Escolhi o curso errado: e agora? - Vestibular1

Escolhi o curso errado: e agora?

Escolhi o curso errado: e agora?

Escolhi o curso errado: e agora?

Para alguns alunos, a escolha equivocada do curso gera desistência e acaba trazendo-os para as salas de aula dos cursinhos

O que era para ser um momento de conquistas e a certeza da escolha da profissão, vem um dilema: o que fazer quando o curso não é o esperado, qual decisão tomar quando a vontade é desistir de tudo e partir para um novo princípio?

O que pode ser uma ideia absurda é mais comum do que parece. Um estudo realizado pelo MEC – Ministério da Educação – revela que um a cada cinco alunos abandonou a faculdade em e a maioria dos casos acontece pela idealização de uma carreira sem a devida reflexão sobre a escolha. Isso é um novo movimento, cujo acesso a universidade é fácil, em alguns casos, e os alunos acabam não avaliando as consequências, valores e projeção do futuro.

Escolhi o curso errado: e agora? “A maioria das pessoas age por impulso na escolha de uma profissão, com o pensamento que aquilo lhes trará benefícios por toda a vida, não pensando em esforços e dedicação quase que exclusiva. Além disso, muitos optam pelos cursos do momento, como Gastronomia e Relações Internacionais sem sequer saber como é o cotidiano da profissão”, revela Célio Tasinafo, Diretor Pedagógico da Oficina do Estudante.

Em alguns casos, a desistência é mais traumática por envolver pais e mães que tem a mesma profissão que o aluno escolheu no primeiro momento ou, quando eles acham que tal curso seria o melhor para o filho. Em outros casos, a renúncia acaba sendo o trampolim para a realização de um curso tão sonhado.

A estudante Aimeé Martins Santiago, de 17 anos se encaixa nesse segundo caso. Ela prestou biologia na Unesp, passou e não gostou do curso. “Sempre quis medicina, e acabei passando em algo que não desejava. Acabei desistindo da faculdade e voltei para o cursinho. Assim, consigo me preparar para o próximo vestibular, no fim do ano e quem sabe, com muito estudo e dedicação, eu seja a mais nova médica da família”, relata.

A Oficina do Estudante

A Oficina do Estudante une colegial e cursinho em um único espaço. A experiente e qualificada equipe de professores sabe que o sucesso dos seus alunos não depende de “decoreba”, do simples acúmulo de informações. Pelo contrário, depende do desenvolvimento da capacidade crítica, da habilidade para estabelecer relações entre conteúdos de diferentes disciplinas e também da capacidade de mobilizar aqueles conteúdos para a resolução de problemas e questões práticas propostas por uma realidade sócio-econômica cada vez mais dinâmica.

No mercado há quinze anos, a Oficina tem a preocupação com o sucesso acadêmico dos alunos, uma vez iniciada a vida universitária. Por esse motivo, durante a preparação para o vestibular, também procuramos auxiliá-los na difícil tarefa do autoconhecimento – indispensável para a escolha da carreira profissional e para o ingresso na vida adulta de forma saudável e consciente.

Conheça o Exclusivo Guia de Como Escolher a Profissão

 

Veja também: Sinopse do Guia de Carreiras e Profissões, Profissão: uma decisão de vida, Escolhi o curso errado: e agora? Definindo a Profissão, Confira A melhor maneira de estudar! Veja mais Dicas exclusivas: Provas de Habilidade Específica, Escolhi o curso errado: e agora? Provas de 1ª e 2ª fase, Como são as Provas do vestibular, Programas do Vestibular, Critérios de Avaliação e Tipos de Questão, Escolhi o curso errado: e agora? Visite faculdades e faça sua opção. Navegue também em links de carreiras. Visite a seção do Enem.

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta