Menu fechado
Alunos intensificam preparação para o vestibular por Vestibular1

Alunos intensificam preparação para o vestibular

Alunos intensificam preparação para o vestibular

Quando chega o 2º semestre, os alunos intensificam a preparação e os estudos para as provas que acontecem no fim do ano. Como as escolas podem ajudar os alunos nessa etapa? E quais as dicas para que o aluno mantenha a calma e consiga um resultado positivo na prova? Dois especialistas em educação falam sobre o assunto.

Abordagem: Com a proximidade dos processos seletivos de final de ano, os alunos intensificam os estudos e a preparação para o vestibular. Como as escolas ajudam nesse processo? E quais são as dicas para que os alunos se prepararem adequadamente?

ALUNOS INTENSIFICAM PREPARAÇÃO PARA O VESTIBULAR

Quando chega o 2º semestre, quem vai prestar vestibular no final do ano intensifica os estudos e a preparação para as provas. Nas escolas é oferecida ao aluno não só uma capacitação técnica, mas também física e psicológica. Esses aspectos, aliados à disciplina do estudante, geram nele a autoconfiança necessária para fazer uma boa prova.

O Colégio Padre Eustáquio entende bem essa realidade. Para ajudá-los no período decisivo de preparação, disponibiliza aulas em período integral, que funcionam como plantões para tirar dúvidas e estudar conteúdos específicos de cada área. Além disso, realiza a Maratona de Conhecimento, uma disputa entre as turmas do Ensino Médio que testa as habilidades com perguntas de conhecimentos gerais e temas ligados à história, geografia, física, química e biologia.

Outra forma de apoiar os alunos é com a Roda de Profissões. Desde o início do ano, o colégio incentiva os alunos a escolherem bem que profissão desejam seguir. Assim, visitam faculdades da capital, fazem testes vocacionais e participam de palestras com profissionais de diversas áreas. O Padre Eustáquio também convida ex-alunos com uma vida profissional estabelecida para conversar sobre mercado de trabalho, rotina da faculdade, os obstáculos que enfrentaram, entre outros.

A escola ajuda muito na construção do conhecimento, mas, ajuda mais ainda na formação do aluno, no aprender a conhecer, a se tornar uma pessoa antenada com o mundo. A partir daí, ele consegue tomar decisões com mais discernimento porque tem a segurança necessária para escolher com mais clareza, explica a coordenadora do Serviço de Orientação Escolar do Colégio Padre Eustáquio.

Eric tem 17 anos, é aluno do colégio e sempre soube que profissão queria seguir: medicina. Ele sabe que, para isso, é preciso muita dedicação. Sei que o curso de medicina é extremamente concorrido e que, para passar no vestibular, deveria me dedicar de um modo diferente do que estava habituado, ainda mais que, para mim, só é viável fazer o curso na UFMG. Então, tenho me dedicado ao máximo, conta o aluno.

Além de todo o apoio oferecido pelo Padre Eustáquio, Eric criou uma rotina de estudos que tem ajudado bastante. No começo foi extremamente difícil me educar, conseguir um bom rendimento estudando sozinho, mas, com o hábito, as coisas se tornaram mais tranquilas. Nas férias cheguei ao ritmo que sempre quis ter e mergulhei em definitivo nos estudos. Agora que as aulas voltaram, tenho que dividir atenções com o terceiro ano, mas continuo estudando muito. Sei que um bom desempenho nas provas só depende de mim, afirma.

Outro bom exemplo acontece nos Colégios Arnaldo e Arnaldinum, onde os alunos se preparam intensamente. De março a agosto, eles participaram de um treinamento de questões abertas, baseadas nas provas das principais faculdades e, agora, começam a treinar as questões fechadas. Os alunos têm também uma Oficina de Redação para Vestibular, que acontece toda terça-feira. Além disso, os próprios alunos montaram Grupos de Estudos em que se reúnem as terças e quintas para tirar dúvidas e ajudarem uns aos outros nas questões que possuem mais dificuldades.

É de fundamental importância que o colégio acompanhe os alunos durante todo o processo de preparação para o vestibular. Não podemos nos ater somente nos conteúdos preparatórios, mas também nas informações sobre cursos, faculdades e universidades, além de escutá-los na tentativa de sanar todas as dúvidas referentes à escolha profissional e à escola que vai atendê-los melhor, explica o coordenador pedagógico do Colégio Arnaldo.

 

Se você está querendo se preparar para o Enem e vestibulares neste ano, o Vestibular1 é o lugar certo! As seções de Revisão OnLine e de Vestibular vão fazer a diferença na busca por uma boa nota, saiba tudo de vestibulares e do Enem, conteúdos relevantes e dicas exclusivas só pra você. Outra seção imperdível é o de Redação, que também tem conteúdo inédito saiba fazer uma Redação Nota 10!

Bolsas de estudos no Vestibular1, O Vestibular1 ajuda você a encontrar uma bolsa de estudo que poderá mudar o seu futuro, Confira A melhor maneira de estudar!

 

Publicado em:As Dicas

Você pode gostar também