Isso vai cair no Vestibular! - Vestibular1

Isso vai cair no Vestibular!

Isso vai cair no Vestibular!

Vestibular1 levando sua revisão nos estudos a sério. Saiba o que mais cae nas provas de vestibular

Os assuntos e matérias mais exigidas nos exames dos processos seletivos de vestibular, lembrando que também existe grande probabilidade de também cair no Enem, por serem matérias recorrentes e conteúdos relevantes do ensino médio.

Isso vai cair no Vestibular! e no Enem por Vestibular1

PROGRAMA DAS DISCIPLINAS DOS PRINCIPAIS VESTIBULARES

Português e Redação

Compreensão e interpretação de texto; Textos de autores do século XVI ao XX, de obras literárias mencionadas abaixo; Literatura: obras significativas de autores brasileiros, envolvendo diferentes épocas e temáticas, onde o estudante deverá ser capaz de reconhecer a diversidade dos gêneros lírico, dramático e épico-narrativo; aprender os diferentes modos de sentir, pensar, viver e compreender as variadas imagens do país e da identidade cultural; perceber diferentes valores, costumes, paisagens e músicas, bem como representações de classes sociais, de etnias, do gênero masculino e feminino.

Principais características do Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo/Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo/Pré-modernismo e Modernismo; Fatos linguísticos: a modalidade escrita da língua: características, quanto à seleção lexial e morfossintática, nos registros específicos (literal, formal, semiformal e familiar). Convenção ortográfica e regras de pontuação; Aspectos léxicos: polissemia, sinonímia, homonímia, hiperonímia, hiponímia; Aspectos da sintaxe: processo de estruturação dos períodos na modalidade escrita formal (subordinação e coordenação), incluindo abordagem do valor semântico dos conectivos coordenativos e dos subordinativos adverbiais, estrutura das orações relativas, coerência interna na estruturação dos períodos. Tipos de oração: imperativas, interrogativas, exclamativas, declarativas, optativas; Aspectos da morfossintaxe: classes de palavras, incluindo a distinção entre palavras “variáveis” e “invariáveis”. Morfemas léxicos gramaticais. Flexão de gênero e número: substantivos, adjetivos. Flexão de números, pessoa, modo e tempo nos verbos.

A expressão do grau: substantivos, adjetivos, advérbios. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Processos de formação das palavras: composição derivação, recomposição, hibridismo, onomatopéia, abreviação vocabular, siglas; Redação: Dissertação – fato e demonstração – argumento e inferência – relações lógicas. Temas da atualidade, polêmicos ou presentes na mídia.

Narração e Descrição.

Língua estrangeira/Español

Verbos/gerúndio/pronominales; verbos regulares e irregulares; colocación de los pronombres átonos; la diversidad linguística Del español (léxica, fonética y semântica); apócope delante de substantivos y adjetivos y advérbios; el artículo neutro lo; laísmo, loísmo y leísmo; estilo directo e indirecto; reglas de acentuación; textos y comprensión.

Língua estrangeira/Inglês

Leitura e interpretação de textos; compreensão gramatical; artigo definido e indefinido; preposições; pronomes (pessoais, possessivos, reflexivos, relativos, indefinidos, demonstrativos, interrogativos); plural dos substantivos; caso genitivo; advérbios; tempos 10 verbais (presente e passado simples, presente e passado contínuo, futuro simples, imediato, condicional); verbos anômalos; “Tag questions”; infinitivo; voz passiva; discursos direto e indireto.

Matemática

Conjuntos numéricos: naturais, relativos, racionais, irracionais e reais.

Sequências: progressão aritmética e geométrica; Análise combinatória: arranjos, permutações e combinações; Equações e expressões algébricas; Funções: estudo geral, gráficos de funções, funções injetora, sobrejetora e bijetora, função composto e função inversa. Funções reais: função do 1° e 2° graus, função exponencial e logarítmica; Equações, Inequações, Sistemas de Equações e Inequações: propriedades e aplicações; Matrizes: operações e propriedades, determinantes e sistemas lineares; Geometria plana: retas, ângulos, triângulos, quadriláteros, polígonos, circunferência, círculo, congruência e semelhança.

