Como melhorar a concentração nos estudos - Vestibular1

Como melhorar a concentração nos estudos

Como melhorar a concentração nos estudos

Como melhorar a concentração nos estudos

Como melhorar a concentração nos estudos para vestibular e Enem

Conheça mais sobre neuróbica e sobre organização e foco nos estudos

Talvez uma das maiores reclamações dos vestibulandos não seja a grande quantidade de disciplinas a serem estudadas ou a ansiedade antes da prova, mas sim a dificuldade em manter a concentração durante as aulas e os estudos. E esse obstáculo não está presente somente na vida dos vestibulandos, mas também de trabalhadores e estudantes em geral.

Aperfeiçoar nossa a capacidade de foco e memória pode ser mais fácil do que imaginamos. Diariamente executamos tarefas de forma automática, às quais prestamos pouca ou nenhuma atenção devido ao antigo hábito e a familiaridade que temos com seu desenvolvimento, e começar justamente por essas atividades pode fazer grande diferença para nosso cérebro: forçar-se a prestar mais atenção a elas e/ou tentar executá-las de maneiras alternativas é um dos mais comuns exercícios cerebrais conhecidos.

Como melhorar a concentração nos estudos: A neuróbica e o dia-a-dia

A neuróbica – ou ginástica para o cérebro – é um conceito desenvolvido pelo neurocientista americano Larry Katz, autor do livro Mantenha seu Cérebro Vivo, e consiste basicamente em uma cadeia de exercícios de inversão de atividades rotineiras capazes de manter seu cérebro em constante atividade, não só aprimorando suas capacidades de concentração e memória mas também prevenindo doenças cognitivas futuras, como demência ou Alzheimer.

Alguns exercícios apontados pela técnica são, por exemplo, andar de costas pela casa, ler de trás para frente, para os destros, forçar a mão esquerda a fazer coisas que você só fazia com a mão direita (para os canhotos, forçar a mão direita), olhar horas ou ler placas a partir de um espelho, trocar de roupa de olhos fechados, trocar o relógio de pulso e outros.

Uma dica eficiente e fácil de ser posta em prática é mudar os caminhos que sempre fazemos, seja para ir à escola, faculdade ou trabalho. Por que não tentar um caminho diferente e forçar o cérebro a memorizar outros espaços?

Como melhorar a concentração nos estudos: Organização e foco

Concentrar-se nos estudos não depende apenas de sua capacidade cerebral, mas também de muita organização. Como estudar em um ambiente bagunçado, barulhento e onde não é possível relaxar? (Leia mais sobre como construir um ambiente de estudos ideal)

Como melhorar a concentração nos estudos. Confira abaixo uma lista com XX dicas para se organizar melhor na hora de estudar:

1. Tenha um espaço só seu. Como um desdobramento da primeira dica, ter um espaço só seu pode ajudar sua concentração. Um lugar familiar e que conhecemos nos distrai menos.

2. Estipule um cronograma com metas. Decida quanto tempo vai dispor para estudar cada disciplina e respeite o tempo programado, estudando sempre que possível nos mesmos horário. Tenha sempre um calendário e uma agenda em mãos.

3. Tenha um caderno ou espaço para cada disciplina. Não mistura física com matemática, por exemplo; isso pode causar confusão na hora de procurar algo antigo.

4. Use a tecnologia a seu favor, mas sem distrações! Alguns aplicativos podem te ajudar a estudar, mas cuidado com o tempo perdido. Tenha foco e lembre-se de que esse espaço de tempo foi reservado para o aprendizado.

5. Defina prioridades. Mesmo. Organiza hierarquicamente o que é mais importante, quais as suas maiores dificuldades e onde você deve depositar mais tempo e empenho. Dessa forma, você estará no mesmo nível de conhecimento em todas as disciplinas, e não melhor em algumas do que em outras.

6. Antecipe-se. Lembre-se de que estudar para tudo em cima da hora não adianta nada: o cérebro precisa de tempo para associar todas as informações. Além do mais, estudando com antecedência você não corre o risco de deixar nenhuma matéria fora do seu cronograma de estudos.

Como melhorar a concentração nos estudos: Vestibular x Enem

Sua maneira de estudar pode variar de acordo com seus objetivos. Seja um vestibular convencional, uma prova de enem ou um concurso público, sua organização deve estar baseada em seu alvo final.

Quem vai estudar para o Enem, por exemplo, deve estar atento às atualidades, notícias e acontecimentos do mundo. Também deve saber que a prova está mais baseada em conhecimentos gerais de cada matéria. Existem materiais específicos para quem quer se preparar para essa prova, como as apostilas Enem.

 

Acesse e Conheça o Exclusivo Guia de Planejamento do Tempo, Conheça o Exclusivo Guia de Como Escolher a Profissão, Conheça o Exclusivo Guia de Como Escolher onde Estudar, Veja também: Sinopse do Guia de Carreiras e Profissões, Profissão: uma decisão de vida, Como melhorar a concentração nos estudos, Vídeo aulas grátis no Vestibular1.

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta