Menu fechado
Dicas para manter o foco durante os estudos para Vestibular

Dicas para manter o foco durante os estudos

Dicas para manter o foco durante os estudos

Manter o foco pode ser a diferença na preparação do vestibular e para o Enem! Veja o artigo.

Você sabe o que quer, já escolhe sua universidade, sua profissão, com o que quer trabalhar no futuro e está se preparando para isso. Perfeito, não?

Será mesmo?

Às vezes sabemos onde queremos chegar, mas nem sempre temos clareza de qual caminho devemos seguir para alcançar essa meta. E, ainda, mesmo que saibamos, talvez nos falte um pouco de força de vontade e foco para nos mantermos no eixo durante muitos meses seguidos.

Se você sofre com algum problema de atenção, distrai-se facilmente ou simplesmente não está acostumado a doar 100% de sua concentração a uma atividade exigente como o estudo, hoje listaremos 5 dicas para que você perca menos tempo se distraindo e consiga manter o foco durante mais horas durante sua preparação para o vestibular ou ENEM.

Dicas para manter o foco durante os estudos

1. Defina hierarquias e prioridades

Esse sempre será o primeiro passo que você deve tomar antes de colocar qualquer atividade em prática. Para isso, você pode criar listas, usar planilhas, aplicativos, uma agenda ou o método de organização que preferir.

Saiba quais matérias têm mais peso e em quais você tem mais dificuldade de aprendizado, assim você pode ceder mais tempo a essas matérias do que àquelas que você tem mais facilidade e/ou tem menor peso na sua prova.

Organizar o tempo também é uma boa ideia para os mais preguiçosos de plantão. Estipule um tempo específico de estudo para cada matéria, sendo esse tempo maior ou menor, e procure respeitá-lo. Dessa forma você pode organizar não só seus estudos, mas também outros aspectos da sua vida sabendo quanto tempo livre terá e quando não poderá desempenhas outras atividades.

2. Comece!

Essa dica por parecer óbvia, mas não é. Às vezes, inconscientemente, nos organizados muito para algo e não conseguimos começar a tempo.

Para isso, não existe muito segredo: apenas comece a estudar quando tiver tudo organizado. Nossa cabeça pode tender a encontrar defeitos de planejamento só para adiar ainda mais o início da atividades, mas é bom estar no controle desses pensamentos.

3. Uma coisa de cada vez

Pessoas ansiosas tendem a fazer muitas coisas de uma vez só, o que pode terminar em nenhuma dessas coisas sendo concluída com qualidade. A partir das hierarquias, comece a estudar uma matéria por vez.

4. Livre-se do maior número possível de distrações

Essa dica é um dos maiores motivos para que você tenha um espaço apenas seu para se dedicar aos estudos. Organize um espaço com uma mesa e poucas distrações, como longe do computador, celular, poucos enfeites, porta retrato e outros coisas. Também procure manter aparelhos eletrônicos longe (caso eles não sejam úteis para os estudos).

Se a maior dificuldade é concentrar-se por conta de pensamentos aleatórios, tente controlar sua mente. Isso é um exercício diário e de resultado a longo prazo, mas diminuir as distrações físicas já pode ser um grande avanço.

5. Premie-se

Essa dica não deve ser trapaceada!

Estipule pequenas metas, como por exemplo estudar durante 30 minutos seguidos sem distração alguma e, quando conseguir cumpri-las, premie-se com alguma coisa – um doce, 15 minutos de descanso, uma hora a menos de estudo e etc.

Isso vai incentivá-lo a cumprir as metas em dobro: primeiro, por passar mais vezes pela sensação de dever cumprido e, em segundo, pelos presentes alcançados.

Bons estudos!

 

Informações exclusivas para você se dar bem, em nossos Guias: Planejamento do TempoComo Escolher a Profissão, Como Escolher onde Estudar. Planejando o tempo e estudando no lugar certo com segurança.

Texto: Nova Concursos, Veja também: Como uma vida saudável ajuda no vestibular, Como melhorar a concentração nos estudos, Dicas para manter o foco durante os estudos, Sinopse do Guia de Carreiras e Profissões, Vestibular Dicas para manter o foco durante os estudos.

 

Publicado em:As Dicas

Você pode gostar também