Perímetros e áreas; Geometria espacial: estudo dos sólidos (prismas, paralelepípedo, cubo, pirâmide, cilindro, cone e esfera); Geometria analítica: distância entre pontos.

Estudo da reta e circunferência; Estatística: gráficos estatísticos (interpretações). Noções de estatística descritiva: levantamento de dados, tabelas, média e mediana; Matemática financeira: proporcionalidade, percentagem, juros simples e compostos.

Física

Fundamentos da física; Grandezas: medidas e representação; Equações dimensionais; Grandezas vetoriais e escalares; Dinâmica; Movimento e as leis de Newton; Aplicações das leis de Newton; Atrito e suas aplicações; Trabalho e energia; Energia cinética e potencial; Energia mecânica e conservação de energia; Termologia, temperatura/escala; Dilatação térmica e calorimetria; Mudanças de estado; Óptica e ondas; Comportamento geométrico dos raios luminosos: reflexão e refração da luz; Lentes e instrumentos ópticos; Pulsos e ondas; Dispersão da luz; Eletricidade e magnetismo; Eletrostática: a força, o campo e o potencial elétrico; Eletrodinâmica: corrente elétrica, resistência elétrica; lei de Ohm; resistores; circuito de corrente contínua; Força eletromotriz: geradores e receptores; circuitos elétricos simples; Magnetismo: princípios fundamentais; Campo magnético: de corrente e ímãs; Solenóides e condutores retilíneos; Forças magnéticas sobre cargas elétricas em movimento; Forças magnéticas sobre condutores elétricos percorridos por corrente.

Os fenômenos da indução eletromagnética: leis de Faraday e de Lenz; radiações eletromagnéticas.

História

Os fundamentos antigos da civilização Ocidental; Grécia; As transformações na Europa e no Mediterrâneo; Sistema Feudal; Papel da igreja na formação do pensamento medieval; Transição do feudalismo para o capitalismo; Reforma protestante e contra-reforma; Expansão marítmocomercial do século XV; Absolutismo da época moderna; O Brasil no sistema colonial Português; Consolidação do capitalismo; Revolução industrial; Iluminismo; Revolução Francesa e fim do antigo regime; Independência do Brasil; Hegemonia e crise do capitalismo; O socialismo utópico e científico; Imperialismo – Séc. XIX; Libertação dos escravos – 1888; Crise do império no Brasil e proclamação da república; I Guerra mundial; Revolução Russa; República velha no Brasil (1889-1930); Era Vargas (1930- 1945); II Guerra mundial; O mundo Pós-Guerra e a Guerra Fria; Ditadura militar no Brasil; O mundo atual: Globalização e Brasil atual: reforma agrária, desemprego, educação, ONGs. Tudo sobre Bin Laden, ataques terroristas pelo mundo e Estado Islâmico.

Geografia

Geografia geral: O mundo após a segunda guerra mundial; Plano Marshall; Guerra Fria; Colapso do socialismo; Novas tendências mundiais; Globalização – A formação de blocos econômicos; Urbanização; Urbanização e êxodo rural; Urbanização nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos; As grandes metrópoles mundiais; População e movimentos migratórios; Os países mais populosos; Crescimento populacional nos países subdesenvolvidos e desenvolvidos; América latina em conjunto; O que é América Latina, sua formação histórica; Situação de dependência e subdesenvolvimento; b) Geografia do Brasil: O Brasil no contexto internacional; A questão urbana e agrária; População; Divisão regional. Tudo sobre o terrorista Bin Laden, ataques de Paris e Estado Islâmico.

