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Orientações para arquitetura, Para passar no Enem

Para passar no Vestibular: Arquitetura

Programas e orientações para as Provas de Habilidades Específicas

Orientações para arquitetura, Para passar no Vestibular ou Enem

PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA

ARQUITETURA

As provas objetivam avaliar o potencial de raciocínio espacial do candidato e compõem-se de três partes conforme segue.

a) Geometria

b) Linguagem Arquitetônica

1 – Trabalhos gráficos com ênfase na bidimensionalidade.

c) Linguagem Arquitetônica

2 – Trabalhos gráficos e/ou modelo com ênfase na tridimensionalidade e na espacialidade.

Conteúdo das provas

GEOMETRIA

1. Construções Geométricas

a) Figuras geométricas: retas, semi-retas, segmentos, ângulos, polígonos e circunferências.

b) Paralelismo e perpendicularidade.

c) Concordância e tangência.

d) Divisão de segmentos, ângulos e circunferências.

e) Partição de figuras planas em partes equivalentes ou proporcionais.

f) Transformações geométricas no plano: translações, rotações, reflexões e homotetias.

2) Tópicos de Geometria Plana e Espacial

a) Relações geométricas em poliedros e corpos redondos: representações planas e espaciais, eixos e planos de simetria e movimentos rígidos.

b) Problemas de ocupação plana e espacial.

c) Semelhanças de figuras planas e espaciais, comprimentos, áreas e volumes.

d) Relações métricas em figuras planas (triângulos, polígonos, circunferência). Relações métricas em sólidos (prismas, pirâmides, poliedros regulares, esfera, cilindros e cones).

LINGUAGEM ARQUITETÔNICA 1

– Noções relativas à sintaxe da linguagem visual: ponto, linha, plano, forma, textura, cor, estrutura, composição, equilíbrio, contraste, proporção, peso, repetição, ritmo.

2 – Noções relativas ao uso da linguagem visual; coerência interna, contexto de aplicação.

LINGUAGEM ARQUITETÔNICA 2

– Noções de espaço e massa, escala, organização tridimensional e espacial, representação gráfica, incluindo perspectiva, e/ou representação por meio de modelos tridimensionais e espaciais, sempre com base em experiência cotidiana do espaço arquitetural e urbano.Material para as provas

a) O material para execução dos trabalhos será fornecido no local das provas;

b) Os candidatos deverão trazer apenas o seguinte material de desenho para tratamento em preto e branco ou cores: grafite, lápis de cor e/ou lápis de cera (no mínimo 12 cores); não será permitido ouso de qualquer outro material de desenho;

c) Os candidatos também deverão trazer os seguintes instrumentos, materiais e complementos: esquadros (45º e 30/60º), compasso, régua milimetrada (30 cm no mínimo), opcionalmente régua “T” ou paralela, instrumento para apontar lápis, estilete e/ou tesoura, cartão para proteção da prancheta no caso de uso de estilete (20x30cm no mínimo), borracha, fita adesiva, cola (branca e/ou de isopor e/ou similares, araldite); não será permitido o uso de colas de contato e de “spray”.

PARA ARQUITETURA

Desenho de observação – para avaliação da capacidade de linguagem gráfica na figuração de um modelo.

Desenho geométrico e projetivo – para avaliação da capacidade de representação geométrica de figuras no plano e no espaço.

Desenho de memória – para avaliação da capacidade de retenção e expressão da forma, das proporções e dos detalhes característicos de objetos em geral.

Desenho de criação – para avaliação da capacidade do candidato em expressar, graficamente, sua visão de aspectos da realidade urbana.

Para execução das provas, o candidato deverá estar preparado nos seguintes aspectos:

1. Noções sobre a organização do meio ambiente, a partir de:

a)material acumulado pelo candidato com base na experiência direta (vivência cotidiana) da função, do uso e do significado do espaço.

b)possibilidades intuitivas do candidato em operar com os elementos básicos que configuram seu meio ambiente.

2. Organização Visual no Plano e no Espaço

a)Domínio dos elementos básicos de organização formal no plano, como o ponto, a linha, a superfície, a cor.

b)Domínio dos elementos básicos de organização formal no espaço e sua representação como perspectiva, escala e proporção.

c)Capacitação para representar e expressar pelo desenho.

3. Desenho Geométrico

3.1. Construção geométrica

a) Figuras geométricas planas: retas, paralelismo, perpendicularidade, semi-retas, segmentos, ângulos, polígonos, circunferências e círculos.

b) Relações métricas nos triângulos, polígonos, nos polígonos regulares, circunferências e círculos.

c) Semelhança de figuras planas e espaciais.Razões entre áreas e volumes.

d) Concordância e tangência.

e) Divisão do segmento, do ângulo e do círculo.

f) Razões e proporções das figuras planas.

3.2. Geometria Projetiva

a) Figuras geométricas espaciais – retas e planos, paralelismo, perpendicularismo, ângulos diédricos e poliédricos, poliedros e poliedros regulares.

b) Prismas, pirâmides, cilindros, cones e respectivos troncos.

Observações:

1. O papel para os trabalhos será fornecido no local das provas, acompanhando as definições dos temas e as instruções para cada tarefa. Não será permitido, ao candidato, levar material de consulta ou de manuseio (como jornais, revistas, esboços, desenhos, fotografias etc), devendo usar apenas aquele fornecido pela Banca Examinadora, se for o caso. Os candidatos deverão levar todo o tipo de material de desenho, para tratamento em preto e branco e a cores (como grafite de várias durezas, lápis de cor, nanquim, aquarela, guache, lápis de cera, canetas hidrográficas).

2. Para a prova de desenho geométrico, o vestibulando deverá trazer seus instrumentos de desenho: esquadros 45º e 60º, régua e compasso, no mínimo.

Conteúdos programático das matérias:

MATEMÁTICA

FÍSICA

QUÍMICA

BIOLOGIA

PORTUGUÊS

REDAÇÃO

INGLÊS

HISTÓRIA

GEOGRAFIA

ORIENTAÇÕES PARA AS MATÉRIAS

MATEMÁTICA

FÍSICA

QUÍMICA

BIOLOGIA

PORTUGUÊS

REDAÇÃO

INGLÊS

HISTÓRIA

GEOGRAFIA

Programas e orientações para as Provas de Habilidades Específicas:

ARTES CÊNICAS – LICENCIATURA

ARTES CÊNICAS – BACHARELADO

ARTES PLÁSTICAS

CURSO SUPERIOR DO AUDIOVISUAL

MÚSICA

 

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Publicado em:As Dicas

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