Decisão: Qual o Tempo Ideal? - Vestibular1

Decisão: Qual o Tempo Ideal?

Decisão: Qual o Tempo Ideal?

Decisão: Qual o Tempo Ideal?

Participei de um curso sobre empreendedorismo no Sebrae. Pré-requisito para quem busca assessoria para abrir uma empresa. Com vasta experiência em mortalidade das micro-empresas em seus primeiros anos de atividade, o treinamento prepara futuros empresários para os desafios que enfrentarão.

A primeira atividade foi simples. Cada um deveria descrever o processo de compra de um sapato preto. Em alguns segundos, metade do grupo, sem ao menos tocar a caneta e o papel, acabaram o exercício. Perplexos com a velocidade, os demais apertaram o passo e terminaram. Foi minha vez de ficar boquiaberta e curiosa. O mistério se revelou no debate. Objetivo, o primeiro grupo afirmou que entra na loja, pega o sapato, experimenta e paga. O segundo, mais prudente, realiza cotações, avalia custo e benefício, prova e compra. Quanto tempo seria necessário para comprar? Trinta minutos para os objetivos, três horas para os prudentes.

Fico imaginando o sapato que cada um visualizou. Completamente diferente um do outro. Em um piscar de olhos, todos definiram premissas como: qual tipo de sapato? Fechado? Aberto? Com salto? Elegante? Esportivo? Casual? Quando seria usado? Dia-a-dia, festa informal, formal, trabalho? Qual material? Couro? Qual preço? Até quanto pagar? Onde comprar? Há novidades no mercado? Promoções? Outlets? E outras tantas perguntas e informações importantes para melhor usufruir do privilégio da escolha.

Talvez um sapato preto não mereça tanto elaboração. Mas será que não é com essa precipitação que muitos escolhem suas carreiras e iniciam seus negócios? Não notamos que, na pressa, definimos premissas automaticamente sem saber o que existe, desejamos ou podemos? Frequentemente, neglicenciamos a etapa de pesquisa sendo imprudentes e, por que não, preguiçosos. Uma escolha amadurecida demanda empenho no que é imprescindível: conhecer a si e ao meio em que se vive. Esse esforço exige tempo e serenidade.

De acordo com Pelletier, a etapa de coleta de informações é uma das mais importantes para completar um processo decisório maduro. O indivíduo deve abrir sua percepção para o que existe no mundo relacionado ao que deseja, buscar fontes diversificadas, especialmente aquelas que desconhece ou rejeita.

Para escolher uma profissão, quanto mais informações obtemos, mais perguntas, contradições e possibilidades surgem. Se, inicialmente, imaginamos estar diante de um quebra-cabeça de quatro peças, tomamos consciência que o puzzle tem milhares e que é impossível saber se todas existem de fato. Para o adolescente é especialmente mais difícil.

Os jovens raramente sabem sintetizar e organizar dados, depoimentos, análises, tendências, valores pessoais, expectativas familiares, sociais que surgem como uma avalanche. Nem mesmo muitos adultos aguentam esse momento obscuro onde só existem perguntas e nenhuma opção parece ser um caminho totalmente seguro. Por isso surgem as decisões relâmpagos. Não por objetividade, mas por falta de condições psicológicas para manter-se diante de uma dúvida.

Cada um tem seu tempo para decidir. Quanto mais cedo o aluno iniciar sua reflexão sobre trabalho, melhor. Mais oportunidades de pesquisa, tempo para extrapolar as informações de guias e internet. É possível organizar-se e incluir entrevistas com profissionais, orientação vocacional e até estágios. Algumas escolas estimulam os pais a oferecerem oportunidade para que estudantes vivenciem a rotina da profissão em que atuam por pelo menos um dia.

Saber e ter disposição para buscar informações com diversidade e qualidade é um bom inicio de vida profissional. Afinal, as carreiras também são como um quebra-cabeça com milhares de peças. Complexas, dinâmicas, nunca temos o quadro pronto em mãos. Permanecemos em ciclo de estudo, avaliação, dúvida e decisão. Raramente desfrutamos a sensação de segurança de estar no caminho certo. Talvez, nem seja esse o objetivo. Afinal, a vida profissional é surpreendente e, quando se ama o que se faz, a construção em si é o grande desafio.

Por: Anaí Auada do site: www.profissoesecarreiras.com.br

 

Informações exclusivas para você se dar bem, em nossos Guias: Planejamento do TempoComo Escolher a Profissão, Como Escolher onde Estudar. Decisão: Qual o Tempo Ideal? para Vestibular e Enem, Planejando o tempo e estudando no lugar certo com segurança. Saiba mais sobre Opção de carreira – Veja as Tendências de Carreiras – Saiba como escolher uma profissão com segurança – Decisão: Qual o Tempo Ideal? A hora da decisão, Oriente-se entre carreiras em alta! Veja as tendências de carreiras.

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta