Menu fechado
Critérios de Avaliação e Tipos de Questão por Vestibular1

Critérios de Avaliação e Tipos de Questão

Critérios de Avaliação e Tipos de Questão por Vestibular1

Saiba como são os critérios de avaliação e tipos de questão nos vestibulares

Nas provas genéricas do Vestibular, todas as questões serão objetivas, podendo ser de proposições múltiplas ou aberta com resposta numérica.

Questão objetiva de proposições múltiplas, questão contendo cinco, seis ou sete proposições, indicadas pelos números 01, 02, 04, 08, 16, 32 e 64. Para responder a esse tipo de questão, o candidato deverá identificar as proposições verdadeiras e somar os números a elas associados. Depois marcar, na Folha de Respostas, o resultado obtido, em valor inteiro compreendido entre 00 e 99, inclusive. O vestibulando deverá ter atenção em não incluir uma proposição na soma implica considerá-la falsa.

Essas questões serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios: Cada questão valerá pontos. Considera-se erro, nessa questão, a identificação de uma proposição verdadeira como falsa ou vice-versa, descontando-se, então, os outros valores.

Questão objetiva aberta com resposta numérica é uma questão constituída por um problema. Admite apenas resposta numérica, em valor inteiro compreendido entre 00 e 99, inclusive, que deve ser marcado na Folha de Respostas. Sua correção será binária: zero, se estiver errada, ou 1 (um), se estiver correta.

Folha de Respostas destinada às questões objetivas

A Folha de Respostas é pré-identificada, isto é, destinada exclusivamente a um determinado candidato. Por isso, não pode ser substituída, a não ser em situação excepcional, com autorização expressa da Coordenação dos trabalhos. O candidato deverá conferir os dados registrados no cabeçalho e assinar com caneta esferográfica de TINTA PRETA ou AZUL-ESCURA, sem ultrapassar o espaço reservado para esse fim.

Será atribuída pontuação zero à questão objetiva que estiver em branco ou rasurada. Ainda que esteja com mais de uma marcação na mesma coluna ou marcada a lápis, ou com marcação indevida, impossibilitando a leitura óptica.

Nas provas específicas do Vestibular, todas as questões serão discursivas. Este tipo de questão permite ao candidato buscar a solução para uma situação ou problema proposto, demonstrando sua capacidade de produzir, integrar e expressar ideias.

A questão discursiva será corrigida por professores da matéria correspondente, do Ensino Médio e do Ensino Superior, de acordo com parâmetros previamente estabelecidos. Pela adequação da linguagem e uso da linguagem verbal ou simbólica com clareza e propriedade.

Será atribuída pontuação zero à questão discursiva que não se ativer à situação ou ao problema proposto, apresentar texto incompreensível ou letra ilegível, ou for escrita a lápis, em parte ou na sua totalidade.

A questão discursiva compreende a identificação do problema proposto ou da situação apresentada, a seleção de princípios gerais, leis, conceitos e sistemas de interpretação, aplicáveis à situação proposta. Formulação da resposta em linguagem adequada à área do conhecimento que é objeto da questão, com base no raciocínio desenvolvido anteriormente. A definição dos aspectos mais relevantes que devem ser destacados, escolha de um modo ou método de abordagem da situação.

Será anulada a Prova Específica que apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do candidato, for assinada fora do local apropriado ou não for respondida na respectiva Folha de Respostas.

Cada questão discursiva será avaliada, considerando-se o conteúdo, correção e adequação do conteúdo da resposta em relação ao que foi solicitado na questão. Pelo desenvolvimento lógico, encadeamento das ideias, sequência lógica na expressão da resposta.

 

Veja mais Dicas exclusivas: Redação para vestibulares, Novos Tipos de Cursos, Dicas de quem já passouCompromisso do Vestibular1, Vestibular via Enem, Cotas no Vestibular, Provas de Habilidade Específica, Provas de 1ª e 2ª fase, Como são as Provas do vestibular, Programas do Vestibular, Preparação do Enem e Vestibular, Desempenho no vestibular, Interdisciplinaridade, Grifando as questões. Contas desnecessárias, Leia a questão com atenção, Vídeo aulas grátis no Vestibular1, Confira A melhor maneira de estudar!

Conheça o Exclusivo Guia de Planejamento do Tempo

Conheça o Exclusivo Guia de Como Escolher a Profissão

Conheça o Exclusivo Guia de Como Escolher onde Estudar

Publicado em:As Dicas

Você pode gostar também