Como uma vida saudável pode te ajudar no vestibular

Como uma vida saudável pode te ajudar no vestibular

Como uma vida saudável pode te ajudar no vestibular

Como uma vida saudável pode te ajudar no vestibular

Saiba como ter uma vida saudável e ainda ter ajuda para passar no vestibular!

Em ano de vestibular, seja no ensino médio, no cursinho pré-vestibular ou estudando por conta própria, nos dedicamos quase 100% à absorção das disciplinas e nos focamos em nosso objetivo principal: ingressar na universidade.

Mas é preciso tomar cuidado para não se perder entre se dedicar à uma meta e esquecer outros aspectos da vida. Viver sob estresse e pressão pode nos levar a hábitos muito danosos, inclusive, para nossa capacidade cerebral, como por exemplo má alimentação, dormir pouco ou passar muito tempo sem a prática de exercícios físicos. Todos esses hábitos interferem diretamente em nossos estudos, influenciando aspectos como memorização, disposição, assimilação dos conhecimentos e outros.

Para não correr riscos desnecessários nesse momento tão importante, certifique-se de não descuidar da saúde e levar uma vida o mais saudável possível, e para isso uma alimentação balanceada é imprescindível. Confira abaixo uma lista de alimentos favoráveis às atividades cerebrais e como consumi-los:

Ovos, grãos e peixes: esses alimentos possuem um neurotransmissor chamado acetilcolina, altamente benéfico para a memória. Além disso, os ovos são ricos em vitaminas do complexo B, que benficiam diretamente a comunicação neuronal. Os peixes, especialmente, são ricos em zinco, que evitam que o cérebro entre em fadiga extrema ao final do dia.

Maçã, morango, uva e tomate: essas frutas são ricas em fisetina, um composto que estimula os mecanismos cerebrais e mantém a memória sempre relaxada.

Vitaminas C: frutas como laranja, maracujá, limão, morango, kiwi e as ditas frutas tropicais são ricas em vitamina C, que previne cansaço e estresse, além de fortalecer o organismo.

Frutas vermelhas: morangos, amoras, framboesas e mirtilos são altamente poderosas para a memória, auxiliando a reversão de brancos, e para o aprendizado, além de protegerem os neurônios. Tudo isso por serem ricas em flavonóides.

O cérebro e os exercícios físicos

Os exercícios físicos também são grandes aliados dos estudantes. Entre os benefícios que eles podem trazer então o combate à ansiedade, redução do estresse, melhora de funções executivas do cérebro e a capacidade de torná-lo mais sensível à insulina, o que, por sua vez, auxilia a memorização.

Tirar um tempo para se exercitar pela manhã e ao lar livre é o ideal, dizem os médicos. Durante a noite o nosso cérebro tende a diminuir suas atividades, isso porque ele se adequa ao ambiente na hora de trabalha: quanto menos luzes e movimentos em volta, menor a intensidade de suas atividades.

Formas alternativas de estudar

Muitos estudantes não conseguem absorver, ou até mesmo pessoalmente não gostam do modelo tradicional de estudo: assistir aulas e ler apostilas. Variar as formas de estudar pode ser benéfico para o aprendizado, mantendo o cérebro sempre ligado em novas experiências e espantando o tédio do momento de estudo. Isso acontece especialmente quando o vestibular prestado é o Enem, por exemplo, e conta com disciplinas como “atualidades”, que demandam outras formas de absorção que não o estudo corriqueiro.

Para os que se dão bem com o modelo tradicional, trocar de ambiente já é o suficiente. Que tal estudar em uma biblioteca, um parque ou um café? Para o Enem, que tal reservar um tempo para ler as notícias, fazer testes de lógica ou se dedicar a simulados de provas anteriores?

Para os que preferem outros métodos, que tal assistir aulas de outros professores, fazer tipos diferentes de cursos, criar músicas relacionadas às disciplinas ou montar grupos de estudo? O curso online para Enem é uma opção, assim como outros cursos relacionados a disciplinas específicas.

 

Veja também: Como melhorar a concentração nos estudos, Sinopse do Guia de Carreiras e Profissões, Como uma vida saudável pode te ajudar no vestibular, Está de bobeira? Então faça e treine com nossos novos simulados, não perca tempo! Confira A melhor maneira de estudar! Profissão: uma decisão de vida, Acesse: Guia de Como Escolher a Profissão, Vídeo aulas grátis no Vestibular1

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta