Menu fechado
7 Dicas para os Calouros de Faculdade por Vestibular1

7 Dicas para os Calouros de Faculdade

7 Dicas para os Calouros de Faculdade

Não é nada fácil migrar do ensino médio para a universidade. Ou ainda ingressar a atmosfera do ensino superior, independentemente da origem. Tudo é muito novo, exige diferentes cuidados e posturas sociais e emocionais.

Por isso, para ajudar os calouros nos seus primeiros dias como universitários, o pró-reitor acadêmico da UniCarioca https://www.unicarioca.edu.br/ Max Damas selecionou 7 dicas de ouro que podem fazer o diferencial no sucesso dessa nova fase. Ele destaca ainda que a instituição tem papel fundamental nesse cenário.

“A principal dificuldade está no novo ambiente e no aumento da responsabilidade sobre a própria vida, o estudante precisará construir uma nova autonomia e senso de organização para poder atender a todas as novas demandas que irão surgir, além de rever seus hábitos de estudo e exercitar a comunicação e integração com novos colegas”, diz pró-reitor acadêmico da UniCarioca. “É muito importante que o aluno saiba desde o momento de realização da matrícula o máximo de informações sobre o curso e a instituição de ensino. Desde localização e horário das aulas até o modelo de aprendizagem adotado, nome dos coordenadores de curso e os serviços que a instituição tem para oferecer. As universidades devem usar todos os meios possíveis para minimizar o momento da primeira semana, tais como disponibilizar conteúdos impressos, digitais e audiovisuais que demonstrem como a IES funciona”, explica Max.

Dica 1: Não sei que disciplinas devo cursar: Geralmente, todas instituições de ensino propõem uma grade de horários padrão para os alunos novos, sendo importante que o estudante já tenha essa grade em suas mãos. Normalmente, esses horários estão disponíveis no portal ou aluno os recebe por e-mail.

Dica 2: Tenho dúvidas sobre como me organizar para estudar: Algumas instituições oferecem orientadores psicopedagógicos que dão pequenas dicas que auxiliam os alunos na organização de um planejamento diário de estudo. Procure na sua instituição esse serviço que pode estar disponível também em plataformas digitais.

Dica 3: Escolhi o curso, mas ainda tenho algumas dúvidas: Procure o coordenador do curso pessoalmente ou envie e-mail agendando uma conversa elucidativa sobre as características do curso e os aspectos da formação profissional;

Dica 4: Não sei qual a melhor forma de chegar na Instituição para assistir às aulas: Informe-se com amigos e parentes próximos sobre os meios de transporte existentes ou venha até a instituição e pergunte na secretaria quais as melhores formas de realizar o deslocamento. Algumas instituições oferecem no próprio site mapas e caminhos de como fazer o transporte da melhor forma possível;

Dica 5: Tinha muitos amigos no Ensino Médio e agora precisarei fazer novas amizades: Esse processo faz parte da vida. Cada vez que tomamos uma decisão que nos transporta para um ambiente novo, isso sempre ocorrerá. Enxergue isso como uma oportunidade de novas aprendizagens e relacionamentos. Procure pessoas que tenham afinidade com você e use as redes sociais para socializar o convívio e proximidade com seus novos colegas;

Dica 6: Estou muito tempo sem estudar e não sei por como começar: Algumas instituições de ensino possuem programas de nivelamento gratuitos (presenciais ou virtuais) que ajudam o calouro a rever conceitos importantes de conteúdos que já foram vistos há muito tempo. Aproveite a primeira semana para se inscrever nesses programas e aproveitar ao máximo o que o seu novo ambiente de aprendizagem pode lhe oferecer;

Dica 7: Será que fiz a escolha certa? Essa é uma dúvida recorrente. Para amenizá-la, entenda que a vida é baseada em escolhas e, se nesse momento você fez a escolha de estudar dentro de uma área de conhecimento, é porque você possui aptidão ou curiosidade pela mesma. Aproveite as primeiras semanas para fazer o máximo de leituras e assistir a vídeos sobre a profissão que você escolheu. Traga as dúvidas para a sala de aula e exercite o diálogo com os professores e seus atuais colegas, aproveite também e converse com seu coordenador de curso. As dúvidas irão diminuir e você ficará cada vez mais confiante da escolha que você fez. Pode ser também que você perceba que o curso que você escolher não tem muito a ver com você, aproveite que já está dentro de uma instituição de ensino e veja quais são as outras possibilidades que existem para você.

Conheça o nosso Guia de Como Escolher onde Estudar!

 

Veja mais informações em nosso site: ArtigosDicasNovidadesCursinhosFaculdadesCalendário e sobre Bolsas de Estudos.

7 Dicas para os Calouros de Faculdade

Publicado em:As Dicas

Você pode gostar também