, pretende acabar com a prova

Escreva-nos: contribua com seu artigo

Vestibular tradicional pode ser extinto

Diante da constatação que o atual processo seletivo para ingresso no curso superior apresenta distorções, instituições de ensino de todo país discutem alternativas ao tradicional vestibular. O debate foi o principal assunto do congresso “Ensino Médio, competências ou conteúdos” realizado ontem, em São Paulo, pelo Sistema COC de Ensino. O encontro também refletiu sobre as políticas de inclusão social.

Uma das primeiras universidades a reestruturar totalmente seu processo seletivo é a UFBA (Universidade Federal da Bahia) que pretende acabar com o vestibular.

Em substituição à prova, a UFBA adotará o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Para o reitor da universidade, Naomar Monteiro de Almeida Filho, o exame aplicado a alunos do 3º ano do ensino médio é nacional e consegue avaliar potencial. “O problema do vestibular é que a pessoa decide sua vida inteira num único dia”, argumenta Almeida Filho.

Além na prova para ingresso no curso superior, a instituição vai reestruturar o currículo dos seus cursos. Segundo o reitor, a proposta já foi entregue para o MEC – Ministério da Educação – e deve ser aprovada no ano que vem para que possa entrar em vigor.

O projeto da universidade bahiana está em discussão há dois anos e prevê um modelo em que o estudante não escolha o curso no momento do ingresso na universidade. Pela proposta, o aluno cursa três anos de um ciclo básico, e depois passa para os cursos específicos, desde que acumule boas notas. Os universitários que não conseguirem, receberão somente o diploma de bacharelado.

Outros processos seletivos que diferem do vestibular tem sido adotados. A Universidade Federal de Santa Maria, do Rio Grande do Sul, por exemplo, foi pioneira ao adotar a avaliação seriada como alternativa ao vestibular tradicional. Hoje, a universidade tem 498 estudantes que entraram por meio da avaliação seriada. Por ano, são destinadas 20% das vagas para os alunos que foram bem avaliados durante os três anos de ensino médio.

Outra instituição que deve adotar a avaliação seriada é a Universidade de São Paulo, que já está analisando os processos existentes no país para criar um modelo próprio. Para o assessor da diretoria para concursos da Fuvest, Roberto Costa, este programa restabelecerá um equilíbrio entre os alunos das escolas públicas e privadas.

Mas antes de finalizar um novo projeto de avaliação, a USP tem promovido mudanças no mais famoso vestibular do país. O vestibular já teve seu número de questões reduzidas de 100 para 90 na primeira fase, sendo que 9 destas são de natureza interdisciplinar. Além disso, a USP concede um bônus de 3% nas notas de 1ª e de 2ª fase. Hoje, a universidade reserva 22% das vagas para esses alunos, a meta da atual reitoria é chegar a 30%.

A Unicamp também adota sistema de bônus na nota dos alunos egressos das escolas públicas e para pessoas que auto declaram-se pretas, pardas ou indígenas. Hoje, 31% dos alunos que entram na universidade fizeram o ensino médio no sistema público e a participação de pessoas com etnias aumentou cerca de 22% na instituição. Os educadores defendem que é necessário mudar a forma como é realizado o processo seletivo para o ingresso nas universidades, tornando a seleção mais democrática.

Fonte: ctexto.com.br e coc.com.br

Revisão de matérias, tire suas dúvidas e prepare-se para o vestibular

Resumos de livros – conheça a seção

Visite a seção do Enem e tire suas dúvidas

Preparação e conteúdos para provas de vestibular

Faça o nosso Curso de Redação, é grátis!

Não deixe para depois, faça o Teste de Raciocínio

Revise com nossas Vídeo Aulas

Não deixe de conhecer os Nossos Guias: de Como Escolher a Profissão, Planejamento do Tempo e Como Escolher onde Estudar. Tenha informações de carreiras, planejando o tempo e estudando no lugar certo! Exclusividade do Vestibular1.

Simulados para a prova do Enem

Veja as tendências de carreiras

Profissões Verdes – Saiba mais

Opção de carreiras – Tirando dúvidas de última hora

Novos cursos Tecnológicos

Conheça o Prouni

Informações sobre o Fies

Publicado em:Artigos

Você pode gostar também