Química

Estrutura e caracterização da matéria; A evolução dos modelos atômicos de Dalton e Rutherford-Bohr; Número atômico e número de massa; Elemento químico; Isótopos e suas aplicações; Propriedades gerais e específicas da matéria e suas aplicações no cotidiano; Substâncias puras e misturas.

O átomo e as ligações químicas; A eletrosfera do átomo – distribuição eletrônica em camadas; A classificação dos elementos químicos na tabela periódica atual; Elementos representativos e de transição; Funções inorgânicas; Óxidos, ácidos, bases e sais: conceito, classificação, nomenclatura e conceito de ácido-base segundo Arrhenius e Bronsted-Lowry; Constantes atômicas e moleculares.

Massa atômica e átomo grama; Massa molecular, molécula-grama e fórmula-grama; Número de Avogrado e conceito de mol; Reações químicas; Leis ponderais das reações químicas: lavoisier, Proust e Dalton; Equações químicas: Identificação de reações de adição, substituição, oxirredução e neutralização; Agente oxidante e redutor; Soluções: Conceitos de soluções; Classificações das soluções.

Soluções diluídas e concentradas, saturadas, supersaturadas e insaturadas; Expressões de concentração de soluções: g/l, 11 título em massa, molaridade; Diluição de soluções; Mistura de soluções; Equilíbrio químico; Reação reversível e o conceito de equilíbrio químico; Constante de equilíbrio.

Composto de carbono: Propriedades do átomo de carbono: tetravalência e formação de cadeias; Ligações simples, duplas e triples; Classificação das cadeias carbônicas quanto à existência de ciclos, ramificações, insaturações, aromaticidade e presença de heteroátomos; Classificação do átomo de carbono quanto à sua posição na cadeia; Estudo sucinto das propriedades de condutibilidade elétrica, solubilidade, reatividade, densidade e resistência ao aquecimento comparativamente aos compostos inorgânicos; Funções orgânicas: Hidrocarbonetos: alcano, alcenos, alcinos, cicloalcanos e aromáticos. Conceito e nomenclatura oficial.

Relação entre estrutura e propriedades físicas: ponto de fusão, ponto de ebulição e solubilidade. O Petróleo: formação, fracionamento e aplicações; Álcoois, fenóis, éteris, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres, amidas e aminas. Conceito, grupamento funcional e nomenclatura oficial.

Relação entre estrutura e propriedades físicas: ponto de fusão, ponto de ebulição e solubilidade.

Biologia

Citologia: membrana plasmática e tipo de transporte; citoplasma e orgânulos citoplasmáticos, núcleo e divisão celular; Sistemas humanos: digestório, cardiovascular, respiratório, excretor, nervoso, endócrino, locomotor e reprodutor; Genética: monoibridismo; co-dominância; diibridismo, probabilidades em herança genérica, alelos múltiplos, genes letais, interação gênia, sistemas sanguíneos, genética de populações, pleiotropia, genes holandríocos, graus de sexualidade e herança influenciada pelo sexo; Ecologia: a ecologia e a sua importância, a estrutura dos ecossistemas; ciclos biogeoquímicos, relações entre os seres vivos, sucessão ecológica, biomas e poluição.

Evolução: a origem da vida, teorias evolucionistas e teoria criacionista, irradiação adaptativa e convergência, as provas da evolução e as divisões do tempo geológico.

 

Depois de ver Isso vai cair no Vestibular! e no Enem, Confira A melhor maneira de estudar!

Escolhi o curso errado: e agora?

Decisão: Qual o Tempo Ideal?

Preparação e conteúdos para provas de vestibular

Revisão Inteligente de Vestibular

Sofrimento pelo vestibular

Conheça o Exclusivo Guia de Planejamento do Tempo

Conheça o Exclusivo Guia de Como Escolher a Profissão

Conheça o Exclusivo Guia de Como Escolher onde Estudar

 

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta